Em desenvolvimento por 4 anos, The Last of Us Online cancelado teria custado caro para a Sony

Jason Schreier forneceu mais informações sobre o jogo de serviço cancelado da Naughty Dog que teria contado com centenas de desenvolvedores e gerado demissões.2 min


Em desenvolvimento por 4 anos, The Last of Us Online cancelado teria custado caro para a Sony
Imagem/Reprodução.

O cancelamento do jogo The Last of Us Online, multiplayer ambicioso da Naughty Dog que os fãs tanto ansiavam, continua gerando burburinho. O jornalista Jason Schreier, conhecido por suas revelações sobre os bastidores indústria, afirmou em conversa com o podcast Friends Per Second do canal Skill Up, que o projeto esteve em desenvolvimento por quatro anos, com uma equipe de centenas de desenvolvedores, que custou muito caro e o cancelamento “fez algumas cabeças rolarem na Sony como resultado”. Jogo como serviço ao vivo que prometia um universo aberto e repleto de ação no mundo pós-apocalíptico de The Last of Us, foi enterrado.


A decisão da Naughty Dog, que já vinha provocando o jogo com artes conceituais desde 2022, deixou os fãs em choque e gerou especulações sobre a influência da Bungie, desenvolvedora de Destiny, na decisão final. Muitos acreditaram que a Bungie, com sua vasta experiência em jogos de serviço ao vivo, teria pressionado a Naughty Dog a abandonar o projeto, considerando o histórico de dificuldades enfrentado por outros jogos GaaS.

No entanto, há uma semana, Schreier desmentiu essa versão, afirmando que a Bungie não impôs nenhuma ordem à Naughty Dog. A empresa, segundo o jornalista, apenas compartilhou sua experiência e visão sobre o gênero com a equipe da Naughty Dog, que reconheceu a validade dos conselhos e optou por redirecionar seus esforços. “A Bungie deu feedback à Naughty Dog que a Naughty Dog considerou extremamente útil ao tomar o que provavelmente foi uma decisão muito inteligente de não apostar tudo em um jogo de serviço”, explicou Schreier.

A escolha da Naughty Dog, mesmo que frustrante para alguns, pode ser vista como uma demonstração de pragmatismo e inteligência estratégica. Schreier destaca o histórico de jogos de serviço ao vivo que não alcançaram o sucesso esperado, citando exemplos como Anthem, Suicide Squad, Marvel’s Avengers e Redfall. Para ele, a decisão da Naughty Dog de focar em experiências single-player de alta qualidade demonstra uma postura responsável e focada no legado da desenvolvedora.

Em seu comunicado oficial, a Naughty Dog afirmou que o desenvolvimento de um jogo de serviço ao vivo exige um compromisso de longo prazo que poderia comprometer seus outros projetos. A equipe reconheceu o potencial do The Last of Us Online, mas optou por preservar sua energia e recursos para criar experiências single-player ambiciosas. A notícia do cancelamento deixou um gosto amargo na boca dos fãs, mas a Naughty Dog prometeu compartilhar novidades sobre seus próximos projetos em breve, demonstrando sua intenção de continuar inovando e entregando jogos memoráveis.

Horizon Online

Ainda segundo Schreier, o jogo Horizon Online da Guerrilla Games ainda está em desenvolvimento, ao contrário de alguns outros jogos de serviço ao vivo cancelados da PlayStation. As recentes listas de empregos da Guerrilla sugerem uma visão ambiciosa, mas ele tem suas dúvidas se o projeto realmente se concretizará.