No universo dos jogos online, especialmente aqueles com progressão contínua, uma mecânica comum para manter o equilíbrio e o engajamento dos jogadores são os chamados “wipes” periódicos. Essa prática consiste em reiniciar a progressão de todos os participantes, resetando seus níveis, removendo a maioria de seus itens e, essencialmente, começando o jogo do zero. Embora a forma exata varie entre os títulos, o objetivo primordial é assegurar que sempre haja algo novo a fazer, evitando que os jogadores mais avançados esgotem o conteúdo disponível e percam o interesse. (via: gamerant)
Contudo, um dos principais pontos negativos dos “wipes” é o impacto nos jogadores casuais, que muitas vezes não possuem tempo suficiente para progredir significativamente antes que todo o seu esforço seja resetado. A repetição do início do jogo pode ser desanimadora e afastar parte da comunidade. O jogo ARC Raiders buscou inovar essa abordagem ao introduzir as “Expedições”, uma modalidade de “wipe” periódico que os jogadores podem escolher participar. Em outras palavras, aqueles que não se sentem prontos para recomeçar não são obrigados a fazê-lo.
Para incentivar a participação, a desenvolvedora Embark Studios adicionou uma série de recompensas, como aumento permanente do espaço no Stash (inventário), pontos de habilidade adicionais e itens cosméticos, além de bônus temporários para os jogadores que recomeçavam. A empresa também afirmou que alguns itens desbloqueados, como as Estações de Oficina (Workshop Stations), seriam mantidos após uma Expedição, o que se tornou um ponto crucial de controvérsia.
A primeira Expedição de ARC Raiders teve início em 22 de dezembro, após um breve atraso. Esperava-se que fosse um momento de entusiasmo para os jogadores, mas muitos se viram frustrados ao descobrir que suas Estações de Oficina, que acreditavam que seriam preservadas, precisavam ser reconstruídas e novamente evoluídas. Apenas a Bancada de Trabalho inicial estava disponível após o login depois da Expedição. Nos dias que antecederam o lançamento da Expedição, a Embark Studios alterou a lista, exibida dentro do jogo, dos itens que seriam mantidos e os que seriam resetados para os participantes. “Estações de Oficina Desbloqueadas” deixou de aparecer na lista de “Isto Será Mantido”, onde constava anteriormente.
A situação gerou discussões entre a comunidade. Enquanto alguns jogadores argumentam que a palavra “Oficina” sempre esteve na lista de “Isto Será Resetado” e atribuem o problema atual a uma simples falha de comunicação, muitos outros apontam que “Estações de Oficina Desbloqueadas” realmente aparecia na lista de itens a serem mantidos e foi removida posteriormente. Por essa razão, esperavam que suas estações de trabalho permanecessem desbloqueadas e imediatamente disponíveis após a Expedição.
É importante notar que, em outubro, quando a Embark detalhou o Projeto Expedição em um blog, a postagem já listava a oficina como parte do que seria perdido. O texto indicava: “Os jogadores perderão tudo o que é inerente ao progresso de seu personagem. Níveis, habilidades, itens/inventário, oficina, capacidades de criação, etc.” Esta informação foi reiterada em postagens subsequentes, com a mais recente, datada de 12 de dezembro, esclarecendo que “potenciais atualizações de oficina estarão disponíveis assim que você resetar”, o que implicava que os níveis das estações não sobreviveriam ao “wipe”. No entanto, isso não deu a alguns jogadores de ARC Raiders a impressão de que as estações de oficina precisariam ser desbloqueadas novamente por completo.
Independentemente do motivo pelo qual “Estações de Oficina Desbloqueadas” foi removido com pouca notificação da lista de itens que seriam mantidos, ou se foi meramente uma falha de comunicação, muitos jogadores estão insatisfeitos por terem que desbloquear suas estações de trabalho novamente. Para muitos, a possibilidade de manter essas estruturas foi um fator importante na decisão de participar da Expedição, minimizando a percepção de perda. Além disso, aprimorar as bancadas em ARC Raiders exige itens específicos, como a notória “Engrenagem Enferrujada”, que são difíceis e demorados de encontrar.
É comum que novos jogos apresentem pequenos contratempos no lançamento de mecânicas inovadoras. A primeira Expedição de ARC Raiders parece ter sido implementada com poucas intercorrências, sendo o possível mal-entendido sobre as Estações de Oficina a única reclamação significativa de jogadores até o momento. Dito isso, com ou sem as bancadas desbloqueadas, alguns jogadores ainda questionam se participar da Expedição de ARC Raiders realmente vale a pena, considerando a quantidade de itens perdidos, bem como o alto custo em peças para construir a Caravana da Expedição e os 5 milhões de moedas necessários para desbloquear todos os cinco pontos de habilidade disponíveis.





