Os filmes live-action de Resident Evil do diretor Paul W. S. Anderson, estrelados por Milla Jovovich, sempre tiveram referências dos jogos da Capcom, mas nunca foram totalmente fieis a este universo, ao contrário de Resident Evil: Welcome to Racoon City (2021) de Johannes Roberts, mas que também não foi bem recebido pela crítica, muito menos pela grande maioria do público. A tentativa de fazer uma série de TV também não deu muito certo, sendo cancelada logo após a primeira temporada ir ao ar na Netflix.
Dessa vez, segundo o InsiderFandom, o novo longa estaria planejado para ter um orçamento maior que “Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City”, que o roteiro já estaria terminado e que a Screen Gems e a Sony estariam prontas para escalar os atores e definir os locais para as filmagens muito em breve.
“Estão almejando uma escala de produção semelhante a Afterlife,” diz publicação do site. “No entanto, discussões internas na Sony sugerem uma abordagem meticulosa ao planejamento orçamental, com foco em garantir a integridade do roteiro no meio de deliberações financeiras. Nossa fonte nos disse que a Sony realiza reuniões frequentes para definir o orçamento certo para o próximo filme.”
O enredo do retorno aos cinemas ainda é um mistério, com especulações sobre se o filme servirá como um reboot ou continuará a narrativa do filme mais recente.
“Bem-Vindo a Raccoon City” custou cerca de US$ 25 milhões, arrecadando US$ 42 milhões de bilheteria.