No dia da revelação do teaser trailer de The Last of Us HBO, o diretor designado anteriormente a comandar o episódio de estreia – piloto , Kantemir Balagov, não se pronunciou ou fez qualquer menção a série em suas redes sociais, o que foi bem estranho, considerando que ele tivesse supostamente dirigido os 2 primeiros episódios e deveria estar animado, já que algumas das cenas, supostamente dirigidas por ele, foram mostradas no vídeo.
Suspeitamos do motivo, percebendo que o encerrar seu trabalho na adaptação em agosto de 2021, ele publicou em seu instagram:
Meu trabalho aqui está feito. Estou muito grato pela oportunidade. Foi uma ótima experiência com altos e baixos. Muito amor à equipe…
Em 2:42
Os altos e baixos mencionados pelo diretor sugeriu que aconteceram desentendimentos nos bastidores, o que na maioria das produções se resume a diferenças criativas, algo normal nesse meio, tanto é que ele apagou a publicação e desde então nunca mais falou sobre a série de TV em suas mídias sociais, muito menos foi citado em publicações do elenco e da equipe.
Pouco tempo depois, de volta a Rússia, Balagov disse em entrevista que esperava ser pago pelo trabalho – que ele achava que estrearia no começo de 2023, o que supostamente, na época, ele ainda parecia considerar que seu trabalho teria sido validado.
O jogo The Last of Us tem um lugar especial no meu coração, então esse projeto foi importante para mim e foi minha primeira experiência na série……ainda estão filmando. Deve ser lançado no início do ano que vem.
Hoje (28), em publicação no instagram, ele rompeu o silêncio.
Saí do projeto TLOU há mais de um ano e não tenho nada a ver com isso. Desejo apenas o melhor para o show e as pessoas.
Publicação do THR sobre seus novos trabalhos sugere que o motivo foram diferenças criativas. Em resposta a um usuário no twitter, ele comentou que o episódio filmado por ele “não vai” ao ar.
Em junho desse ano, quando as filmagens no Canadá estavam na reta final, a HBO foi a cidade de Olds filmar cenas do show e montou um set semelhante ao da cidade de Fort Macleod – município que no ano passado sediou filmagens da adaptação dos eventos iniciais da história. Isso talvez sugira refilmagens ou não, já que há também teoria de que Joel,(Pedro Pascal), leve Ellie (Bella Ramsey), para conhecer cidade natal do personagem.
Após a saída de Balagov, presume-se que outro diretor tenha assumido o piloto. Filmagens terminaram no final do primeiro semestre desse ano e estreia segue prometida para o início de 2023.