A espera por “The Elder Scrolls 6”, a aguardada sequência do aclamado “Skyrim”, já se estende por mais de 14 anos, gerando uma crescente ansiedade entre os fãs por qualquer informação sobre o progresso do título. Anunciado inicialmente em 2018, com um trailer cinematográfico que revelou pouquíssimos detalhes, o jogo foi apresentado em uma edição da E3, evento que, desde então, deixou de existir, simbolizando a longa jornada de desenvolvimento. Ao longo dos anos, “The Elder Scrolls 6” acumulou marcos desafortunados, tornando-se quase um exemplo de cautela contra o anúncio prematuro de jogos. Enquanto isso, a Bethesda Game Studios não permaneceu inativa, lançando “Starfield” em 2023. No entanto, mais de uma década após o lançamento de “Skyrim”, o público ainda possui pouquíssimo conhecimento sobre “The Elder Scrolls 6”, com apenas murmúrios e supostos vazamentos servindo como as únicas fontes de informação sobre o jogo, mesmo com a Bethesda já tendo confirmado que o projeto está em desenvolvimento ativo. (via: gamerant)
Em uma entrevista recente à GameInformer, múltiplos desenvolvedores proeminentes da Bethesda compartilharam perspectivas sobre o andamento de “The Elder Scrolls 6”. Todd Howard, diretor, produtor executivo e veterano da Bethesda, assegurou que o jogo está “progredindo muito bem”. Ele detalhou o processo, afirmando: “A maioria do estúdio está no VI, mas direi o seguinte: Sempre nos sobrepomos. Portanto, estamos muito acostumados com o desenvolvimento sobreposto. E temos longas pré-produções para que nos sintamos bem com elas. E é um processo. Todos nós gostaríamos que fosse um pouco mais rápido – ou muito mais rápido – mas é um processo que queremos fazer direito.” Os comentários de Howard sugerem que o trabalho em “The Elder Scrolls 6” pode ter ocorrido em paralelo ao desenvolvimento de “Starfield”, o que poderia indicar um lançamento mais cedo do que alguns imaginam.
Angela Browder, diretora do estúdio, refletiu sobre a ambição do jogo, expressando: “Às vezes vejo coisas acontecendo e penso, ‘A Angela dos tempos de Skyrim nunca poderia ter imaginado ver isso assim agora’, e isso é algo muito legal de fazer parte.” Ela também descreveu “The Elder Scrolls 6” como “um conjunto infinito de possibilidades”, o que se mostra particularmente empolgante para jogadores que apreciam testemunhar “o quão longe tudo chegou em nossa indústria”. De forma mais direta e informal, ela completou que “vai ser algo incrível”.
Por fim, Emil Pagliarulo, diretor de design do estúdio, abordou a longa duração do desenvolvimento. Ele destacou que “a pressão de tempo que os jogadores nos impõem, nós não a impomos a nós mesmos”, reconhecendo que isso “pode ser frustrante para os jogadores que anseiam por jogar”. Pagliarulo citou o recente adiamento de “Grand Theft Auto 6” como um exemplo de como jogos de grande porte, como os criados pela Rockstar e pela Bethesda, demandam um longo tempo de desenvolvimento. Ele propôs algumas perguntas cruciais para a reflexão dos jogadores: “O que os fãs realmente querem? Eles querem um jogo que seja lançado antes da hora e não atenda às suas expectativas? Ou eles querem o assado que fica no forno tempo suficiente para ficar delicioso quando finalmente sair, sabem?” Após essa reflexão, o diretor reiterou o compromisso da Bethesda em dedicar o tempo necessário para que “The Elder Scrolls 6” se torne o jogo que todos esperam.
No início deste ano, surgiram algumas indicações de que a Bethesda poderia considerar uma abordagem de “lançamento surpresa” para “The Elder Scrolls 6”, disponibilizando o jogo sem um anúncio prévio detalhado. Contudo, mesmo após o sucesso de “Oblivion Remastered” neste ano, adotar tal estratégia para um título de tamanho e importância tão massivos como “The Elder Scrolls 6” seria sem precedentes. Por enquanto, os jogadores anseiam por qualquer novidade sobre o título, já que nem mesmo o cenário de jogo foi divulgado publicamente até o momento.




