Ator de Mortal Kombat revela fatality cortado de Liu Kang

Ator de Mortal Kombat revela fatality cortado de Liu Kang

Mortal Kombat, um divisor de águas nos arcades de 1992, não apenas redefiniu o gênero de luta, mas também gerou uma intensa polêmica midiática com sua violência gráfica e golpes brutais, muitos dos quais não haviam sido vistos antes nos jogos eletrônicos. Ao contrário de outros títulos da época, que se limitavam a meros nocautes, Mortal Kombat introduziu os infames “Fatalities” – golpes finais sangrentos que permitiam aos jogadores desmembrar, decapitar ou até mesmo incendiar seus oponentes, com cabeças explodindo e corpos sendo fatiados ao meio em gráficos pixelados. (via: thegamer)

Apesar de toda a criatividade sombria que tornou o jogo um ícone, nem todos os Fatalities concebidos acabaram integrando a versão final. Agora, mais de três décadas depois, novas imagens de bastidores vieram à tona, revelando um movimento de Liu Kang que foi filmado, mas nunca implementado no jogo. Conforme noticiado pelo portal Fortress of Solitude, o ator Daniel Pesina, figura central na produção do jogo original e intérprete de personagens icônicos como Johnny Cage, Scorpion, Sub-Zero e Reptile, foi o responsável por compartilhar este material inédito.

Na época, o processo de criação dos personagens e seus movimentos era singular. Os atores filmavam as coreografias em estúdio, e essas gravações eram então transformadas em sprites digitais, um método que, para a época, servia como uma forma rudimentar de captura de movimento. O clipe, divulgado por Pesina em sua página no Facebook, mostra o campeão de wushu e renomado artista marcial Ho-Sung Pak executando um “butterfly kick” – um chute com giro acrobático – nos estúdios. Este movimento era inicialmente planejado para ser um Fatality de Liu Kang.

Por se tratar de uma filmagem bruta, sem os efeitos de pós-produção que seriam aplicados na versão final do jogo, o desfecho exato que este golpe causaria ao oponente permanece incerto. No entanto, Pesina convidou os fãs a usarem a imaginação e sugerirem um nome para o Fatality caso ele tivesse sido mantido no jogo. As sugestões dos fãs foram variadas, incluindo nomes como “Hammerheel” (Calcanhar Martelo), “Tornado Kick” (Chute Tornado), “Shaolin Headshot” (Tiro na Cabeça Shaolin) e “White Lotus Soccer” (Futebol Lótus Branco). A maioria dos entusiastas especula que o chute resultaria na decapitação ou explosão da cabeça do adversário – um tipo de finalização bastante popular em Mortal Kombat naqueles tempos.

Pesina não forneceu detalhes sobre os motivos que levaram à remoção do movimento ou qual seria seu efeito preciso, limitando-se a afirmar que nunca foi utilizado no jogo. Dada a preferência por finalizações impactantes na era de Mortal Kombat, é plausível que o golpe também tivesse a intenção de causar uma explosão da cabeça do adversário.

Curiosamente, Liu Kang possui um movimento bastante semelhante em um de seus Fatalities originais. Contudo, neste golpe já conhecido, o chute em si não é o que finaliza o oponente. Em vez disso, ele o posiciona para um gancho brutal que o arremessa alto no ar antes de fazê-lo despencar do outro lado da arena. É um Fatality que, comparado às finalizações modernas e mais elaboradas da franquia, pode ser considerado um tanto quanto “manso”. Ele empalidece diante de movimentos mais icônicos de Liu Kang, como a invocação de uma máquina de arcade para esmagar o adversário ou sua transformação em dragão para devorá-lo. Ainda assim, ao observar as novas imagens de bastidores lado a lado com o Fatality existente, a semelhança é notável, gerando uma estranha sensação de familiaridade.

Para os jogadores que nunca tiveram a oportunidade de experimentar o título original, ou para aqueles que desejam revisitar suas raízes, a “Legacy Kollection” de Mortal Kombat será lançada no final deste mês, em 30 de outubro. A coletânea inclui não apenas a versão de arcade de 1992, mas também as adaptações para SNES, Genesis e Game Boy, oferecendo uma imersão completa na história da franquia.

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