Para desvendar a totalidade do conteúdo de Elden Ring: Nightreign e sua primeira expansão, The Forsaken Hollows, que incluem os novos personagens Scholar e Undertaker, além de outras funcionalidades do jogo, é necessário primeiro concluir a expedição Tricephalos. Esta etapa serve como um pré-requisito crucial para o acesso a diversas outras áreas e personagens. (via: thegamer)
A expedição Tricephalos culmina no confronto com a Fera Gladius da Noite, uma criatura imponente na forma de um lobo de três cabeças, com uma espada acorrentada em suas costas. Sendo o primeiro e único Nightlord disponível nesta fase do jogo, o Gladius é considerado um dos combates mais acessíveis, embora ainda represente um desafio que pode exigir algumas tentativas para ser superado. Compreender suas táticas e pontos fracos é fundamental para alcançar a vitória.
Ao iniciar o confronto, a Fera Gladius da Noite se apresenta em sua forma verdadeira, um lobo de três cabeças. No entanto, à medida que sofre dano, a criatura tem a capacidade de se dividir temporariamente em três inimigos distintos. É fundamental, inicialmente, focar na sua forma original para entender suas mecânicas básicas.
Para enfrentar este chefe, o nível dez é considerado suficiente para oferecer uma resistência digna, mas um nível mais elevado sempre proporcionará uma vantagem maior. A principal vulnerabilidade do Gladius é o dano Sagrado, portanto, é altamente recomendável equipar armas ou feitiços que inflijam este tipo de dano durante a expedição.
A Fera Gladius possui um ataque de salto curto, desferindo golpes com suas três bocas à frente. Uma manobra eficaz para desviar é rolar para trás, enquanto os outros jogadores devem concentrar seus ataques na retaguarda do chefe. A criatura também pode morder com uma ou mais cabeças duas vezes consecutivas, sendo que a cabeça que iniciará o ataque se prepara previamente, sinalizando a iminência do movimento.
Ao atacar a retaguarda do Gladius, é preciso estar atento à sua capacidade de girar rapidamente e atacar com a cabeça. Uma das cabeças girará brevemente para a esquerda ou direita antes que a criatura complete sua virada. O Gladius também utiliza sua espada acorrentada em ataques de longo alcance. Um de seus movimentos consiste em uma das cabeças segurar as correntes da espada em suas costas e desferir um golpe em linha reta. Este ataque é relativamente fácil de desviar, bastando rolar para o lado.
Entretanto, o chefe possui uma versão mais complexa deste ataque: ele se eleva sobre as patas traseiras, empunha a espada e executa um ataque de 360 graus. Para escapar, é preciso aguardar uma breve pausa antes do golpe e rolar precisamente no instante em que a espada está prestes a atingir o jogador. Importante notar que ele pode realizar este giro duas vezes seguidas, atacando em ambas as ocasiões.
Embora as mordidas do Gladius sejam fáceis de evitar, o chefe começará a combiná-las com os ataques de espada em estágios avançados do combate. Para antecipar essas sequências, é crucial manter os olhos na corrente da espada o tempo todo, prevendo quando ele está prestes a atacar. Além dos ataques de espada, o Gladius também pode expelir fogo pela boca, um segundo ataque de longo alcance com uma extensão considerável. Não se deve subestimar a distância do ataque; a melhor tática é aguardar que as bocas do chefe se carreguem com fogo e desviar para os lados assim que o ataque for lançado.
A estratégia básica para esta fase da batalha consiste em um jogador manter a “aggro” (foco de atenção do chefe) o máximo possível, enquanto os outros dois atacam a retaguarda do Gladius e monitoram seus movimentos para evitar as viradas rápidas. Esta tática é otimizada se pelo menos um jogador possuir ataques de longo alcance, permitindo que ele desvie tanto das viradas quanto dos ataques da corrente com maior facilidade.
A dinâmica da batalha muda quando o Gladius se divide em três inimigos individuais. A vantagem é que essa divisão é temporária e as três feras não adquirem novos movimentos. A desvantagem é que, se um jogador não estiver acostumado aos movimentos do chefe por atacar à distância, a transição pode ser mais difícil. Adicionalmente, dois dos Gladius podem focar seus ataques em um único jogador, aumentando a pressão.
Existem diferentes abordagens para essa situação. A recomendação ideal é que cada jogador se concentre em um dos inimigos, garantindo que a equipe esteja ciente dos ataques de cada Gladius. Alternativamente, um jogador menos experiente pode permanecer próximo a outro colega de equipe, focando em apenas um Gladius, o que facilita o resgate caso ele caia em batalha. É importante observar que apenas uma das três feras carrega a espada. Priorize os ataques nas outras duas, que possuem conjuntos de movimentos mais limitados, mantendo sempre a atenção à retaguarda para evitar ataques surpresa. Recomenda-se não utilizar o travamento de mira (“lock-on”) durante esta seção para ter maior controle sobre a câmera e a visão do campo de batalha.
Após derrotar a Fera Gladius da Noite, o jogador será recompensado com uma série de desbloqueios significativos. Isso inclui seis expedições adicionais do jogo base, uma das duas expedições da DLC (The Balancers), a relíquia Noite da Fera, um Velho Relógio de Bolso (que pode ser usado para desbloquear mais personagens jogáveis), os dois personagens jogáveis introduzidos em The Forsaken Hollows (que precisam ser encontrados no hub do jogo) e algumas relíquias aleatórias.









