Aquisição da EA preocupa fãs de Mass Effect e Star Wars Jedi

Aquisição da EA preocupa fãs de Mass Effect e Star Wars Jedi

A Electronic Arts (EA) confirmou na última segunda-feira os rumores de sua aquisição, anunciando que está em processo de ser comprada por um consórcio de investidores em uma transação avaliada em US$ 55 bilhões. O processo de finalização da aquisição levará tempo, e o destino dos estúdios e dos jogos da empresa ainda não está totalmente claro. No entanto, a notícia gerou uma onda de apreensão entre os fãs de algumas séries, principalmente aquelas com foco em experiências para um único jogador, que já se preparam para possíveis impactos negativos. (via: thegamer)

liara in the mass effect 5 teaser.

A preocupação é particularmente intensa entre os fãs de Mass Effect, que aguardam ansiosamente o próximo título da franquia. Apesar de esporádicas garantias de que o desenvolvimento do novo jogo continua, a situação da BioWare, estúdio responsável pela série, já é vista como instável, especialmente após o desempenho abaixo do esperado de Dragon Age: The Veilguard. Existe uma grande possibilidade de que os novos proprietários, que incluem o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, analisem os altos custos de produção e o longo tempo de desenvolvimento de Mass Effect e decidam pelo seu cancelamento.

Please EA, start by selling BioWare to someone who will actually show their amazing IPs some love
ElectricDC (@electricdc.bsky.social) 2025-09-29T14:19:10.176Z

Imediatamente após a confirmação da aquisição, muitos fãs de Mass Effect recorreram às redes sociais, manifestando sua resignação de que, mesmo que não ocorra de imediato, o novo jogo será eventualmente cancelado. Outros, contudo, ainda mantêm a esperança, sugerindo aguardar o próximo N7 Day – um dia de celebração da franquia – para observar como a EA irá se posicionar, se é que o fará. Há também aqueles que já estão fazendo lobby para que os novos proprietários vendam a BioWare a outra empresa que esteja disposta a financiar o desenvolvimento do novo jogo e garantir que ele seja lançado.

Os fãs de Mass Effect não estão sozinhos em suas preocupações. Apesar de ter uma base mais estável em sua história recente, os entusiastas da série Star Wars Jedi, que aguardam a terceira e última parte da trilogia, agora temem que ela possa nunca ser concluída. A EA já demonstrou não ter receios em cancelar jogos de Star Wars desenvolvidos pela Respawn Entertainment; um exemplo notório é o suposto cancelamento de um jogo de Mandalorian que nunca chegou a ser oficialmente anunciado. Para os admiradores do personagem Cal Kestis, a esperança é que o trabalho em Star Wars Jedi 3 já esteja tão avançado que nem mesmo uma aquisição de US$ 55 bilhões consiga interrompê-lo.

Outro título que muitos acreditam que pode não ver a luz do dia, à luz da aquisição da EA, é o jogo do Homem de Ferro. Assim como em Star Wars, a EA já cancelou outro jogo da Marvel – o projeto Pantera Negra, sobre o qual pouquíssima informação foi divulgada. O jogo do Homem de Ferro também está em desenvolvimento há muito tempo. E, como provavelmente não incluirá um passe de batalha ou caixas de saque, há uma forte chance de que os novos proprietários da EA, ao analisarem o projeto, optem por não prosseguir com seu desenvolvimento, apesar de seus fortes laços com um super-herói conhecido mundialmente.

No entanto, é fundamental ressaltar que todas essas são, por enquanto, apenas especulações e temores. Não há evidências concretas de que Mass Effect, Star Wars Jedi, Homem de Ferro ou qualquer outro jogo de propriedade da EA será cancelado uma vez que o consórcio de investidores assuma o controle. É compreensível e, em certa medida, inevitável que aqueles que aguardam ansiosamente esses jogos – incluindo muitos críticos e jornalistas da área – estejam agora preocupados em nunca ter a oportunidade de sequer vê-los, muito menos jogá-los, em um cenário de tantas incertezas.

Ofertas

1