A conclusão de Borderlands 4 reacendeu uma sensação de déjà vu entre os fãs da aclamada franquia de tiro em primeira pessoa. Após o lançamento de Borderlands: The Pre-Sequel, a promessa de uma “Grande Guerra” intergaláctica, envolvendo os caçadores de Cofres queridos pelos jogadores, parecia ser o clímax emocionante para a saga. No entanto, Borderlands 3 falhou em concretizar essa premissa tentadora, gerando uma grande decepção. Agora, com o desfecho de Borderlands 4, a história se repete, e a comunidade manifesta novamente sua frustração. (via: thegamer)
No final do jogo mais recente, os jogadores confrontam o Guardião do Tempo, que protegia um cofre contendo uma versão de Lilith vinda de um futuro apocalíptico. Mais uma vez, a narrativa provoca a elusiva Grande Guerra, sobre a qual pouco se sabe, deixando a impressão de que a desenvolvedora Gearbox está apenas preparando o terreno para o próximo capítulo. No entanto, após anos de expectativas e um cliffhanger semelhante ao de uma década atrás, muitos jogadores se mostram céticos e cansados da espera.
A história de Borderlands 4 é, em grande parte, menos controversa do que a de seu predecessor. Muitos concordam que o jogo representa um retorno à boa forma da franquia, apresentando personagens verdadeiramente marcantes, mesmo que alguns, como Arjay, tenham sido infelizmente deixados de lado. Contudo, é no seu desfecho que a trama parece desmoronar para parte da comunidade. Após a derrota do Guardião do Tempo e a entrada no cofre inquietantemente silencioso, a revelação de que “o universo está morrendo” e a presença de um cubo enigmático sem explicação geraram surpresa. Usuários como u/Retro-36 expressaram sua perplexidade, afirmando sentir que haviam perdido uma cutscene ou que algo mais estava por vir. A reação de Lilith, que casualmente sugeriu “voltarmos ao Moxxi’s” como se nada tivesse acontecido, deixou muitos jogadores confusos. Para esses fãs, após mais de seis anos desde Borderlands 3, é desanimador ver Lilith viva e a Grande Guerra ainda sendo uma promessa, tal como havia sido provocado no Pre-Sequel onze anos antes.
A frustração é tão grande que alguns, como u/JaxonMaxonDraxon, chegam a brincar sobre um suposto “vazamento da história de Borderlands 8”, onde uma Lilith mais velha ainda insistiria que “uma Grande Guerra está por vir”. Outros jogadores, como u/MarcianTobay, relatam ter se empolgado inicialmente com o final de Borderlands 4, acreditando que seria a confirmação de que a Grande Guerra seria o foco do próximo jogo. Contudo, a lembrança das provocações anteriores – no Pre-Sequel, no final de Borderlands 3 e nas bases lançadas em New Tales from the Borderlands – os fez questionar se a promessa será, de fato, cumprida desta vez.
Em uma publicação que recebeu 463 upvotes e 261 comentários, o usuário u/drippysage08 criticou Borderlands 4 como sendo mais uma “sequência de preenchimento” (filler sequel) para adiar a Grande Guerra. Ele lamentou que, após onze anos da sugestão original no Pre-Sequel, e com dois jogos principais lançados desde então, a natureza dessa guerra ainda é desconhecida. Isso força os fãs a esperar por outro jogo para finalmente compreendê-la.
Alguns analistas e jogadores argumentam que Borderlands 4 seria uma correção de rota após a recepção morna de Borderlands 3, com o objetivo de preparar o terreno para novos fãs e retomar a narrativa iniciada no Pre-Sequel, permitindo que a Gearbox finalmente aborde a guerra em Borderlands 5. No entanto, se esse é o plano, muitos consideram que o trabalho de base é frágil. Após uma década de provocações, a comunidade não possui informações concretas sobre a guerra, além da vaga noção de que o universo pode chegar ao fim. O que, de fato, foi estabelecido? Conforme apontado por u/TalkingFlashlight, o personagem Arjay foi morto sem que os jogadores soubessem do que ele tanto temia em relação a Lilith, mais uma vez deixando a resposta para o próximo jogo.
Se a Gearbox pretende “limpar a lousa” e começar do zero, essa estratégia tem seus limites. Para muitos, a Grande Guerra é uma ideia que tem sido construída em suas imaginações por mais de dez anos, gerando expectativas potencialmente irrealistas para sua eventual concretização. Usuários como u/SpaceBeaverDam expressam preocupação quando algo é adiado por tanto tempo, pois isso pode levar à construção de uma narrativa grandiosa na mente dos jogadores, que os desenvolvedores terão dificuldade em corresponder. Essa expectativa pode, inclusive, “engessar” os criadores na hora de desenvolver a história.
Diante desse cenário, um fã, u/misterwhateverr, sugeriu uma solução: uma trilogia de jogos dedicada à Grande Guerra. Essa abordagem permitiria que o conflito vivesse à altura das apostas que foram estabelecidas, em vez de ser consumido rapidamente como uma sequência comum e inevitavelmente decepcionar com uma trama superficial. Embora uma trilogia possa ser considerada excessiva, especialmente com os ciclos de desenvolvimento modernos, ter a guerra durando pelo menos dois jogos seria uma maneira satisfatória de realmente enfatizar a escala de tal conflito após tanto tempo de expectativa.
Ainda que a história de Borderlands 4 represente um avanço significativo em relação a Borderlands 3, injetando mais emoção na narrativa, reduzindo o humor escatológico e permitindo maior desenvolvimento dos personagens, o final do jogo deixou um “gosto amargo” na boca da comunidade. A Grande Guerra, que alguns acreditam que a Gearbox nunca teve um plano concreto para ela, está sendo provocada novamente, e o que exatamente ela significa ou como se parecerá ainda é incerto. Resta a dúvida: Borderlands 5 finalmente trará as respostas? Poucos estão convencidos, e é difícil culpá-los pela descrença.