A Crystal Dynamics anunciou mais demissões, sendo a terceira em dois anos. A informação foi confirmada em um comunicado na página oficial do estúdio no LinkedIn, porém, sem números precisos. “Hoje, tomamos a difícil decisão de nos despedir de vários colegas talentosos em razão da evolução das condições de mercado”, dizia o comunicado. Essa decisão, segundo a empresa, não foi fácil, mas necessária para garantir a saúde a longo prazo do estúdio e suas prioridades criativas em um mercado em constante mudança.
O comunicado expressou gratidão pelo trabalho, talento e paixão dos funcionários demitidos, assegurando total apoio durante a transição. A empresa também agradeceu o apoio contínuo das equipes, jogadores e parceiros, enfatizando a construção de um futuro criativo, sustentável e resiliente, incluindo o futuro de Tomb Raider, que permanece inalterado.
Vale lembrar que, em setembro de 2023, a Crystal Dynamics já havia confirmado demissões como parte de um processo de reestruturação interna. Em março deste ano, outra onda de demissões, afetando 17 funcionários, foi anunciada, justificada pela necessidade de “alinhar nossas necessidades comerciais atuais e o sucesso futuro do estúdio”. Anteriormente, em dezembro de 2022, foi anunciado que a Amazon publicaria o próximo jogo Tomb Raider, desenvolvido pela Crystal Dynamics.
O estúdio, responsável pelos seis principais jogos de Tomb Raider – Legend, Anniversary, Underworld, o reboot de 2013, Rise e Shadow – também desenvolveu Marvel’s Avengers. Além disso, colaborou com a The Initiative em um novo jogo Perfect Dark, projeto este que foi oficialmente cancelado no mês passado.
Sobre o próximo jogo Tomb Raider, poucas informações foram divulgadas, exceto por artes conceituais mostrando Lara Croft em seu traje tradicional. Não há previsão de lançamento e nenhuma gameplay foi apresentada até o momento. No ano passado, o chefe da Amazon Games, Christoph Hartmann, afirmou que o desenvolvimento do próximo Tomb Raider estava progredindo bem, apesar das recentes turbulências na Embracer, empresa-mãe da Crystal Dynamics. Assim, apesar das dificuldades enfrentadas, a expectativa pelo futuro da franquia permanece.
                            


