Battlefield 6 causa racha entre fãs; devs buscam meio-termo

Battlefield 6 causa racha entre fãs; devs buscam meio-termo

O debate sobre a mecânica de movimentação em Battlefield 6 tem se tornado central para a Electronic Arts (EA), os estúdios Battlefield e a comunidade de jogadores, com uma polarização em torno dos perfis de jogadores apelidados de “zoomers” e “battledads”. Poucas comunidades de jogos levam os sistemas de movimento tão a sério quanto os fãs de first-person shooters (FPS). À medida que jogadores veteranos e novatos se engajam em um dos títulos mais populares da série Battlefield, a discussão sobre qual tipo de jogador o jogo deve priorizar ganha destaque. (via: ign)

Historicamente, enquanto jogos de FPS como Call of Duty intensificaram a mecânica de movimentação rápida com elementos como jet packs, corrida na parede e, mais recentemente, o “Omnimovement”, Battlefield sempre foi visto como um contraponto, oferecendo uma abordagem mais metódica ao subgênero de tiro militar tático. Por isso, quando a versão beta de Battlefield 6, lançada em agosto, revelou mecânicas que se inclinavam mais para a dinâmica dos movement shooters do que qualquer outro jogo da série, os fãs de longa data – frequentemente chamados de “battledads” – prontamente solicitaram alterações.

A EA e os estúdios Battlefield atenderam às solicitações, anunciando que a movimentação de Battlefield 6 havia sido ajustada para “criar uma experiência Battlefield mais equilibrada e tradicional” ainda naquele mesmo mês. As mudanças incluíram uma redução na velocidade horizontal e um impacto no impulso do salto, que muitos jogadores utilizavam para manobrar rapidamente. O disparo durante o salto ou o deslizamento também foi enfraquecido, gerando insatisfação entre os fãs mais recentes – muitas vezes chamados de “zoomers” – que geralmente preferem jogos de tiro com alta movimentação, como Call of Duty.

A tensão entre esses grupos ficou evidente nas redes sociais. “Outro estúdio AAA aniquilando a movimentação para agradar pessoas que jogam uma hora por semana e que nunca encontrarão pessoas utilizando a técnica de movimentação de qualquer forma”, afirmou o criador de conteúdo e usuário do X/Twitter @Reave na época. Em resposta, o criador de conteúdo e usuário do X @TeioStreams replicou: “Ah, vá se catar, irmão. Se você quer movimentação no seu shooter, vá jogar COD. Battlefield é um tipo diferente de jogo.”

Essa divisão persiste entre os fãs até hoje, meses após o lançamento oficial do jogo. Embora muitos dos “battledads” e outros jogadores considerem a movimentação atual adequada, aqueles do lado dos “zoomers” pedem que as alterações na movimentação de Battlefield 6 sejam revertidas.

Conforme apontado pela PC Gamer, a EA e os estúdios Battlefield parecem estar em um ponto intermediário nesse debate. Florian Le Bihan, designer principal de jogos da DICE, mantém-se ativo nas redes sociais enquanto os jogadores discutem o melhor caminho para Battlefield 6. Seus comentários recentes, no entanto, podem frustrar jogadores de ambos os lados, pois ele sugere apenas pequenos ajustes sem alterar a velocidade de movimento base. “Não voltaremos à movimentação da Open Beta, mas estamos trabalhando em alguns pequenos ajustes que ajudarão em partes que parecem um pouco travadas”, disse Bihan quando questionado sobre um retorno completo à movimentação da versão pública de agosto de Battlefield 6, no início da semana. Ele acrescentou: “Compartilharemos mais sobre isso assim que pudermos!”

A comunidade “zoomer” aguarda ansiosamente para ver o quão perto eles conseguirão chegar de um retorno à movimentação rápida de Battlefield 6 que tanto apreciaram. Os “battledads” não demonstram o mesmo entusiasmo, com alguns expressando receios de uma “supercorreção”. “Minha principal preocupação é que eles ajustem demais novamente, assim como aconteceu com [Battlefield 2042]”, diz uma postagem popular no Reddit. “Eles passaram de mapas enormes que pareciam muito abertos para mapas predominantemente pequenos ou médios. Foi uma supercorreção total. Não repitam o mesmo erro com a movimentação, DICE.”

Será preciso aguardar para verificar a substância de quaisquer futuras mudanças na movimentação. Contudo, uma semana após o lançamento, uma coisa é clara: a equipe de Battlefield 6 está agindo rapidamente. Novas correções urgentes para solicitações da comunidade e falhas têm sido publicadas quase diariamente, com exemplos recentes incluindo a redução do tamanho dos tickets de Conquista (medida que foi prontamente revertida após protestos dos fãs) e uma correção para o registro de acertos inconsistente. As próximas atualizações prometem mudanças no problemático sistema de iluminação de Battlefield 6, bem como uma repressão aos “XP farms”.

Battlefield 6 foi lançado para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X e S em 10 de outubro, vendendo 7 milhões de cópias em seus três primeiros dias.

Ofertas

1