Fã resgata prólogo cortado de Final Fantasy 15

Fã resgata prólogo cortado de Final Fantasy 15

A saga de Final Fantasy XV (FFXV) continua a ocupar a mente de muitos fãs nove anos após seu lançamento. O título, conhecido tanto por sua beleza visual quanto por sua percepção de incompletude, gerou uma dedicação quase incansável da comunidade em desvendar seu vasto conteúdo não utilizado. Recentes descobertas, incluindo a restauração parcial de um prólogo ambientado em Insomnia, oferecem a evidência mais forte até agora das promessas não cumpridas do jogo. (via: thegamer)

My First Mission in FFXV cut content.

Antes mesmo do lançamento do jogo principal, a experiência de FFXV foi precedida por Kingsglaive: Final Fantasy XV, um filme em computação gráfica que, na prática, serviu como seu prólogo. Apesar de ser visualmente impressionante e ter seus momentos, a comunidade muitas vezes questiona se sua existência, largely divorciada dos personagens principais do jogo, justificou a ausência de um início emocionalmente impactante para o próprio game. Para muitos, a narrativa inicial do FFXV sofreu com essa decisão.

Ao longo dos anos, a Square Enix ofereceu um suporte pós-lançamento considerável para FFXV, incluindo inúmeras atualizações gratuitas e diversos conteúdos adicionais pagos (DLCs). Contudo, três DLCs adicionais foram cancelados abruptamente e posteriormente adaptados para um livro. Para parte da comunidade, esses adendos foram meros “curativos em uma ferida que não consegue parar de sangrar”, incapazes de disfarçar completamente o estado inacabado do jogo, apesar de seus aspectos mais elogiados. A forma como FFXV se inicia, com a infame cena em que Noctis e seus companheiros precisam empurrar o carro por falta de combustível, é considerada uma escolha inspirada, mas a revelação da queda de seu reino através da leitura de um jornal é, para muitos, um ponto fraco narrativo, o equivalente a ser informado sobre eventos cruciais em vez de testemunhá-los em primeira mão.

Nesse contexto de busca incessante por respostas, a comunidade de Final Fantasy foi recentemente surpreendida por uma das mais significativas revelações de conteúdo cortado. O usuário Jaredus, da plataforma ResetEra, trouxe à luz uma modificação que inclui uma restauração parcial de um prólogo de Insomnia mais completo do que o que chegou ao produto final. A descoberta contrasta drasticamente com a maneira como o jogo se inicia atualmente.

A modificação revelou a existência de missões reais previstas para essa fase inicial do jogo. Uma seção com características de tutorial, guiada pelo confiável companheiro Carbúnculo de Noctis, colocava o jogador em combate contra um Iron Giant. A experiência lembra a Platinum Demo, mas é uma prova quase definitiva de que eventos substanciais estavam planejados para ocorrer em Insomnia. Embora Jaredus observe que o conteúdo está “claramente incompleto e fragmentado”, ele já se encontra jogável.

Esta não foi a única boa notícia para os amantes de Insomnia este ano. Alguns meses antes, um vídeo divulgado pelo YouTuber World of Eos, cujo nome é uma clara referência ao universo do jogo, ofereceu quase uma hora de exploração pela capital. Contudo, sem NPCs programados para a cena, a cidade parecia um “fantasma”, o que é peculiar, considerando que esse seria o ponto de partida da história. Mesmo assim, o material é visto como um valioso vislumbre do que poderia ter sido.

A trajetória de FFXV, desde sua concepção inicial como Final Fantasy Versus XIII, foi marcada por reviravoltas. Tetsuya Nomura, que originalmente liderava o projeto, descreveu sua visão para Versus XIII como uma tragédia. Embora o produto final tenha se distanciado consideravelmente do que foi apresentado no trailer da E3 de 2006, muitos fãs concordam que, de certa forma, uma tragédia se concretizou. A persistente busca por um “jogo completo” e a fascinação por seu conteúdo cortado continuam a alimentar a esperança de uma versão idealizada que, para muitos, viverá para sempre no imaginário.

Ofertas

1