O desenvolvimento de Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2, sequência do clássico jogo da Troika Games, se estende por mais de uma década, passando pelas mãos de Hardsuit Labs e, atualmente, The Chinese Room. Há um mês, a Paradox Interactive anunciou que o aguardado jogo seria lançado com quatro clãs de vampiros na versão base, e mais dois clãs adicionais como conteúdo pago disponível no lançamento (DLC). Essa decisão gerou forte reação negativa da comunidade. A repercussão foi tão intensa que a Paradox anunciou um ajuste nos planos, incluindo o reembolso de pré-vendas. (via: thegamer)
A editora confirmou que os clãs Lasombra e Toreador, inicialmente previstos como DLC pago, farão parte do jogo base no lançamento. Em comunicado, o produtor executivo Marco Behrmann agradeceu o “feedback franco da comunidade sobre Bloodlines 2 e a Premium Edition”, afirmando que tal feedback deixou claro que Lasombra e Toreador deveriam estar no jogo base. Behrmann também agradeceu à The Chinese Room pela rápida execução dos conceitos para os pacotes de história pós-lançamento, destacando a criatividade e habilidade da equipe em criar narrativas que expandem a história principal de Bloodlines 2. A decisão da Paradox de anunciar inicialmente os clãs como conteúdo pago, para posteriormente reverter a decisão devido à pressão pública, levanta questionamentos sobre a estratégia de monetização adotada. Alternativas menos polêmicas, como a monetização dos pacotes de história pós-lançamento, poderiam ter evitado a controvérsia.
A Paradox já enfrentou reações negativas em relação a DLCs anteriormente. A mini-expansão “Coronations” de Crusader Kings 3, por exemplo, recebeu avaliação “Majoritariamente Negativa” no Steam, devido à pouca quantidade de conteúdo e à presença de bugs. Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2 promete ser um lançamento interessante, pois difere significativamente do jogo original, considerado uma “obra-prima imperfeita” apreciada por seus elementos de RPG e imersão. A sequência desenvolvida pela The Chinese Room parece ser uma aventura de ação mais direta. Em declaração feita em 2023, o diretor do jogo afirmou que esta iteração não se destina a ser um simulador imersivo, o que, embora possa resultar em um bom jogo, o distancia do espírito do título original.





