Rockstar avaliou cidades como Rio e Tóquio para a saga GTA

Rockstar avaliou cidades como Rio e Tóquio para a saga GTA

Antigas ambições da Rockstar Games incluíram a possibilidade de situar a popular franquia Grand Theft Auto em diversas capitais fora dos Estados Unidos, como Tóquio, Rio de Janeiro, Moscou e Istambul. Dentre essas opções, a capital japonesa foi a que mais se aproximou de se tornar uma realidade, conforme revelado por Obbe Vermeij, ex-diretor técnico da Rockstar North. (via: eurogamer)

Watch on YouTube

Vermeij, que contribuiu significativamente para títulos como GTA 3, Vice City, San Andreas e GTA 5, detalhou em entrevista ao portal GamesHub que a ideia de um “GTA: Tóquio” chegou a ser discutida. “Tivemos ideias sobre jogos GTA no Rio de Janeiro, Moscou e Istambul. Tóquio quase de fato aconteceu”, afirmou o ex-diretor. Ele acrescentou que um estúdio no Japão seria responsável pelo desenvolvimento, utilizando o código da Rockstar como base. Contudo, o projeto não avançou.

Apesar das “ideias ousadas”, Vermeij explicou que a magnitude dos investimentos envolvidos na produção dos jogos Grand Theft Auto acaba direcionando a desenvolvedora para escolhas mais seguras. “Quando se tem bilhões de dólares em jogo, é muito fácil optar por fazer o que já conhecemos”, observou. Ele também destacou o papel central da cultura ocidental, com os Estados Unidos como epicentro, o que torna suas cidades amplamente reconhecidas globalmente. “Todos conhecem as cidades [americanas], mesmo quem nunca esteve lá. Eles têm uma imagem mental dessas cidades”, pontuou Vermeij.

O ex-diretor técnico da Rockstar North manifestou ceticismo quanto a futuros títulos da série serem ambientados em localidades consideradas “fora do eixo”. “Acho improvável que [o próximo GTA] seja em Bogotá, especialmente porque há cada vez mais dinheiro envolvido à medida que o projeto cresce. Não faz sentido situá-lo em algum lugar incomum apenas pela novidade. GTA: Toronto? Simplesmente não funcionaria”, opinou.

Historicamente, a franquia Grand Theft Auto manteve seus cenários predominantemente em cidades ou regiões que remetem a localidades norte-americanas. Los Santos é uma versão ficcional de Los Angeles, Liberty City representa Nova York e Vice City se inspira em Miami. Uma das raras exceções foi uma expansão para o primeiro Grand Theft Auto, lançada em 1969, que se passava em Londres.

Dan Houser, cofundador da Rockstar e ex-roteirista principal da série GTA, já havia abordado essa recorrência a cidades como Miami, Nova York e Los Angeles. Ele explicou que esses centros urbanos são “caldeirões de atividade”, onde a riqueza extrema e a pobreza abissal coexistem, e onde o glamour, o brilho e o crime organizado se encontram. Houser ressaltou que, embora outras grandes cidades pudessem apresentar características semelhantes, um ingrediente fundamental para a franquia é a presença de armas.

“Você precisava de armas”, declarou Houser. “Você precisava desses personagens maiores que a vida. Simplesmente parecia que o jogo era muito sobre a América, possivelmente da perspectiva de um forasteiro, mas isso era tanto sobre o que a coisa era que não teria realmente funcionado da mesma forma em outro lugar.”

Questionado sobre a possibilidade de a série um dia ser ambientada na Europa, Obbe Vermeij foi categórico: “Não é realista. Adoraria, e se os jogos ainda levassem um ano para serem feitos, então sim, claro, você poderia se divertir um pouco, mas você não terá isso quando há um GTA a cada 12 anos.” Ele argumentou que não há necessidade real de explorar novos locais, pois as constantes evoluções tecnológicas tornam a revisitação de ambientes familiares uma experiência completamente nova. “Ninguém vai dizer que não vai jogar GTA 6 porque já jogou Vice City. Isso não faz sentido. É completamente diferente.”

Vermeij previu um retorno a cenários já conhecidos. “Eles revisitarão Nova York novamente. Voltarão para LA ou talvez Las Vegas”, disse ele. “Receio que estamos presos neste ciclo de cerca de cinco cidades americanas. É melhor nos acostumarmos.”

O próximo lançamento da franquia, Grand Theft Auto 6, confirmou essa tendência ao levar os jogadores de volta à fictícia Miami, conhecida como Vice City. No entanto, o novo jogo será ambientado nos dias atuais, em contraste com a década de 1980 do clássico Grand Theft Auto: Vice City. GTA 6 apresentará uma narrativa centrada em dois protagonistas, Lucia Caminos e Jason Duval, marcando a primeira vez que um jogo da série terá uma mulher como personagem jogável principal. O lançamento de Grand Theft Auto 6 está previsto para novembro do próximo ano.

Ofertas

1