O lançamento de Grand Theft Auto VI (GTA VI) em 26 de maio está causando um efeito dominó na indústria de games, segundo Adam Lieb, CEO da plataforma de marketing Gamesight, em entrevista à IGN. A expectativa em torno do jogo, considerado por muitos como o maior lançamento da história, leva outros desenvolvedores a adiarem seus próprios lançamentos para evitar a concorrência direta. (via: gamesradar)
Lieb compara o impacto de GTA VI a uma “nuvem negra” pairando sobre o mercado. Essa hesitação em relação às datas de lançamento, segundo ele, é observada em diversos gêneros. A amplitude do GTA VI, inclusive, é tão grande que sua influência se estende além do que se poderia imaginar inicialmente. A popularidade dos servidores de RPG (Role-Playing Game) dentro do GTA, por exemplo, demonstra essa abrangência, com jogadores criando experiências que competem, indiretamente, com títulos de outros gêneros. Lieb cita o exemplo de servidores de RPG de terror dentro do GTA, que acabam disputando a atenção com jogos como Silent Hill. Embora seja preciso considerar essa competição com certa cautela, a escala do GTA VI é inegável.
Essa influência se reflete em um provável esvaziamento do calendário de lançamentos de jogos no período de meados a fins de maio até a primeira metade de junho. Lieb prevê que a maioria dos grandes lançamentos previstos para 2026 ocorrerão antes do final de março, justamente para evitar o embate com o GTA VI. A possibilidade de um novo adiamento do lançamento do GTA VI, contudo, poderia levar a novos adiamentos por parte de outros jogos.
Um veterano da indústria, sem ser identificado, chegou a classificar o GTA VI como um jogo “AAAAA”, transcendendo a categoria AAA em termos de escala e impacto. Para esse profissional, o jogo é simplesmente maior do que qualquer outro já lançado.
                            


