Brian Fleming, um dos cofundadores da Sucker Punch Productions, anunciou sua saída do estúdio após uma jornada de três décadas, que culminará em 1º de janeiro do próximo ano. A Sucker Punch é a renomada desenvolvedora por trás de aclamados títulos como Ghost of Tsushima, a série Sly Cooper e a franquia Infamous. Sua partida marca o fim de uma era para a empresa que ajudou a moldar. (via: ign)
Em um comunicado oficial da Sony, foi revelado que Jason Connell e Adrian Bentley assumirão os postos de co-chefes de estúdio a partir de 1º de janeiro. A estrutura de liderança contará também com a continuidade de Nate Fox em sua função como co-diretor criativo, cargo que compartilhará com Jason Connell. Adrian Bentley, por sua vez, acumulará a nova posição com a de diretor técnico.
A trajetória de Brian Fleming na indústria dos videogames é notável. Após uma passagem pela Microsoft, ele uniu forças com Bruce Oberg, Darrell Plank, Tom e Cathy Saxton, e Chris Zimmerman para fundar a Sucker Punch em 1997. O grupo rapidamente deixou sua marca ao criar a popular franquia Sly Cooper, que foi publicada pela Sony, estabelecendo uma parceria duradoura entre as duas empresas.
A colaboração entre a Sucker Punch e a Sony se aprofundou com o lançamento da série Infamous em 2009. A parceria continuou frutífera e, após o sucesso da sequência Infamous 2 em 2011, a Sony adquiriu o estúdio, consolidando-o como parte de sua rede de desenvolvedoras first-party. Sob o guarda-chuva da Sony, a Sucker Punch alcançou novos patamares, lançando o aclamado Ghost of Tsushima em 2020 e, mais recentemente, sua sequência, Ghost of Yōtei, que chegou ao mercado em outubro deste ano. Com a saída de Fleming, apenas Bruce Oberg e Chris Zimmerman permanecem no estúdio entre os fundadores originais, mantendo parte do legado inicial da empresa.
Os novos líderes, Jason Connell e Adrian Bentley, são veteranos de longa data na Sucker Punch, trazendo consigo uma profunda experiência e conhecimento da cultura e dos projetos do estúdio. Jason Connell ingressou na empresa em 2010, inicialmente como artista de iluminação. Com dedicação e talento, ele ascendeu progressivamente, ocupando cargos de destaque como diretor de iluminação, diretor criativo e de arte, e, mais recentemente, co-diretor criativo na aclamada franquia Ghost.
Adrian Bentley, por sua vez, começou sua carreira na Sucker Punch em 2004, logo após concluir seus estudos no DigiPen Institute of Technology. Sua trajetória no estúdio tem sido contínua, passando de programador a programador de motor e, finalmente, a diretor técnico, demonstrando um profundo domínio das complexidades técnicas por trás dos jogos desenvolvidos pela empresa.
Brian Fleming entrega a Sucker Punch em um momento que, do ponto de vista externo, parece ser bastante promissor. O estúdio tem acumulado sucessos tanto de crítica quanto de público. Ghost of Yōtei, o mais recente lançamento, recebeu avaliações positivas, incluindo uma nota de 8/10 do portal IGN, e registrou vendas impressionantes de 3,3 milhões de cópias até o dia 2 de novembro. Além disso, a Sucker Punch demonstrou seu compromisso com a comunidade de jogadores ao lançar um modo New Game Plus para o título poucas semanas atrás, adicionando valor e longevidade à experiência.
O futuro sob a nova liderança de Jason Connell e Adrian Bentley, no entanto, ainda reserva incertezas quanto aos próximos passos criativos da Sucker Punch. Não está claro se a aclamada franquia Ghost terá continuidade com um novo capítulo ou se o estúdio embarcará no desenvolvimento de uma nova propriedade intelectual. A transição de liderança certamente trará novas perspectivas e desafios para a desenvolvedora, que buscará manter seu legado de inovação e excelência no cenário dos jogos eletrônicos.



