Arc Raiders revela por que projetos estão sumidos do jogo

Arc Raiders revela por que projetos estão sumidos do jogo

No universo de Arc Raiders, o jogo de tiro de extração, os projetos de criação (blueprints) representam uma das rotas de progressão mais gratificantes para os jogadores. Eles permitem expandir o arsenal, concedendo acesso à fabricação de uma vasta gama de novas armas, modificações para armamentos, granadas e outros itens essenciais. Uma vez que o jogador atinge o nível máximo, conclui todas as missões – muitas das quais já recompensam com projetos – e finaliza o projeto de expedição, a coleta de blueprints torna-se o verdadeiro desafio de endgame. (via: kotaku)

Two players hold each other up at gunpoint.
© Screenshot: Embark Studios / Kotaku

Contudo, a obtenção desses projetos é frequentemente complicada. Além daqueles conquistados ao completar missões, a maioria dos jogadores se depara com blueprints de forma aleatória, sem um padrão claro sobre onde ou por que são encontrados em determinadas áreas. Segundo a análise de um jogador experiente, que dedicou um tempo considerável ao jogo, os projetos são difíceis de serem encontrados de maneira confiável, diferentemente de outros itens do jogo que geralmente aparecem em categorias ambientais específicas. A sensação predominante é de que a descoberta é puramente fortuita.

A map shows locations in Buried City.
© Screenshot: Embark Studios / Kotaku

Apesar da aparente aleatoriedade, existem estratégias claras que podem aumentar significativamente as chances de encontrar novos projetos. O jogador experiente recomenda priorizar as incursões noturnas e aquelas que ocorrem durante tempestades eletromagnéticas. Os cinco mapas de Arc Raiders apresentam uma rotação regular de atividades, incluindo incursões noturnas, ataques com intensas tempestades de raios e a atividade exclusiva do Búnker Oculto no mapa Spaceport. Essas atividades são caracterizadas por ter menos pontos de extração e condições ambientais que podem ser mais perigosas do que uma corrida normal.

Na experiência do autor, essas condições adversas parecem melhorar dramaticamente as chances de encontrar blueprints. Além disso, participar de uma incursão noturna dobra a quantidade de pontos de prova obtidos ao concluir certas atividades, e não é incomum ganhar um projeto ao completar uma dessas provas. É importante notar, porém, que essas atividades são perigosas. Portanto, o jogador deve entrar nelas bem equipado ou com pouco a perder. Embora a escolha de levar armas valiosas ou minimizar perdas seja pessoal, uma lição aprendida em incursões noturnas e atividades similares é evitar, sempre que possível, utilizar carregamentos gratuitos (Free Loadouts).

Os carregamentos gratuitos são úteis para aquecer sem grandes riscos de perda. No entanto, eles não incluem um “bolso seguro” (safe pocket), que permite guardar um único item – que não seja uma arma ou escudo – e preservá-lo mesmo em caso de falha na extração. Assim, embora iniciar uma incursão noturna com um carregamento gratuito signifique não ter nada a perder e tudo a ganhar, encontrar um blueprint nessa condição não será vantajoso se o jogador for derrotado sem a capacidade de proteger o item. Ao iniciar a busca por blueprints e enfrentar as condições mais desafiadoras dos mapas, o ideal é que o jogador já possua equipamentos suficientes para montar um carregamento básico com um aumento que inclua o bolso seguro. É possível trocar um aumento de carregamento gratuito por qualquer um dos aumentos iniciais com Lance, na aba de Comerciantes do menu principal.

Uma vez que um projeto é encontrado, a orientação é colocá-lo imediatamente no bolso seguro, sem arriscar. Com a garantia de um bolso seguro para os blueprints, a próxima questão é onde procurar. Os projetos podem estar escondidos em locais aleatórios, como o capô de um carro em um estacionamento ou uma lata de lixo em um beco. Seus esconderijos são extremamente imprevisíveis, tornando difícil prever onde serão encontrados. Por essa razão, a prioridade deve ser dada a locais com grande quantidade de contêineres de saque, especialmente edifícios de escritórios, que oferecem uma infinidade de gavetas de mesa, armários e gabinetes para vasculhar.

A experiência do autor indica que não é que esses tipos de contêineres, como gavetas e armários, tenham uma probabilidade maior de conter um projeto individualmente. A lógica é que, em um ambiente repleto deles, o jogador simplesmente abre muito mais contêineres, aumentando suas chances de encontrar um projeto pelo número de tentativas. Pense como caixas de saque (gratuitas): é melhor abrir uma ou duas com a chance de algo bom, ou uma dúzia delas?

O jogador recomenda a busca nos seguintes locais, conhecidos por estarem repletos de armários e gavetas:

Em Spaceport: o Prédio de Chegadas, o Prédio de Partidas e a Torre de Controle A6.

Em Dam Battlegrounds: as áreas de Pesquisa e Administração, a Torre de Controle e o Anexo de Testes.

Em Buried City: a Plaza Rosa (especialmente a farmácia trancada), a Biblioteca e o Hospital de Pesquisa de Viagens Espaciais.

Quanto aos dois mapas restantes, embora seja possível encontrar blueprints neles, o mapa Blue Gate, na experiência do autor, não possui tantas suítes de escritório cheias de gavetas para melhorar as chances. A área de Recepção Reforçada é razoavelmente boa, mas é provável que seja um local “quente”, com a presença de outros jogadores devido à alta qualidade das armas ali encontradas. Da mesma forma, Stella Montis, o menor mapa do jogo, rapidamente ganhou a reputação de ser um campo de batalha intenso, sendo informalmente o mapa PvP. Assim, embora seja possível encontrar bons blueprints ali, o jogador deve esperar combates avassaladores. Se o objetivo for caçar projetos nesse mapa, o ideal é priorizar a Pesquisa Médica, o Compartimento de Carga ou as muitas malas descartadas no Lobby. No entanto, Stella Montis é geralmente um mapa tão perigoso que não é aconselhável ir para lá, a menos que se esteja procurando por uma briga. O jogador pode encontrar um blueprint apenas para ser morto momentos depois, sem chance de guardá-lo no bolso seguro.

Finalmente, latas de lixo parecem ter uma porcentagem maior de conter um projeto. Não é necessário verificar todas as latas de lixo visíveis; é possível identificar se uma lata de lixo contém saque se ela tiver uma tampa extra na parte superior, tornando-a visivelmente mais alta que as outras. Em geral, é melhor saquear as salas trancadas durante incursões noturnas e atividades similares. Assim como nos locais listados, a busca deve ser minuciosa. Recomenda-se levar Bloqueadores de Porta (Door Blockers) e Kits de Barricada (Barricade Kits), além de outros itens para armadilhar essas salas uma vez que o jogador tenha entrado. Isso proporcionará tempo para vasculhar cada contêiner de saque possível, caso outro jogador tente surpreendê-lo enquanto saqueia a sala agora destrancada.

Os blueprints são essenciais para montar um novo carregamento poderoso e eficaz em Arc Raiders após uma perda esmagadora. Boa caçada!

Ofertas

1