A DICE, estúdio responsável por Battlefield 6, acaba de lançar a atualização “Winter Offensive”, o terceiro e último pacote de conteúdo da primeira temporada do jogo. O patch, já disponível para download e instalação no PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC, traz uma série de novidades e melhorias, embora o conteúdo em si esteja ativo no jogo somente a partir das 12h UTC desta data. (via: gamerant)
Esta atualização encerra um período de suporte contínuo para a primeira temporada de Battlefield 6, que teve seu início com o primeiro grande update em 28 de outubro. Aquela ocasião introduziu um novo mapa, modo de jogo, armas e o título Battlefield REDSEC, uma experiência gratuita no formato Battle Royale. Poucas semanas depois, em 18 de novembro, a segunda atualização, intitulada “California Resistance”, adicionou outro mapa inédito, um modo por tempo limitado e novas armas, mantendo o fluxo de conteúdo para a comunidade de jogadores.
A mais recente adição, “Winter Offensive”, busca fornecer novos motivos para os fãs explorarem tanto Battlefield 6 quanto REDSEC. De acordo com as notas oficiais do patch, a atualização apresenta uma versão com tema de inverno do mapa Empire State, agora conhecida como “Ice Lock Empire State”, que exibe ruas congeladas e visuais ambientais sazonais. Jogadores também podem experimentar o novo modo multijogador e Gauntlet por tempo limitado, o “Ice Lock Gauntlet”, jogável em variações de Domination, Conquest e missões Gauntlet no “Ice Lock Empire State”, incorporando a mecânica temporária “Freeze”.
Além disso, a atualização traz uma nova arma corpo a corpo, o Ice Climbing Axe, que pode ser desbloqueado através do Winter Offensive Bonus Path. O modo Portal também foi contemplado, com a inclusão de Ice Lock Empire State para uso em experiências compatíveis durante o período do evento. Um novo Battle Pass, o Winter Offensive Bonus Path, oferece uma trilha de recompensas de 11 níveis por tempo limitado, com itens cosméticos, impulsionadores de XP e o próprio Ice Climbing Axe.
Além do novo conteúdo, a atualização 1.1.3.0 de Battlefield 6 implementa mudanças significativas, correções de bugs e melhorias na qualidade de vida. A DICE informou que a precisão do registro de acertos foi aprimorada em situações que antes pareciam inconsistentes, como ajustes rápidos de mira, disparos antes da conclusão do zoom e combates a curta distância com muitos jogadores. A visibilidade de soldados a curta distância também foi aprimorada, com destaques de personagem mais fortes e animações de rastejar melhoradas para ajudar os soldados a se destacarem em áreas de baixo contraste ou visualmente movimentadas.
O manuseio das armas foi refinado para uma precisão mais consistente, abordando questões como o comportamento do primeiro tiro, interação de recuo e alinhamento de acessórios, visando tornar as armas mais estáveis e previsíveis durante os confrontos. A confiabilidade de vários equipamentos centrais, como o LWCMS Portable Mortar, Supply Pouch, Smoke Cover e ferramentas de travessia, foi melhorada para garantir um comportamento consistente e feedback mais claro. A clareza e interação de veículos também foram fortalecidas, corrigindo problemas com zonas de dano, sobreposições de HUD, retículos de assento e comportamento de câmera.
Outras mudanças importantes incluem ajustes nos layouts dos modos Breakthrough e Rush em múltiplos mapas, com o objetivo de equilibrar o ataque e a defesa, suavizar o fluxo dos setores e ajustar a distribuição de veículos com base em dados de resultados de partidas e feedback dos jogadores. Uma extensa revisão de áudio foi realizada para melhorar a legibilidade do combate, resultando em passos e dicas de movimento mais claros.
Apesar das muitas melhorias, a comunidade de Battlefield 6 continua a pedir pela adição de um Navegador de Servidores. Respostas à atualização “Winter Offensive” foram majoritariamente preenchidas com solicitações dos fãs para a inclusão desse recurso popular, citando problemas com servidores de alta latência, lobbies desequilibrados e dificuldades com convites de grupos. A DICE ainda não se manifestou sobre essas solicitações, mas é um ponto de atenção, visto que o estúdio enfrentou uma questão semelhante com Battlefield 2042 antes de ceder à pressão e adicionar um Navegador de Servidores ao jogo.
Quanto ao futuro, não há informações sobre quando a segunda temporada de Battlefield 6 será lançada. No entanto, com a chegada da atualização final da primeira temporada, uma possível revelação de novos planos pode estar a poucas semanas de distância.
As notas de patch detalhadas indicam uma vasta gama de correções e otimizações. Na área de áudio, houve uma revisão dedicada aos passos para torná-los mais claros, fáceis de localizar e legíveis em diferentes distâncias. Também foram feitos esforços para resolver problemas de desempenho e memória que poderiam causar a falha ou o desaparecimento de sons importantes, especialmente em partidas de Battle Royale em larga escala, através do ajuste de prioridades de memória e otimização de carregamento de ativos de áudio.
Em relação aos jogadores, foram corrigidos diversos problemas visuais e de jogabilidade, como clipping em animações, falhas no registro de acertos em movimentos rápidos, inconsistências em danos por queda e interações de combate corpo a corpo. Melhorias na visibilidade de soldados e na fluidez das animações de movimento também foram implementadas. Para veículos, as correções abordaram desde o registro de dano de metralhadoras pesadas até a exibição de elementos da interface do usuário e problemas de áudio intermitente.
No arsenal de armas, a atualização trouxe ajustes finos para garantir maior precisão e estabilidade, com modificações específicas para o tempo entre tiros de certas armas, a magnitude do recuo e a economia de carregadores de alta capacidade. As granadas e equipamentos receberam correções para melhorar sua confiabilidade e funcionalidade, incluindo o Portable Mortar LWCMS e a Supply Pouch, que agora cura apenas ao longo do tempo, sem o efeito de cura instantânea inicial.
Diversos mapas e modos de jogo passaram por revisões para aprimorar o equilíbrio entre atacantes e defensores, especialmente nos layouts de Breakthrough, ajustando o posicionamento de veículos e os volumes de captura. Problemas relacionados à progressão, como desafios não sendo contabilizados corretamente, também foram resolvidos. A interface do usuário e o HUD receberam uma atenção considerável, com melhorias na exibição de informações, correção de ícones e mensagens, e aprimoramento da experiência do usuário em menus e durante o jogo. Até mesmo o modo para um jogador teve uma correção no temporizador de “fora de limites”. Para Battlefield REDSEC, as otimizações focaram em aspectos como respawns, interações de veículos, equilíbrio de armas e funcionalidade de gadgets.



