Às vésperas de seu lançamento oficial, o aguardado título da franquia Battlefield tem sido objeto de intensa discussão entre a comunidade de jogadores, especialmente após o encerramento do período de testes beta aberto. Embora a fase de testes tenha sido amplamente considerada um sucesso, a experiência também trouxe à tona diversas críticas e pontos de melhoria que a desenvolvedora, DICE, afirmou estar abordando antes da chegada do jogo ao mercado. (via: thegamer)
Entre as queixas levantadas pelos jogadores, algumas se destacaram. O trailer da campanha, por exemplo, não atendeu plenamente às expectativas de parte da audiência, embora seja reconhecido que a maioria dos fãs da série não prioriza o modo história. Aspectos como um tempo para morte (TTD) considerado anormalmente rápido, desequilíbrio entre os veículos disponíveis e um sistema de desbloqueio de armas percebido como excessivamente aleatório também foram citados no feedback recebido. No entanto, a principal controvérsia e o ponto de maior descontentamento entre os fãs de longa data da série Battlefied giram em torno da aparente inclinação do jogo para um sistema de armas aberto.
Um sistema de armas fechado, característico dos títulos anteriores da franquia, restringe o uso de armamentos a classes específicas. Nele, por exemplo, a classe Suporte utilizaria metralhadoras leves (LMGs), enquanto o Assalto seria equipado com fuzis de assalto, e assim por diante. Em contrapartida, um sistema de armas aberto concede aos jogadores a liberdade de escolher qualquer arma, independentemente da classe selecionada, o que, para muitos, dilui a relevância do tradicional sistema de classes. Recentemente, em uma postagem oficial em seu blog, a DICE confirmou que esta abordagem de armas abertas será, de fato, a norma para o novo Battlefield.
A empresa divulgou dados para justificar sua decisão, baseando-se nas observações feitas durante o período de testes. “Comparando as listas de reprodução com armas abertas e fechadas, observamos taxas de escolha de classes praticamente idênticas, com uma diferença máxima de 1 a 2%”, declarou a DICE em seu blog. A publicação detalhou ainda que o formato de armas abertas apresentou um número maior de eliminações por hora, uma duração média de partida mais curta e um menor número de reanimações em comparação com o sistema fechado.
A desenvolvedora reforçou sua convicção na escolha do sistema aberto ao analisar o comportamento dos jogadores. “Outra percepção fundamental do Beta Aberto foi que a vasta maioria dos jogadores, após experimentar ambos os tipos de listas de reprodução, optou por continuar com o sistema de Armas Abertas. Isso reforça nossa crença de que o sistema de Armas Abertas é o caminho certo a seguir para o novo Battlefield”, destacou a DICE.
Para aqueles que preferem a estrutura tradicional de armas por classe, a DICE anunciou uma alternativa: o formato de armas fechadas estará disponível como um “mutador” no modo Portal do jogo. Este recurso permitirá que os jogadores criem e personalizem suas próprias experiências de jogo, implementando as regras que mais lhes agradam. Além disso, a postagem do blog da desenvolvedora mencionou uma série de outras melhorias implementadas no jogo, abrangendo o refinamento do movimento dos personagens, a clareza da interface de usuário (UI), ajustes no recuo de diversas armas e aprimoramentos em determinados acessórios e gadgets.
Com a data de lançamento se aproximando, o debate sobre as escolhas de design da DICE continua, enquanto a comunidade de jogadores aguarda para ver como essas mudanças impactarão a experiência final do Battlefield.




