CD Projekt RED efetiva a venda da plataforma GOG

CD Projekt RED efetiva a venda da plataforma GOG

A CD Projekt, renomada desenvolvedora de jogos polonesa, confirmou oficialmente a venda da plataforma de distribuição digital GOG de volta a um de seus cofundadores originais, Michal Kicinski. A transação foi fechada por aproximadamente US$ 25,2 milhões. O movimento estratégico da CD Projekt visa concentrar integralmente os esforços da companhia no desenvolvimento de videogames, direcionando sua “total atenção para a criação de RPGs de alta qualidade”, conforme comunicado oficial da empresa. (via: gamerant)

The Witcher 4 Ciri

Sob a nova gestão de Kicinski, a GOG continuará operando de forma independente. Já existe um acordo estabelecido com a CD Projekt para que os futuros títulos da desenvolvedora polonesa sejam lançados no marketplace. Em sua declaração oficial, Michal Kicinski elogiou a CD Projekt e o outro cofundador da GOG, Marcin Iwinski, expressando a convicção de que ambas as partes compartilham a visão da GOG de que os jogos verdadeiramente “pertencem” aos jogadores que os adquirem.

The Witcher 4 Visuals Exploration

Michael Nowakowski, CEO da CD Projekt, também manifestou grande apreço pelo cofundador da GOG em seu comunicado. Nowakowski agradeceu aos membros da equipe da GOG pelos “anos de cooperação” na gestão da plataforma em conjunto com o estúdio polonês. O CEO ainda enfatizou que a mudança de propriedade representa um “até logo” para os fãs, reafirmando a intenção da CD Projekt de lançar todos os seus novos jogos na GOG, incluindo os aguardados The Witcher 4 e Cyberpunk 2, que estão atualmente em desenvolvimento. A administração da GOG, por sua vez, tranquilizou os fãs, assegurando que a transição não se deve a dificuldades financeiras, destacando que a plataforma teve um “ano encorajador” em 2025.

A GOG tem demonstrado um crescimento contínuo ao longo de quase duas décadas desde sua formação, consolidando-se como um hub para jogos populares como Baldur’s Gate 3 e os títulos da série Tomb Raider, todos oferecidos sem restrições de DRM (Digital Rights Management). Recentemente, a plataforma tem investido significativamente na preservação de jogos, com a empresa realizando avanços notáveis na manutenção de títulos mais antigos. Em 2024, a GOG lançou o GOG Preservation Program, uma iniciativa dedicada a restaurar jogos clássicos e torná-los compatíveis com hardware moderno. O programa já contribuiu para o relançamento de diversos videogames queridos, como a trilogia original de Resident Evil e Alpha Protocol, além de uma vasta gama de outros títulos.

A venda da GOG permitirá à CD Projekt dedicar todos os seus recursos e esforços a seus ambiciosos projetos futuros. A desenvolvedora ofereceu aos fãs um primeiro vislumbre de The Witcher 4 em um trailer cinematográfico exibido no The Game Awards de 2024, revelando que a franquia agora focará em Ciri, a filha adotiva de Geralt. A CD Projekt também tem indicado um foco maior em escolhas narrativas no próximo jogo de The Witcher, que está planejado para ser a primeira entrada de uma nova trilogia centrada em Ciri. Além disso, a empresa está desenvolvendo um novo jogo multiplayer ambientado no universo de The Witcher.

A franquia mais icônica da CD Projekt expandiu-se muito além de suas origens literárias nos últimos anos. O sucesso dos romances e videogames de The Witcher gerou uma popular série live-action na Netflix, cuja quarta temporada está prevista para estrear em outubro de 2025. A franquia também recebeu uma variedade de spin-offs, abrangendo desde um jogo de tabuleiro e um RPG de mesa até um videogame separado baseado no jogo de cartas Gwent, de The Witcher. A CD Projekt também revelou um remake do jogo original de The Witcher, que será desenvolvido pelo estúdio polonês Fool’s Theory. A decisão da CD Projekt de se desvincular da GOG permitirá à empresa redobrar seus esforços no desenvolvimento de seus próprios jogos, ao mesmo tempo em que a plataforma de distribuição retorna para um de seus fundadores originais.

Ofertas

1