Naughty Dog revela seus jogos favoritos de 2024; confira!

Membros da desenvolvedora de The Last of Us, Uncharted e Intergalactic: The Heretic Prophet, listaram os títulos que mais gostaram neste ano.6 min


Naughty Dog revela seus jogos favoritos de 2024; confira!

2024 foi um ano incrível para os amantes de games, repleto de experiências inovadoras e inspiradoras. Dos narrativos 1000xResist e Anthology of the Killer, passando pelo divertido Astro Bot, até o desafiador Balatro. A Naughty Dog, uma das desenvolvedoras mais respeitadas da indústria de games, compartilhou em seu site as escolhas pessoais de seus desenvolvedores para os jogos favoritos deste ano. Cada título reflete o gosto individual e a conexão de cada profissional com diferentes estilos de jogos.

Descubra quais jogos conquistaram os desenvolvedores do estúdio PlayStation em 2024. Uma seleção diversa de títulos que vão de narrativas profundas a plataformas vibrantes, passando por roguelikes desafiadores.

Membros da desenvolvedora de The Last of Us, Uncharted e Intergalactic: The Heretic Prophet, listaram os títulos que mais gostaram neste ano.


Matthew Gallant, Diretor de Jogos

Jogo favorito: 1000xResist (Sunset Visitor)


Matthew destacou este jogo narrativo de ficção científica por sua abordagem única, combinando temas emocionais como isolamento e herança familiar. O estilo artístico ousado e a música foram particularmente marcantes para ele.

“A arte, a música e o diálogo são excepcionais, revelando a expertise da equipe em teatro e artes visuais,” comenta Gallant.


Josh Reyes, Tester/Support de Desenvolvimento

Jogo favorito: Anthology of the Killer (Thecatamites)

Josh foi cativado pelo humor surreal e pela narrativa experimental deste jogo de comédia e horror. Ele elogiou o estilo de arte lo-fi, a música e o diálogo peculiar, que conferem ao título uma sensação de “joia escondida”.

“Ele também reflete sobre sentimentos de isolamento e alienação que todos nós experimentamos durante a pandemia global. Os desenvolvedores da Sunset Visitor têm formação em teatro e artes visuais, um fato que transparece em sua direção de arte ousada, bela música e diálogo soberbo.”


Matteo Potenza, Administrador de Sistemas

Jogo favorito: Astro Bot (Team Asobi)

Para Matteo, Astro Bot foi uma experiência familiar inesquecível. O jogo o conectou com sua infância e proporcionou momentos de alegria ao compartilhar a diversão com seu filho.

“É um jogo de plataforma imaculado que iluminou nossa sala de estar por semanas a fio. Mesmo quando não estava jogando, eu costumava parar para me maravilhar com o que estava na tela e, claro, curtia a música tocando pela minha casa.”


Derrick Pemberton, Designer de Jogos

Jogo favorito: Balatro (LocalThunk)


Derrick ficou viciado neste roguelike inspirado em pôquer. Ele ressaltou a profundidade estratégica e a sensação de descoberta constante que cada nova partida traz.

“Balatro é facilmente meu jogo favorito deste ano. Enganosamente simples na superfície, Balatro contém inúmeras estratégias e descobertas. Cada rodada deste roguelike de construção de deck inspirado em pôquer revela novos jokers, booster packs, melhorias de cartas e combinações de todos os itens acima.”


Victoria Law, Artista Técnica

Jogo favorito: Core Keeper (Pugstorm)

Victoria elogiou a personalização e a experiência multiplayer do jogo, que combina exploração e construção em um mundo gerado proceduralmente.

“A personalização também é muito aprofundada para um jogo de seu tamanho e, entre os cosméticos visuais, a construção de sandbox e a classificação de personagens, o jogador obtém uma enorme sensação de agência sobre sua experiência de jogo.”


Brian Sanders, Especialista em Ativos Digitais e Contas

Jogo favorito: Crypt Custodian (Kyle Thompson)


Brian adorou a premissa de jogar como um gato zelador no além, destacando a arte charmosa, os quebra-cabeças e a acessibilidade inclusiva do título.

“Os criadores colocaram tanto cuidado na experiência do jogador e incluíram alguns recursos de acessibilidade adoráveis ​​e modo speed runner, permitindo que os jogadores selecionassem sua experiência de jogo (usei assistência de cronômetro de quebra-cabeça aumentada).”


Mariah Clawson-Simons, Produtora

Jogo favorito: Dragon Age: Veilguard (BioWare)

Mariah celebrou a continuação da franquia Dragon Age, elogiando a profundidade da narrativa e o retorno triunfal ao universo da série.

“Dragon Age sempre foi uma franquia que admirei por sua bravura e nível de narrativa de nível de deus élfico que me inspirou de maneiras que nenhum outro jogo fez. A BioWare realmente sabe como nos fazer sentir heróis e estou muito feliz de colocar este na minha estante este ano!”


Jared Miller, Programador

Jogo favorito: Final Fantasy VII Rebirth (Square Enix)


Jared destacou a trilha sonora, os gráficos incríveis e os minijogos como os grandes pontos de destaque deste remake que conseguiu superar expectativas.

“Os desenvolvedores não estavam satisfeitos em fazer “apenas o suficiente” e enfrentaram cada desafio com um escopo e escala que eu nunca esperei que os remakes atingissem.”


Scott Mattes, Tester/Support de Desenvolvimento

Jogo favorito: Indiana Jones and the Great Circle (MachineGames)


Scott ficou impressionado com os detalhes e as surpresas do jogo, que homenageiam o legado cinematográfico de Indiana Jones.

“Da tela diegética do menu principal à introdução de Raiders of the Lost Ark, cena por cena, à premiação de pontos de aventura por fotografar gatos de rua… Este jogo é cheio de surpresas, e não consegui largá-lo desde que foi lançado.”


Thomas Barrett, Coordenador de Diálogos Sênior

Jogo favorito: Lorelei and the Laser Eyes (Simogo)


Thomas elogiou a atmosfera única deste jogo de quebra-cabeça, que o envolveu a ponto de fazer anotações obsessivas enquanto explorava os desafios.

“Nunca interagi com um jogo como este antes. Eu tirava um tempo para explorar o mundo do jogo e quando me deparava com um quebra-cabeça, eu colocava meu controle de lado e começava a rabiscar notas, o que para um observador externo fazia parecer que eu estava perdendo o controle.”


Yang Liu, Artista de Iluminação Cinemática

Jogo favorito: Prince of Persia: The Lost Crown (Ubisoft)


Yang ficou impressionado com a combinação de combate estiloso e design de níveis, além da iluminação e visuais que ampliam a experiência de gameplay.

“Adoro as configurações de dificuldade ajustáveis; é ótimo ajustar as coisas quando uma luta contra um chefe parece esmagadora, mas o design de nível complicado mantém o jogo recompensador.”


Rica Feng, Designer Técnica de UI

Jogo favorito: Satisfactory (Coffee Stain Studios)


Rica adorou a imersão proporcionada pelo design contextualizado do jogo, que combina construção, automação e exploração de maneira envolvente.

“Pesquisar novas tecnologias é apresentado de uma forma muito mais interessante que envolve encontrar discos rígidos e artefatos alienígenas. Em vez de jogar como um avatar não descritivo, você é um funcionário da FICSIT supostamente recebendo uma missão extremamente importante que pode impactar a humanidade em geral (ou assim lhe disseram). Também gosto muito da IU, que é funcional e fácil de usar.”


J Dietrich, Tester de Acessibilidade/Support de Desenvolvimento

Jogo favorito: Until Then (Polychroma Games)

J elogiou a narrativa emocional que aborda o luto de forma sensível, bem como os belos visuais em pixel art que deram vida a uma história profunda e comovente.

“A história atinge exatamente onde deveria, na sua mente e coração, e me fez chorar em muitas ocasiões. Uma construção lenta na vida de pessoas que estão inextricavelmente ligadas umas às outras por meio da tragédia e da esperança.”


As escolhas pessoais dos desenvolvedores da Naughty Dog mostram a riqueza e a diversidade dos jogos lançados em 2024. Cada jogo destaca um aspecto especial que conquistou o coração de seus fãs dentro do estúdio.

Datas de lançamento de jogos que chegam ao PS5, Xbox, Switch e PC em 2025

De remasterizações nostálgicas a novidades multiplayer e single player. Veja também a lista dos games com datas ainda a serem anunciadas.