Um dos nomes mais icônicos por trás da franquia de jogos de luta “Mortal Kombat”, o diretor de áudio Dan Forden, anunciou sua saída da NetherRealm Studios. Forden, conhecido por dar voz ao famoso grito “Toasty!” que ecoa nos jogos após uppercuts impressionantes, encerra uma trajetória de 37 anos na indústria, tendo trabalhado na Midway e sua sucessora, a NetherRealm Studios, desde 1989. (via: ign)
A frase “Toasty!”, que se tornou um dos diálogos mais reconhecíveis nos videogames, fez sua primeira aparição em “Mortal Kombat II”, lançado em 1993. A saída de Forden foi comunicada por ele mesmo em uma mensagem sincera publicada nas redes sociais, onde expressou seu orgulho pelo trabalho realizado no estúdio.
Em sua postagem no Instagram, Forden declarou: “Quarta-feira foi meu último dia na NetherRealm. Fizemos muitas coisas divertidas ao longo dos anos. Estou muito orgulhoso do que conquistamos, bem como da diversão que tivemos ao fazê-lo. Há tantas pessoas inteligentes e talentosas lá — esperem por mais grandes coisas nos próximos anos. Adoro os pequenos detalhes que as pessoas deixaram pelo estúdio, como esta pequena homenagem ao Toasty no espelho do banheiro.” Ele também fez questão de agradecer aos fãs, afirmando: “Eu não teria durado 37 anos na indústria se os fãs não estivessem jogando os jogos que fizemos. Obrigado a todos por apoiarem o que fizemos. Vida longa e… Toasty!”
Questionado nos comentários sobre o motivo de sua partida, Forden explicou que sentiu que “já estava por perto tempo suficiente” e que desejava “reivindicar esse tempo para seus próprios interesses”.
A decisão de Forden ocorre em um momento de incertezas para a NetherRealm, estúdio que pertence à Warner Bros. Em maio deste ano, a empresa confirmou o receio de muitos fãs de “Mortal Kombat 1” após o lançamento da Definitive Edition: não haverá novos personagens DLC ou capítulos de história adicionais para o jogo.
Em agosto, o chefe de desenvolvimento, Ed Boon, revelou que “Mortal Kombat 1” havia vendido mais de 6,2 milhões de cópias. Apesar disso, o desempenho do título tem sido considerado abaixo do esperado quando comparado a seus antecessores. “Mortal Kombat 11”, por exemplo, se tornou o jogo mais vendido da franquia ao ultrapassar as quase 11 milhões de unidades vendidas mundialmente de “Mortal Kombat X” logo após seu lançamento. Em 2022, “Mortal Kombat 11” já havia comercializado mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo. Esses números evidenciam a performance inferior de “Mortal Kombat 1” em relação aos títulos anteriores da série.
A NetherRealm já comunicou que redirecionou seu foco para “o próximo projeto, a fim de torná-lo o melhor possível”, embora ainda não tenha revelado a natureza desse novo empreendimento. As especulações atuais apontam para “Injustice 3”, uma possível continuação da série de jogos de luta baseada nos personagens da DC Comics, também desenvolvida pelo estúdio.
Paralelamente aos desenvolvimentos internos do estúdio, o universo “Mortal Kombat” continua a se expandir em outras mídias. A coleção “Mortal Kombat: Legacy Kollection”, desenvolvida pela Digital Eclipse e publicada pela Atari, está programada para ser lançada no final de outubro. Já a sequência cinematográfica “Mortal Kombat II” teve sua data de lançamento adiada de 24 de outubro de 2025 para 15 de maio de 2026. Acredita-se que a Warner Bros. e a New Line Cinema tomaram essa decisão visando um melhor desempenho de bilheteria durante a temporada de verão, dada a entusiasmada resposta dos fãs ao trailer do filme. O elenco da produção inclui nomes como Karl Urban, Adeline Rudolph, Jessica McNamee, Josh Lawson, Ludi Lin, Mehcad Brooks, Tati Gabrielle e Lewis Tan, entre outros.
As informações foram originalmente reportadas por Vikki Blake, repórter do IGN.



