Shroud elogia Clair Obscur 33 após polêmica no Game Awards

Shroud elogia Clair Obscur 33 após polêmica no Game Awards

No início de novembro de 2025, o renomado streamer Shroud gerou burburinho na comunidade de jogos ao instar seus fãs a escolherem “ARC Raiders” em vez de “Clair Obscur: Expedition 33” para qualquer prêmio de Jogo do Ano que contasse com votação pública. Sua argumentação baseava-se na percepção de que títulos multiplayer têm sido historicamente sub-representados em cerimônias de premiação. Para ele, se um jogo multiplayer finalmente fosse agraciado com a honra máxima, “ARC Raiders” seria uma escolha merecedora. (via: gamerant)

“Não deixem aquele jogo ‘Expedition’ ganhar o jogo do ano”, declarou Shroud na ocasião, conclamando a todos para que se “unissem” e ajudassem “ARC Raiders” a alcançar o feito, enquanto adicionava que “jogadores de multiplayer são a minoria”. Os comentários provocaram uma reação imediata dos fãs de “Clair Obscur: Expedition 33”, mas também suscitaram um escrutínio mais amplo. Por exemplo, o fato de jogos multiplayer dominarem as paradas de vendas há anos levou alguns a questionar como Shroud definia uma audiência “minoritária”. Outros o criticaram por descartar o RPG da Sandfall Interactive sem sequer tê-lo jogado.

Diante da repercussão negativa de suas declarações, Shroud posteriormente prometeu que, caso “Clair Obscur: Expedition 33” conquistasse o título de Jogo do Ano no The Game Awards 2025, ele o jogaria. O compromisso foi cumprido em 21 de dezembro, durante uma transmissão ao vivo de 12 horas. A stream teve início com “ARC Raiders”, mas acabou focando principalmente no RPG premiado. Após aproximadamente sete horas jogando “Clair Obscur: Expedition 33”, o astro do Twitch admitiu que gostou do jogo – ou, mais precisamente, que gostou do que havia visto até aquele momento.

“Ousaria dizer que Asmongold estava certo”, comentou Shroud perto do final da transmissão, por volta da marca de 12 horas, 25 minutos e 32 segundos. Ele complementou: “Ele disse que, quando eu jogasse este jogo depois de ele ganhar o Jogo do Ano, eu iria gostar.” Prosseguindo com essa linha de raciocínio, o streamer reconheceu que, embora fosse cedo para concluir que gostava do pacote completo, estava otimista quanto às suas chances de fazê-lo. “O jogo não pode piorar; só vai melhorar”, observou. Naquele ponto da jogatina, ele estava com cerca de sete horas de história, já havia explorado algumas das locações iniciais de “Clair Obscur: Expedition 33” e montado um grupo de três personagens.

Próximo ao fim da transmissão, Shroud reiterou suas observações anteriores, afirmando: “O jogo é legal, eu gosto”. Ele elogiou especificamente a jogabilidade, destacando o prazer em aprender o sistema de “parry” de “Clair Obscur: Expedition 33”. Seus comentários ecoaram a opinião de muitos jogadores que geralmente não se envolvem com RPGs baseados em turnos, mas acabaram gostando deste título. Shroud admitiu que normalmente não é fã do gênero e não tinha certeza se teria aproveitado o jogo tanto quanto o fez sem seu envolvente componente de combate em tempo real. O streamer não ofereceu muitos pensamentos sobre a história, apenas comentou que, embora o ritmo estivesse melhorando ao final da stream, a narrativa não é algo que ele geralmente procura em um jogo.

Embora Shroud não tenha se retratado de sua afirmação inicial de que “ARC Raiders” merecia o prêmio de Jogo do Ano em detrimento de “Clair Obscur: Expedition 33”, o fato de ele ter gostado do RPG ressalta o amplo apelo popular que a Sandfall Interactive conseguiu alcançar com seu título de estreia. Refletindo sobre a crescente base de fãs, a desenvolvedora francesa revelou recentemente que já iniciou os primeiros trabalhos em seu próximo jogo. Em uma entrevista concedida em outubro de 2025, Guillaume Broche, CEO e diretor criativo da Sandfall, descreveu o próximo título como “muito único e artístico”, observando que o estúdio não planeja expandir significativamente sua equipe para o projeto.

Fonte: Dexerto

Ofertas

1