O debate sobre a mecânica de movimentação em Battlefield 6 tem se tornado central para a Electronic Arts (EA), os estúdios Battlefield e a comunidade de jogadores, com uma polarização em torno dos perfis de jogadores apelidados de “zoomers” e “battledads”. Poucas comunidades de jogos levam os sistemas de movimento tão a sério quanto os fãs de first-person shooters (FPS). À medida que jogadores veteranos e novatos se engajam em um dos títulos mais populares da série Battlefield, a discussão sobre qual tipo de jogador o jogo deve priorizar ganha destaque. (via: ign)
Battlefield 6 developers have removed building momentum and bunny hopping, and yeeting yourself 10-30 feet off ledges and cover.
DICE has introduced aim penalties when sliding and shooting, jumping and shooting and trying to spam movement.
Movement community is in shambles. https://t.co/FDiALnPDxU pic.twitter.com/3szUfUcFzT
— Xfactor Gaming – Battlefield 6 (@rivaLxfactor) September 18, 2025
Historicamente, enquanto jogos de FPS como Call of Duty intensificaram a mecânica de movimentação rápida com elementos como jet packs, corrida na parede e, mais recentemente, o “Omnimovement”, Battlefield sempre foi visto como um contraponto, oferecendo uma abordagem mais metódica ao subgênero de tiro militar tático. Por isso, quando a versão beta de Battlefield 6, lançada em agosto, revelou mecânicas que se inclinavam mais para a dinâmica dos movement shooters do que qualquer outro jogo da série, os fãs de longa data – frequentemente chamados de “battledads” – prontamente solicitaram alterações.
We’re looking at adjustments for sure to find a good in-between, we already have some changes that are cooking on our side and monitoring the feedback for more🙂
— Florian – DRUNKKZ3 (@DRUNKKZ3) October 12, 2025
A EA e os estúdios Battlefield atenderam às solicitações, anunciando que a movimentação de Battlefield 6 havia sido ajustada para “criar uma experiência Battlefield mais equilibrada e tradicional” ainda naquele mesmo mês. As mudanças incluíram uma redução na velocidade horizontal e um impacto no impulso do salto, que muitos jogadores utilizavam para manobrar rapidamente. O disparo durante o salto ou o deslizamento também foi enfraquecido, gerando insatisfação entre os fãs mais recentes – muitas vezes chamados de “zoomers” – que geralmente preferem jogos de tiro com alta movimentação, como Call of Duty.
Go back to your CoD slop if you think the movement now is worse than in the beta. Beta was fine but now it is even better
— Clemens S (@MrCleman1) October 12, 2025
A tensão entre esses grupos ficou evidente nas redes sociais. “Outro estúdio AAA aniquilando a movimentação para agradar pessoas que jogam uma hora por semana e que nunca encontrarão pessoas utilizando a técnica de movimentação de qualquer forma”, afirmou o criador de conteúdo e usuário do X/Twitter @Reave na época. Em resposta, o criador de conteúdo e usuário do X @TeioStreams replicou: “Ah, vá se catar, irmão. Se você quer movimentação no seu shooter, vá jogar COD. Battlefield é um tipo diferente de jogo.”
Essa divisão persiste entre os fãs até hoje, meses após o lançamento oficial do jogo. Embora muitos dos “battledads” e outros jogadores considerem a movimentação atual adequada, aqueles do lado dos “zoomers” pedem que as alterações na movimentação de Battlefield 6 sejam revertidas.
Conforme apontado pela PC Gamer, a EA e os estúdios Battlefield parecem estar em um ponto intermediário nesse debate. Florian Le Bihan, designer principal de jogos da DICE, mantém-se ativo nas redes sociais enquanto os jogadores discutem o melhor caminho para Battlefield 6. Seus comentários recentes, no entanto, podem frustrar jogadores de ambos os lados, pois ele sugere apenas pequenos ajustes sem alterar a velocidade de movimento base. “Não voltaremos à movimentação da Open Beta, mas estamos trabalhando em alguns pequenos ajustes que ajudarão em partes que parecem um pouco travadas”, disse Bihan quando questionado sobre um retorno completo à movimentação da versão pública de agosto de Battlefield 6, no início da semana. Ele acrescentou: “Compartilharemos mais sobre isso assim que pudermos!”
A comunidade “zoomer” aguarda ansiosamente para ver o quão perto eles conseguirão chegar de um retorno à movimentação rápida de Battlefield 6 que tanto apreciaram. Os “battledads” não demonstram o mesmo entusiasmo, com alguns expressando receios de uma “supercorreção”. “Minha principal preocupação é que eles ajustem demais novamente, assim como aconteceu com [Battlefield 2042]”, diz uma postagem popular no Reddit. “Eles passaram de mapas enormes que pareciam muito abertos para mapas predominantemente pequenos ou médios. Foi uma supercorreção total. Não repitam o mesmo erro com a movimentação, DICE.”
Será preciso aguardar para verificar a substância de quaisquer futuras mudanças na movimentação. Contudo, uma semana após o lançamento, uma coisa é clara: a equipe de Battlefield 6 está agindo rapidamente. Novas correções urgentes para solicitações da comunidade e falhas têm sido publicadas quase diariamente, com exemplos recentes incluindo a redução do tamanho dos tickets de Conquista (medida que foi prontamente revertida após protestos dos fãs) e uma correção para o registro de acertos inconsistente. As próximas atualizações prometem mudanças no problemático sistema de iluminação de Battlefield 6, bem como uma repressão aos “XP farms”.
Battlefield 6 foi lançado para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X e S em 10 de outubro, vendendo 7 milhões de cópias em seus três primeiros dias.



