Mortal Kombat, um divisor de águas nos arcades de 1992, não apenas redefiniu o gênero de luta, mas também gerou uma intensa polêmica midiática com sua violência gráfica e golpes brutais, muitos dos quais não haviam sido vistos antes nos jogos eletrônicos. Ao contrário de outros títulos da época, que se limitavam a meros nocautes, Mortal Kombat introduziu os infames “Fatalities” – golpes finais sangrentos que permitiam aos jogadores desmembrar, decapitar ou até mesmo incendiar seus oponentes, com cabeças explodindo e corpos sendo fatiados ao meio em gráficos pixelados. (via: thegamer)
Apesar de toda a criatividade sombria que tornou o jogo um ícone, nem todos os Fatalities concebidos acabaram integrando a versão final. Agora, mais de três décadas depois, novas imagens de bastidores vieram à tona, revelando um movimento de Liu Kang que foi filmado, mas nunca implementado no jogo. Conforme noticiado pelo portal Fortress of Solitude, o ator Daniel Pesina, figura central na produção do jogo original e intérprete de personagens icônicos como Johnny Cage, Scorpion, Sub-Zero e Reptile, foi o responsável por compartilhar este material inédito.
Na época, o processo de criação dos personagens e seus movimentos era singular. Os atores filmavam as coreografias em estúdio, e essas gravações eram então transformadas em sprites digitais, um método que, para a época, servia como uma forma rudimentar de captura de movimento. O clipe, divulgado por Pesina em sua página no Facebook, mostra o campeão de wushu e renomado artista marcial Ho-Sung Pak executando um “butterfly kick” – um chute com giro acrobático – nos estúdios. Este movimento era inicialmente planejado para ser um Fatality de Liu Kang.
Por se tratar de uma filmagem bruta, sem os efeitos de pós-produção que seriam aplicados na versão final do jogo, o desfecho exato que este golpe causaria ao oponente permanece incerto. No entanto, Pesina convidou os fãs a usarem a imaginação e sugerirem um nome para o Fatality caso ele tivesse sido mantido no jogo. As sugestões dos fãs foram variadas, incluindo nomes como “Hammerheel” (Calcanhar Martelo), “Tornado Kick” (Chute Tornado), “Shaolin Headshot” (Tiro na Cabeça Shaolin) e “White Lotus Soccer” (Futebol Lótus Branco). A maioria dos entusiastas especula que o chute resultaria na decapitação ou explosão da cabeça do adversário – um tipo de finalização bastante popular em Mortal Kombat naqueles tempos.
Pesina não forneceu detalhes sobre os motivos que levaram à remoção do movimento ou qual seria seu efeito preciso, limitando-se a afirmar que nunca foi utilizado no jogo. Dada a preferência por finalizações impactantes na era de Mortal Kombat, é plausível que o golpe também tivesse a intenção de causar uma explosão da cabeça do adversário.
Curiosamente, Liu Kang possui um movimento bastante semelhante em um de seus Fatalities originais. Contudo, neste golpe já conhecido, o chute em si não é o que finaliza o oponente. Em vez disso, ele o posiciona para um gancho brutal que o arremessa alto no ar antes de fazê-lo despencar do outro lado da arena. É um Fatality que, comparado às finalizações modernas e mais elaboradas da franquia, pode ser considerado um tanto quanto “manso”. Ele empalidece diante de movimentos mais icônicos de Liu Kang, como a invocação de uma máquina de arcade para esmagar o adversário ou sua transformação em dragão para devorá-lo. Ainda assim, ao observar as novas imagens de bastidores lado a lado com o Fatality existente, a semelhança é notável, gerando uma estranha sensação de familiaridade.
Para os jogadores que nunca tiveram a oportunidade de experimentar o título original, ou para aqueles que desejam revisitar suas raízes, a “Legacy Kollection” de Mortal Kombat será lançada no final deste mês, em 30 de outubro. A coletânea inclui não apenas a versão de arcade de 1992, mas também as adaptações para SNES, Genesis e Game Boy, oferecendo uma imersão completa na história da franquia.



