Gamer aposentado de Arc Raiders gera polêmica ao eliminar casuais

Gamer aposentado de Arc Raiders gera polêmica ao eliminar casuais

O universo de Arc Raiders, um jogo de aventura multiplayer de extração, tem sido palco de uma intensa polêmica que reacende o antigo debate sobre a ética e os limites do comportamento em jogos competitivos online. No título, jogadores exploram os resquícios de um mundo devastado, enfrentando máquinas do inimigo conhecido como Arc e, segundo o estúdio Embark Studios, as “escolhas imprevisíveis de outros sobreviventes”. É justamente essa segunda variável que gerou repercussão na comunidade. (via: ign)

Um jogador em particular, Taylor “THump” Humphries, ex-profissional de H1Z1 e Apex Legends, tem se destacado por uma conduta considerada agressiva e antiética por parte da comunidade. THump tem se dedicado a caçar jogadores novatos, casuais ou aqueles com pouco ou nenhum saque, abatendo-os “por esporte”. A atitude gerou uma onda de discussões sobre o que é aceitável ou não no PvP (jogador contra jogador) de Arc Raiders.

Para contextualizar, Arc Raiders permite que os jogadores atuem sozinhos ou em grupos de até três, colaborando para progredir no jogo. Contudo, a presença de outros jogadores representa uma ameaça constante. Embora o lançamento do jogo tenha sido marcado por clipes virais de colaboração entre a comunidade, a postura de THump ilustra um lado mais hostil.

Um vídeo postado por THump, que acumulou 4.8 milhões de visualizações no X (antigo Twitter), mostra-o eliminando um grupo de jogadores. Em dado momento, um dos alvos apela: “acabamos de começar. Não tenho nada.” THump é então chamado de “escroto” e “um pedaço de mda”. Em resposta, o jogador ri e confirma: “sim, matei todos vocês, aliás”.

A postagem original de THump acompanhava a legenda: “Adoro matar homens adultos que têm empregos e filhos enquanto tentam conseguir 5 milhões de créditos para a expedição. Matando todos os ‘teamers’ em solos, ao vivo agora.” A publicação provocou uma forte reação, dividindo a comunidade entre críticos e apoiadores. Em sua defesa, THump declarou: “Venho de um lugar onde o PvP não é opcional. É um modo de vida. Se você quer PvP opcional, vá jogar WoW.” Ele também ironizou: “não conseguiria imaginar passar minha noite de sexta-feira bravo com um streamer aleatório na internet a ponto de comentar em seu tuíte porque ele matou pessoas em um jogo PvP.”

Entre as críticas, um usuário do X chamou-o de “outro streamer tóxico”, sugerindo que “ele deveria tentar ajudá-los em vez disso, talvez isso o faça se sentir bem consigo mesmo para variar”. Outro classificou o comportamento de THump como “psicótico”. O usuário Mizutamari, também no X, expressou: “Acho que há algo particularmente antissocial em pessoas cuja única alegria em jogos é arruinar a diversão de pessoas legais e amigáveis.” Mizutamari traçou um paralelo, apontando que “sempre houve uma diferença entre pessoas que trollavam sujeitos que estavam gritando xingamentos ou batendo no teclado e pessoas que apenas trollavam sujeitos que eram amigáveis e pareciam tentar manter uma disposição feliz.”

Nos meses desde o lançamento de Arc Raiders, uma espécie de etiqueta PvP emergiu. Se um jogador encontra outro e não tem intenção de PvP, a prática comum é sinalizar que é “amigável”. É considerado antiético fingir ser amigável e depois atirar, embora essa conduta também ocorra. Em Arc Raiders, o PvP está sempre ativo.

O debate sobre “griefing” (sabotagem da experiência de outros jogadores) é tão antigo quanto os jogos multiplayer competitivos, mas Arc Raiders o trouxe novamente à tona. Será que importa fingir ser amigável e depois matar? É apenas um jogo de videogame, certo? “O seu semelhante que confiou em você se importa”, sugeriu o usuário ilmk9396 no Reddit. Em contrapartida, MachinationMachine argumentou: “É um videogame. Você não morre na vida real quando seu personagem morre.” ilmk9396 respondeu novamente: “Há uma pessoa real do outro lado gastando tempo e esforço reais jogando e ela confia em você para não roubar isso dela depois que você diz que é amigável. Eles baixam a guarda e então você se aproveita disso como um covarde. Seja homem e atire à vista se quiser o saque.” MachinationMachine replicou: “É um videogame PvP competitivo onde você interpreta um saqueador pós-apocalíptico implacável. Como ser honrado é uma boa interpretação de personagem?”

Esse embate de ideias remete à própria visão da Embark Studios para Arc Raiders. A descrição oficial do jogo afirma: “No final, só você decide que tipo de Raider você é – e até onde você irá para prevalecer.” Essa declaração, de certa forma, entrega a responsabilidade do design de experiência à comunidade. A intenção é gerar tensão, mas seria essa tensão projetada para um PvP incessante?

O jogador iNteg contrapõe essa visão: “O jogo é projetado para que vocês trabalhem juntos, já que geralmente há saque suficiente no ambiente para que todos possam progredir e se divertir juntos, com PvP ocasional.” Ele acrescenta que “no segundo em que os lobbies se tornam apenas sobre PvP, você perde a maior parte de sua base de jogadores que querem aproveitar os outros aspectos do jogo e não apenas o PvP. Entrar com a mentalidade de que é apenas sobre PvP tira todo o charme e diversão do jogo completamente e também arruína a experiência.”

A controvérsia não mostra sinais de arrefecimento, e THump permanece inalterado em sua conduta. Indiferente a qualquer possível reação negativa, ele dobrou sua aposta em seu estilo de jogo, postando um clipe similar com o comentário: “adoro carregar Arc Raiders na noite de sábado para mostrar à força de trabalho de colarinho azul da América como é um verdadeiro jogador profissional.” Em um clipe mais recente, ele adicionou: “Fazer login com um inventário cheio de granadas de gatilho e matar todos que tentam se reequipar após a expedição é uma alegria.”

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