Kamiya: Desenvolvedoras japonesas apoiam mais os criadores

Kamiya: Desenvolvedoras japonesas apoiam mais os criadores

Hideki Kamiya, criador de Bayonetta e Devil May Cry, concedeu entrevista ao site VGC, na qual discorreu sobre as diferenças entre o desenvolvimento de jogos no Japão e no Ocidente. Segundo Kamiya, a cultura de desenvolvimento em empresas japonesas é mais próxima de sua mentalidade, e os publishers demonstram maior compreensão em relação aos criadores. Essa compreensão, na visão do desenvolvedor, contribui para uma menor incidência de demissões na indústria japonesa de games. (via: eurogamer)

Okami sequel – Project Teaser TrailerWatch on YouTube

Para Kamiya, o desenvolvimento de jogos assemelha-se a um processo de invenção. Ele citou como exemplos mecânicas únicas como o “Witch Time” de Bayonetta e o pincel celestial de Okami, enfatizando o objetivo de criar elementos exclusivos para cada jogo. Sua percepção é de que publishers japoneses compreendem a luta pela criação de algo novo, acompanhando o processo com paciência.

Em contraponto, o desenvolvedor descreve os publishers ocidentais como preferindo a “segurança de seguir um formato estabelecido”. Kamiya observou que, ao tentar criar algo inovador, sem um formato claro, há uma tendência a maior pressão por resultados visíveis e imediatos por parte de empresas estrangeiras. Ele apontou a preferência por formatos consagrados, como o sucesso dos jogos de tiro em primeira pessoa, como exemplo dessa tendência.

O cancelamento de Scalebound, projeto conjunto entre a PlatinumGames e a Microsoft, serviu como ilustração para a diferença de abordagens. Scalebound visava um sistema de controle simultâneo de protagonista humano e dragão, sem precedentes claros no mercado. Kamiya acredita que a ausência de um modelo estabelecido contribuiu para as dúvidas sobre o projeto. Embora não afirme categoricamente que Scalebound teria sido lançado com um publisher japonês, ele admite que o desenvolvimento teria sido diferente, com conversas mais positivas e focadas em uma abordagem colaborativa. Na sua avaliação, publishers japoneses seriam mais abertos a novos desafios e ofereceriam maior flexibilidade de tempo. Para o desenvolvedor, publishers estrangeiros demonstram um desejo mais forte por um produto finalizado rapidamente.

Sobre seu novo estúdio, Clovers, Kamiya afirmou ter um profundo comprometimento em manter a empresa em funcionamento para proteger seus funcionários de demissões, ressaltando que, embora compreenda as circunstâncias que levam grandes empresas a tais medidas, essa não é uma opção para sua equipe. Clovers está atualmente desenvolvendo uma sequência de Okami em parceria com a Capcom. Recentemente, Kamiya também brincou sobre a possibilidade de ressuscitar Scalebound.

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