O jogo ARC Raiders anunciou um adiamento de dois dias para o início de sua primeira “Expedição” de reinício de personagem, a chamada “wipe”, oferecendo aos jogadores um período adicional para se prepararem. A janela de Expedição, originalmente prevista para 15 de dezembro de 2025, agora será aberta em 17 de dezembro do mesmo ano, conforme comunicado pela conta oficial de ARC Raiders na plataforma X (antigo Twitter). A janela de participação se encerrará em 22 de dezembro. (via: gamerant)
O sistema de Expedições em ARC Raiders funciona de maneira análoga ao conceito de “Prestígio” em jogos como Call of Duty. Ao optar por participar deste evento, os jogadores terão seu “Raider” (personagem atual) completamente redefinido, sendo obrigados a iniciar uma nova jornada com um personagem fresco no começo da próxima “temporada” do jogo. No entanto, o processo não se resume apenas à perda de progresso, pois oferece benefícios permanentes que visam facilitar as futuras progressões no universo do jogo.
Engajar-se em uma Expedição em ARC Raiders é uma tarefa desafiadora, que exige dos jogadores a coleta ou a fabricação de uma quantidade considerável de recursos. Esses materiais devem ser entregues ao jogo antes mesmo que o jogador se torne elegível para a Expedição. A dificuldade não reside apenas no tempo e esforço para acumular os recursos, mas também no fato de que, ao se comprometer com uma Expedição, o jogador perderá praticamente todo o seu inventário e progresso atual quando a janela de seis dias se fechar. Para alguns, o esforço pode não compensar, enquanto outros enxergarão as vantagens como um incentivo valioso.
Para completar uma Expedição, os jogadores devem atender a uma série de requisitos divididos em fases de projeto. Na fase de Fundação, são necessários 150 Peças de Metal, 200 Peças de Borracha, 80 Ligas ARC e 15 Molas de Aço. A etapa de Sistemas Centrais demanda 35 Tecidos Duráveis, 30 Fios, 30 Componentes Elétricos e 5 Ventiladores de Refrigeração. Prosseguindo para a fase de Estrutura, os itens exigidos incluem 5 Lâmpadas, 30 Baterias, 20 Sensores e 1 Módulo Êxodo. A fase de Equipamento, por sua vez, requer 5 Umidificadores, 5 Componentes Elétricos Avançados, 3 Aceleradores Magnéticos e 3 Unidades de Pulso Leaper.
Adicionalmente, na fase de Carga, os jogadores devem contribuir com o equivalente a 250.000 Coins em itens de Combate, 100.000 Coins em itens de Sobrevivência, 180.000 Coins em Provisões e 300.000 Coins em Materiais. Finalmente, na fase de Partida, quaisquer itens restantes no inventário do jogador são automaticamente contribuídos para a Expedição. A soma total do valor desses itens pode render ao jogador até 5 pontos de habilidade adicionais para o próximo Raider, com cada milhão de Coins contribuído valendo um ponto de habilidade.
Apesar do trabalho intensivo e das perdas iniciais, os benefícios de uma Expedição podem ser recompensadores. Os jogadores que optam por enviar seu Raider em uma Expedição desbloqueiam diversas vantagens permanentes. Entre elas, destacam-se até 5 pontos de habilidade bônus, calculados com base no valor total do estoque e Coins no momento da expedição (um milhão de Coins por ponto de habilidade). Há também um aumento permanente de 12 espaços no esconderijo, a aquisição do traje exclusivo “Patchwork Raider” e bônus aprimorados para o início de jogo do novo personagem. Estes bônus incluem um aumento de 5% na experiência (XP) ganha, um aumento de 6% na produção de materiais “Scrappy” e um bônus de 10% na capacidade de reparo. O aumento de XP, em particular, pode facilitar o alcance do Nível 75 para aqueles que não conseguiram essa meta na primeira temporada de ARC Raiders.
Em contrapartida, os bônus são acompanhados por uma redefinição abrangente do personagem atual. Tudo que será zerado após uma Expedição inclui a Árvore de Habilidades, o Nível do personagem, o Esconderijo, a Oficina, as Habilidades de Criação e os Projetos (Blueprints). No entanto, o fato de o próximo Raider não começar do zero, devido aos bônus permanentes, atenua o impacto da perda.
O atraso de dois dias no cronograma da Expedição pode ser recebido de forma mista pela comunidade. Jogadores que já estavam preparados para o “wipe” podem não ver a notícia com entusiasmo. Por outro lado, a prorrogação beneficia aqueles que entraram mais tarde no jogo ou simplesmente precisam de mais tempo para reunir os materiais necessários. A janela, conforme detalhado no comunicado oficial e blog post do jogo, será aberta em 17 de dezembro e se encerrará em 22 de dezembro.
Os jogadores já puderam contribuir para a primeira Expedição em ARC Raiders, e a janela de seis dias funciona como uma contagem regressiva final para a redefinição. Enquanto isso, o jogo pode ainda apresentar outro evento ao vivo com a atualização “Cold Snap” de ARC Raiders, oferecendo mais motivos para os jogadores se manterem engajados.







