Todd Howard, o renomado diretor da Bethesda Game Studios, reacendeu as discussões sobre o futuro da franquia Fallout ao afirmar que a série é “aquela em que ainda estamos fazendo o maior trabalho acima de tudo”. A declaração foi feita durante uma entrevista à revista Game Informer e oferece um vislumbre dos planos da desenvolvedora para um dos seus universos mais queridos. (via: eurogamer)
Esses comentários de Howard relacionam-se, em parte, com o jogo multiplayer online Fallout 76, um projeto que tem sido continuamente desenvolvido pelo estúdio desde seu lançamento conturbado em 2018. A existência de Fallout 76 significa que, embora a Bethesda não tenha lançado um título principal de Fallout para um jogador desde Fallout 4, em 2015, uma equipe dedicada a Fallout tem trabalhado incessantemente na franquia desde então. No entanto, o trabalho dessa equipe não se limitou apenas a Fallout 76.
“Diria, primeiramente, olhando para Fallout 76, que nunca paramos de desenvolver Fallout. Tivemos uma equipe completa em Fallout por muito tempo. Então, Fallout, como franquia, é aquela em que ainda estamos fazendo o maior trabalho acima de tudo”, detalhou Howard. Ele também esclareceu que, apesar do foco contínuo na série pós-apocalíptica, a maior parte do estúdio interno está atualmente concentrada em The Elder Scrolls 6. “Estamos fazendo outras coisas com Fallout que não anunciamos, e, sabe, chegará um momento para isso. Entendo a ansiedade dos fãs, como, ‘Bem, o que mais? O que mais? Me alimentem!’ Mas, vejam, estamos trabalhando em coisas e gostamos de esperar. E então, acho que haverá um momento para falar sobre isso, e queremos tornar esses momentos especiais para nossos fãs.”
A Bethesda havia comunicado anteriormente que Fallout 5 seria seu próximo jogo após The Elder Scrolls 6. Este último, anunciado coincidentemente no mesmo ano de Fallout 76, permaneceu em segundo plano enquanto Starfield era desenvolvido e lançado. Agora, o desenvolvimento de The Elder Scrolls 6 está em pleno andamento. Embora alguns fãs especulem um lançamento já em 2027, o autor original da matéria considera essa expectativa otimista demais, mas sem descartá-la completamente. Acredita-se que Howard e sua equipe irão aguardar um estágio mais avançado no desenvolvimento de Fallout 5 para um anúncio formal do jogo, podendo replicar o cenário de Fallout 4, que teve apenas alguns meses entre o anúncio e o lançamento.
É importante ressaltar as profundas transformações pelas quais a Bethesda Game Studios passou desde o lançamento de Fallout 4. Fallout 76, sendo um jogo multiplayer, representou um desvio significativo da tradição do estúdio, conhecido por seus RPGs single-player massivos. Em seguida, Starfield surgiu como o projeto mais ambicioso da empresa até então, sendo uma propriedade intelectual totalmente nova. Ambos os jogos não foram sucessos instantâneos e demandaram um trabalho adicional considerável após seus lançamentos para atingir o nível de qualidade esperado pelos fãs. Tais experiências transformam um estúdio, como apontou a diretora Angela Browder.
“Acho que cada um de nossos jogos passados é uma experiência de aprendizado, certo? Peguemos Fallout 76 – sim, aprendemos a fazer multiplayer; também aprendemos o que significa lançar um produto que não necessariamente tem uma recepção muito boa imediatamente”, disse Browder. “E aprendemos sobre investir e ouvir nossos jogadores e fortalecer quem somos e o que somos, nossa própria capacidade de resiliência e adversidade, todas essas coisas, certo?”
Ao abordar Starfield, Browder destacou a magnitude do projeto: “Fizemos a maior coisa que já fizemos em nossas vidas: fizemos o espaço. Tenho medo do espaço, acho o espaço realmente assustador, mas fizemos o espaço! Tudo o que aprendemos ao colocar o espaço em Starfield vai para The Elder Scrolls 6. É tudo aprendizado.” Ela concluiu que a equipe se tornou “desenvolvedores melhores por ter feito um jogo multiplayer” e “desenvolvedores melhores por ter desenvolvido nossa própria IP agora, porque são novos músculos.” Essas experiências, segundo Browder, testaram a equipe de maneiras diferentes e ensinaram muito que não poderiam ter conhecido de outra forma, prometendo que isso “só vai tornar cada título que fazemos melhor”.
Além dos desenvolvimentos internos, a Bethesda também colaborou na aclamada série de televisão Fallout, cuja primeira temporada foi ao ar no ano passado, a segunda começou este mês e a terceira já recebeu sinal verde. A série tem sido elogiada por sua fidelidade à natureza quase absurda dos jogos, que justapõe um otimismo incessante a um mundo ridiculamente brutal e implacável. Todd Howard já confirmou que Fallout 5 se passará em uma linha do tempo que reconhece a série de TV, seja após os eventos desta ou durante eles.
Com o sucesso da série de TV e o reconhecimento da importância da franquia pelo próprio diretor do estúdio, nunca houve um momento mais propício para mais conteúdo de Fallout. A questão que permanece é simplesmente quando o próximo capítulo da saga chegará aos jogadores, mantendo a expectativa elevada em torno de uma das mais icônicas propriedades da Bethesda.



