O lançamento de Borderlands 4 teve um início misto. O novo título da popular série de jogos de tiro e saques foi aclamado pela crítica e registrou o maior lançamento da franquia na plataforma Steam. No entanto, o desempenho inconsistente na versão para PC resultou em avaliações mistas dos jogadores, levando a Gearbox a trabalhar ativamente na resolução de diversos problemas técnicos. (via: thegamer)
Um dos aspectos elogiados pelos fãs é a representação dos personagens. Em uma publicação no Reddit, o usuário DroppedIceCream destacou a força desses personagens. Segundo o post, “dois dos personagens principais são um homem negro (Rush) e uma pessoa não-binária (Conway), e a história não os expõe; são simplesmente quem eles são. É bom ter representação em uma franquia popular e vê-la tratada com respeito”. O usuário também elogiou a forma casual com que a diversidade de personagens é retratada, onde a sexualidade e/ou gênero fazem parte de quem eles são, mas não os definem como personagens, nem são seus principais traços de personalidade.
Essa abordagem cuidadosa se estende a muitos personagens de Borderlands 4, que são consideravelmente mais realistas e menos neuróticos que seus equivalentes em Borderlands 3. Os comentários mencionam especialmente Vex, que subverte o estereótipo gótico ao ser sincera e calorosa.
Antes do lançamento, a Gearbox focou sua campanha de marketing em uma narrativa mais realista, com menos “humor escatológico” e personagens mais identificáveis. Embora o estúdio não o admita publicamente, há a sensação de que, internamente, a Gearbox reconhece que a narrativa e a caracterização de Borderlands 3 foram mal-sucedidas. Os jogos originais Borderlands e, especialmente, Borderlands 2, são frequentemente elogiados por suas histórias e personagens, portanto, o sucesso de Borderlands 4 nesse aspecto é um ótimo sinal para a franquia. Atualmente, a Gearbox trabalha na otimização da versão para PC de Borderlands 4, apesar das declarações constantes do diretor Randy Pitchford minimizando os problemas técnicos.





