O The Game Awards, um dos eventos mais aguardados pela indústria de videogames, foi palco de uma série de revelações impactantes que agitaram a noite. Além da apresentação de dois novos títulos da franquia Tomb Raider, do anúncio de um jogo inédito de Star Wars ambientado na Velha República e da confirmação de que a misteriosa estátua no deserto antecipava um novo jogo da série Divinity, a Bandai Namco também teve seu momento de destaque. A empresa confirmou o retorno da aclamada série Ace Combat, encerrando anos de silêncio sobre a franquia. (via: gamerant)
O grande anúncio foi feito através de um trailer impactante no evento, que não apenas confirmou a volta de Ace Combat, mas também revelou que o oitavo título, intitulado Ace Combat 8: Wings of Theve, tem lançamento previsto para 2026. Rumores sobre o desenvolvimento de um novo jogo da série circulavam desde 2024. Anteriormente, em 2025, o diretor Kazutoki Kono havia apenas mencionado brevemente que a franquia estava pronta para “alçar voo novamente”, mas desde então, poucas informações concretas haviam sido divulgadas. Parece que a equipe da Bandai Namco Aces está dedicando esforços significativos ao novo projeto, visto que o trailer de estreia exibiu manobras aéreas velozes, gráficos impressionantes e uma profusão de explosões. Embora o teaser tenha se concentrado na campanha do jogo, um comunicado à imprensa divulgado pela empresa na mesma noite confirmou a inclusão de modos multiplayer.
As informações obtidas através do trailer indicam que a campanha de Ace Combat 8: Wings of Theve seguirá um piloto de elite da marinha da fictícia Federação da Usea Central. O enredo se desenrola enquanto a nação luta para repelir a República de Sotoa, que ocupa seu território. Entre as missões de combate, os jogadores terão a oportunidade de fortalecer os laços com os membros de seu esquadrão, imersos em uma narrativa que aborda temas como identidade, dever e esperança. A Bandai Namco Aces está utilizando a Unreal Engine 5 para dar vida a este universo. Apesar da representação extremamente detalhada e realista das aeronaves, um dos pontos que historicamente destaca Ace Combat como um dos jogos com o melhor combate aéreo é sua prioridade na experiência de jogo em detrimento do puro realismo. Essa característica promete ser mantida no novo título, permitindo aos jogadores pilotar recriações de jatos do mundo real enquanto desfrutam da jogabilidade emocionante e exagerada pela qual a série é conhecida.
Ace Combat 8: Wings of Theve ainda não possui uma data de lançamento exata, mas está mirando o ano de 2026 para se juntar a outros grandes lançamentos, embora não esteja claro em qual período do ano ele será disponibilizado. No lançamento, o jogo estará acessível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X. Atualmente, não há informações sobre uma versão para o Switch 2. Contudo, é válido lembrar que Ace Combat 7: Skies Unknown recebeu uma versão para o Switch original três anos após sua estreia inicial, o que sugere que um cenário similar poderia ocorrer com o novo jogo e o console mais recente da Nintendo.
Além do retorno de Ace Combat, o cenário atual é bastante favorável para sua desenvolvedora. No último ano fiscal, os lucros da Bandai Namco no setor de jogos registraram um crescimento de quase 1.000%. A empresa agora se prepara para uma robusta linha de lançamentos em 2026, com Ace Combat 8 como um dos destaques. Outros títulos já anunciados para o próximo ano incluem Elden Ring: Tarnished Edition, The Dark Pictures Anthology: Directive 8020 e My Hero Academia: All’s Justice, prometendo um período de grande atividade para a Bandai Namco.





