Ator de Clair Obscur defende Melhor Personagem como nova categoria no TGA

Ator de Clair Obscur defende Melhor Personagem como nova categoria no TGA

O título Clair Obscur: Expedition 33 tem sido amplamente elogiado pela performance de seu elenco, composto por alguns dos talentos mais brilhantes da atuação em videogames. Essa excelência foi claramente evidenciada na cerimônia do The Game Awards, um dos mais prestigiados eventos da indústria, onde três dos atores do jogo receberam indicações na cobiçada categoria de Performance do Ano. (via: thegamer)

gustave in his civilian clothes in lumiere in clair obscur: expedition 33.

O notável grupo de artistas indicado incluía Ben Starr, que deu vida ao personagem Verso; Charlie Cox, na pele de Gustave; e Jennifer English, interpretando Maelle. Dentre eles, Jennifer English foi a vencedora, conquistando o prêmio máximo da noite. Após sua própria indicação, Charlie Cox atribuiu publicamente todo o crédito pela performance de Gustave ao ator de captura de movimentos, Maxence Cazorla. Esse gesto de reconhecimento desencadeou um debate significativo sobre a natureza da atuação em videogames e sobre quantas pessoas estão envolvidas em dar vida a um personagem.

Em uma entrevista recente concedida à Eurogamer, Maxence Cazorla detalhou seus sentimentos em relação à performance e à forma como se sentiu ao ouvir Cox destacar o papel dos atores de captura de movimentos. “Em primeiro lugar, foi uma honra incrível para mim que Charlie tenha falado publicamente e reconhecido meu trabalho. Fiquei profundamente motivado por sua humildade e generosidade”, revelou Cazorla à publicação.

Considerando o grande número de prêmios conquistados por Expedition 33, a conversa rapidamente se voltou para a temporada de premiações em geral, e Cazorla expressou sua opinião sobre como os prêmios de performance deveriam ser reformulados na indústria de jogos. “Quando se trata de uma categoria potencial para captura de movimentos, acho que é um assunto delicado, porque cada jogo é construído de forma diferente”, explicou ele. O ator ressaltou que, no caso específico de Clair Obscur, muitos personagens são o resultado de uma colaboração estreita entre dois atores distintos. Ele citou exemplos notáveis: Maelle, que combina o trabalho de captura de movimentos de Charlotte Hoepffner com a voz de Jennifer English; Lune, que tem a contribuição de Estelle Darnault para a captura de movimentos e Kirsty Rider para a voz; e Verso, interpretado por Ben Starr na voz e pelo próprio Cazorla na captura de movimentos.

Cazorla também ponderou sobre a diversidade de abordagens na indústria. Ele mencionou que outros jogos podem apresentar um único ator realizando a captura de performance integral, englobando tanto o movimento quanto a voz. Além disso, há projetos que envolvem uma gama ainda maior de profissionais, incluindo dublês, atores de captura de movimentos e dubladores, todos contribuindo para a criação de um mesmo personagem. Essa complexidade, segundo ele, torna desafiador o estabelecimento de categorias de premiação que contemplem todas as nuances.

Diante desse cenário multifacetado, Cazorla propôs uma solução: que o prêmio seja concedido ao personagem em si, em vez de a um performer individual. Ele lembrou que essa é uma abordagem que já é adotada pelo DICE Awards, outra importante premiação da indústria, e que ele considera “uma maneira muito inteligente de abordar a questão”.

“Se você premia Gustave como um personagem e seu impacto nos jogadores, você reconhece Charlie Cox pela voz, a mim pela captura de performance, mas também os roteiristas que moldaram sua personalidade, os artistas de personagens e todos que contribuíram para trazê-lo à vida”, argumentou Cazorla. Ele concluiu sua reflexão enfatizando que os videogames são, em sua essência, uma forma de arte colaborativa, e que todos os envolvidos em cada aspecto da criação de um jogo deveriam ser devidamente celebrados por suas contribuições.

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