Em “Metroid Prime 4: Beyond”, a protagonista Samus Aran se depara com um desafio considerável ao enfrentar Keratos, um chefe imponente. Este confronto ocorre após Samus ter superado os perigos do Cinturão de Gelo e trabalhado com Tokabi para reativar uma instalação que permaneceu congelada por milênios no planeta Viewros. Equipada com o tiro de fogo, a habilidade de salto duplo e alguns tanques de energia adicionais, frutos de sua exploração detalhada, a caçadora de recompensas está preparada para superar esta criatura hostil. (via: thegamer)
A batalha contra Keratos se desenrola em uma arena circular completamente coberta de gelo, uma característica que distingue este local, pois o gelo aqui não pode ser derretido pelo tiro de fogo de Samus, diferentemente de outras superfícies congeladas encontradas na masmorra de gelo. Keratos, em sua forma inicial, que se assemelha a uma rocha coberta de espinhos, é praticamente invulnerável a qualquer tipo de dano.
A estratégia central para derrotar o chefe exige que Samus concentre seus disparos do canhão de braço nos múltiplos olhos verdes de Keratos. Ao sofrer dano suficiente nesses pontos, o chefe se enfurecerá e investirá violentamente contra uma das paredes da arena, revelando um grande ponto fraco vermelho em sua barriga. Para maximizar as chances de sucesso, é fundamental que o jogador entre na arena com um bom estoque de munição para o tiro de fogo.
No início do combate, Keratos expõe seus olhos verdes pela primeira vez antes de lançar uma saraivada de projéteis de gelo contra Samus à distância. Estes ataques são acompanhados por pequenos pingentes de gelo que cruzam a arena, mas que não se fixam na protagonista. A movimentação constante de Samus é crucial para evitar esses disparos e os pingentes menores, garantindo que ela nunca pare.
Após a fase inicial, Keratos se transforma em uma forma esférica e começa a girar de forma descontrolada pela arena, expelindo incessantemente cristais de gelo de seu corpo. Passados alguns segundos, o chefe retorna ao centro do campo de batalha e gera uma perigosa parede de gelo ao seu redor, enquanto continua a girar. Simultaneamente, um furacão envolve a arena, ameaçando sugar Samus caso a barreira de gelo não seja destruída a tempo. Para superar essa etapa, o jogador deve recuar ligeiramente o direcional — mas sem se aproximar demais das bordas da arena — e disparar continuamente tiros de fogo contra a barreira de gelo até que ela seja aniquilada. Em grande parte dos casos, doze disparos são suficientes para este propósito. Uma vez que a barreira é destruída, Keratos tende a avançar imediatamente contra Samus, exigindo uma rápida esquiva para evitar o impacto.
Ao longo do combate, Keratos empregará uma variedade de ataques adicionais em cada nova fase da luta. Entre eles, estão discos de gelo giratórios, que Samus pode destruir com a mira livre para obter orbes de munição e saúde. O chefe também lança linhas de estilhaços de gelo que avançam na direção de Samus, obrigando-a a pular para evitar ser atingida.
A tática de Samus deve ser manter-se esquivando desses diversos ataques até que Keratos, novamente enfurecido, realize uma investida em altíssima velocidade. Ao desviar lateralmente no momento preciso, o chefe colidirá com a parede da arena, expondo novamente seu ponto fraco. Este é o instante ideal para descarregar o tiro de fogo no ponto vulnerável, diminuindo significativamente a barra de saúde do adversário.
Keratos também tem o hábito de variar sua rotina, adotando sua forma esférica para se mover erraticamente pelo campo de batalha. Neste momento, é imprescindível que Samus utilize esquivas ou saltos para evitar ser atingida, pois a criatura pode causar grandes quantidades de dano em um curto período. Um dos ataques mais impactantes de Keratos é um raio de gelo que, ao atingir Samus, a congela no lugar. Para se libertar, a protagonista deve pressionar rapidamente o botão ‘A’, ou realizar um salto duplo para evitar ser atordoada por completo.
Mantendo o foco em acertar os grandes olhos verdes de Keratos até que seu ponto fraco seja revelado algumas vezes mais, Samus emergirá vitoriosa do confronto. A recompensa por esta conquista é um fragmento misterioso da chave Lamorn e a Habilidade Bola Psíquica (Psychic Boost Ball), um novo poder que será necessário para escapar da arena do chefe.









