A franquia de jogos Fallout transportou seus jogadores por uma vasta e desolada Califórnia pós-apocalíptica, abrangendo desde Bakersfield até San Francisco e Las Vegas. No entanto, por quase três décadas, um local infame permaneceu intocado nas narrativas dos games: a Área 51. Esta base militar reclusa, envolta em inúmeras teorias da conspiração sobre alienígenas e OVNIs supostamente escondidos pelo governo, é um tema que a própria saga Fallout abraçou desde o seu início. Já no primeiro jogo da série, os jogadores podiam encontrar um “alien blaster” com um adesivo que dizia “Propriedade da Área 51”, sugerindo que os Estados Unidos haviam feito um contato silencioso e mantinham suas descobertas guardadas a sete chaves. (via: thegamer)
Mesmo quando a jornada em Fallout: New Vegas levou os jogadores ao deserto de Mojave, a extensão do cenário nunca se mostrou suficiente para cruzar a outrora fortemente vigiada fronteira da base, deixando seu conteúdo um completo mistério. Contudo, após 28 anos de especulações e mistério no universo da franquia, a série televisiva Fallout, produzida pelo Prime Video, finalmente abordou o local. A produção abriu as “portas” da Área 51 para os espectadores na segunda temporada, revelando o que estava escondido em suas instalações secretas.
Em um momento crucial do segundo episódio da nova temporada, logo após a Irmandade do Aço abrir as portas de um hangar na base, um soldado tropeça e encontra um freezer. Ao abrir o compartimento, ele descobre o que parece ser um extraterrestre congelado, descrito de forma inusitada como um “picolé alienígena”. Com a mesma reverência que muitos fãs de Fallout dispensam a elementos menos populares da lore, o soldado o empurra, quebrando-o em pedaços no chão. Sua atenção se volta rapidamente para o container em si, ignorando o ser congelado. Este detalhe sutil faz referência à recepção morna que os alienígenas e o DLC Mothership Zeta tiveram entre parte da comunidade de jogadores.
A decisão de não incluir a Área 51 nos jogos anteriores não foi acidental. Segundo o desenvolvedor Josh Sawyer, que atuou como diretor em Fallout: New Vegas, a base não foi incorporada ao game devido à vasta e vazia extensão de deserto que seria necessária para representá-la de forma realista. Essa lacuna entre locais importantes tornaria a exploração enfadonha, segundo a equipe de desenvolvimento. No entanto, é divertido ver a série televisiva abraçando o lado mais peculiar e bem-humorado dos jogos, seguindo as pistas e referências que a Black Isle Studios e a Bethesda Game Studios deixaram ao longo das últimas décadas. Afinal, era apenas uma questão de tempo até que os fanáticos por pilhagem pré-guerra do universo Fallout decidissem explorar esse tesouro de tecnologia classificada.
A segunda temporada de Fallout para o Prime Video não apenas explora a Área 51, mas também tem se dedicado a resgatar e desenvolver ideias que foram cortadas ou não implementadas nos jogos originais. Por exemplo, a série iniciou com a personagem Lucy e o Ghoul adentrando o Refúgio 24, respondendo ao mistério de longa data sobre o uniforme de refúgio descartado de New Vegas. A inclusão da Área 51 na trama segue essa mesma linha, já que o local quase apareceu em Fallout 2.
Nos conceitos iniciais de Fallout 2, a Black Isle Studios planejava que os jogadores encontrassem Joanne Lynette nas ruínas desta base militar secreta. Naquela versão da história, ela seria a porta-voz de um grupo de cientistas refugiados nas instalações. Em consonância com o tom mais cômico que o jogo por vezes adotava, o co-criador Chris Avellone chegou a cogitar que, em vez de tecnologia pré-guerra, a Área 51 poderia ter abrigado um cenário de uma falsa aterrissagem na Lua, satirizando a popular teoria da conspiração. No entanto, Lynette acabou aparecendo em Fallout 2 como a Primeira Cidadã de Vault City, incumbindo os jogadores de resolver o problema da usina de energia de Gecko.
Na adaptação televisiva, não há um cenário de falsa aterrissagem lunar, mas o pequeno alienígena verde descoberto pelo soldado pelo menos conecta a cena ao OVNI que os jogadores podiam encontrar caído no deserto da Califórnia no jogo original. Ainda assim, permanece a curiosidade sobre o motivo da inclusão de um retrato de Elvis Presley na nave. Será que o Rei do Rock é reverenciado em todo o deserto pós-apocalíptico?





