O diretor criativo de Borderlands 4, Graeme Timmins, respondeu a preocupações sobre o modo de fim de jogo “Ultimate Vault Hunter” (UVH). Segundo Timmins, a dificuldade do modo é intencional: “o fim de jogo deve ser conquistado/difícil, por isso gostamos do desafio”. (via: gamesradar)
Após concluir a campanha principal de Borderlands 4, os jogadores desbloqueiam o modo UVH, que permite iniciar um novo personagem no nível 30, ignorando a campanha. A conclusão da campanha também desbloqueia a nova árvore de habilidades de Especialização, oferecendo mais vantagens.
No entanto, nem tudo é transferido para o modo UVH. Pontos de viagem rápida e marcos no mapa são removidos, e os personagens iniciam com builds incompletas. Essas questões foram levantadas pelo jornalista Paul Tassi, da Forbes, e repercutiram em outras plataformas, como o Twitter. Um jogador comentou: “A troca de pular a história e 30 níveis, mas começar basicamente do zero, é meio desagradável”. Outro acrescentou: “O início no nível 30 parece muito decepcionante; você pode simplesmente jogar a campanha novamente” se precisar desbloquear itens de qualquer forma.
Timmins explicou que o objetivo era “fornecer uma tela para reexplorar o mundo (e ganhar SDUs [Storage Deck Upgrades] enquanto faz isso), atingir o nível 50, realizar os desafios de classificação UVH e usar as recompensas da missão da campanha para iniciar uma build para testar/experimentar”.
Em relação à ausência de pontos de viagem rápida e à impossibilidade de compartilhar pontos de Especialização entre personagens, Timmins esclareceu: “Quaisquer viagens rápidas desbloqueadas na campanha (centros, algumas casas seguras) são desbloqueadas, mas precisam ser reveladas de baixo da névoa. Ainda estamos analisando outras opções”. Sobre as Especializações, ele afirmou: “Queríamos que os jogadores realmente especializassem seus personagens individuais. Recebemos feedback em jogos anteriores de que os itens para toda a conta davam aumentos de poder aos jogadores que queriam jogadas naturais. E agora todos os personagens têm aquele momento de subir de nível com mais frequência”.
Embora Timmins defenda a dificuldade do fim de jogo, ele deixou claro que a Gearbox está atenta ao feedback dos jogadores: “Estamos sempre observando a reação da comunidade ao jogo”. Portanto, ajustes podem ser feitos em atualizações futuras.



