Chat da Twitch cria memórias chocantes para NPCs de RDR2 em mod

Chat da Twitch cria memórias chocantes para NPCs de RDR2 em mod

Red Dead Redemption 2, a aclamada obra da Rockstar Games, imerge os jogadores em um Velho Oeste brutal e sem leis, onde a linha entre o bem e o mal é constantemente tênue. Para avançar em suas missões principais, os jogadores frequentemente se veem na posição de eliminar adversários – sejam eles rivais da gangue de foras-da-lei ou colonos que oprimem tribos nativas. Contudo, a natureza desses confrontos raramente incute um sentimento profundo de culpa no jogador, dado o contexto da narrativa. Mas e se a percepção de cada morte fosse drasticamente alterada? (via: gamesradar)

O modder e streamer Blurbs, reconhecido na comunidade de jogos, explorou essa premissa ao criar uma modificação para Red Dead Redemption 2 que obriga os jogadores a confrontar as vidas – e mortes – dos personagens não jogáveis (NPCs) que eliminam. Imagine, por um instante, se o NPC que você abateu fosse alguém com uma história rica e complexa, ou até mesmo um animal selvagem com um laço familiar inesperado. Essa é a premissa central por trás do trabalho mais recente de Blurbs, que desenvolveu uma modificação capaz de mergulhar os jogadores nas memórias dos NPCs imediatamente após suas mortes. Sim, e isso inclui ursos.

No início desta semana, Blurbs publicou um vídeo intitulado “I Was Forced to Give NPCs Horrible Memories” (Fui Forçado a Dar Memórias Horríveis a NPCs), documentando o processo de criação desse mod. A ferramenta foi projetada para exibir flashbacks do passado de um NPC morto, independentemente de quem o matou. Para intensificar o caos e a imprevisibilidade, Blurbs concedeu ao seu chat da Twitch a liberdade de criar scripts que seriam reproduzidos aleatoriamente sobre cenas pré-determinadas. Essa abordagem introduziu um elemento de surpresa e, por vezes, de profundo desconforto para o criador.

Blurbs explicou o funcionamento dessa dinâmica, afirmando: “Temos todos os scripts do chat gravados e, então, o mod os seleciona aleatoriamente, dependendo da cena, para reproduzir memórias da cabeça do NPC”. Sua reação, contudo, foi de notável apreensão. Após testemunhar o que sua comunidade havia concebido – incluindo cenas de “casamentos sem cabeça” –, o modder declarou que “talvez devesse apenas deletar este mod”. A experiência o levou a refletir sobre as implicações de sua criação e o conteúdo gerado de forma colaborativa.

Em uma publicação recente em suas redes sociais, Blurbs reiterou seu sentimento: “Modifiquei RDR2 para que os NPCs tivessem memórias reais que você é forçado a assistir quando morrem. Máxima viagem de culpa. No entanto, posso ter cometido um erro ao deixar o Twitch Chat escrever os roteiros…”. A declaração sublinha o impacto emocional que o mod tem sobre o próprio criador, que inicialmente buscou gerar empatia e, ironicamente, encontrou um nível de perturbação inesperado.

Por enquanto, o mod “guilt trip” de Red Dead Redemption 2 não está disponível publicamente na plataforma NexusMods. E talvez isso seja o mais prudente, considerando a natureza imprevisível do conteúdo. Blurbs admitiu que outra de suas experiências passadas, na qual permitiu que os espectadores escrevessem diálogos com temas adultos para Skyrim, também se revelou um erro. Essa reincidência em cenários onde a criação de conteúdo colaborativa foge ao controle demonstra os desafios inerentes a projetos que dependem da contribuição de uma comunidade online.

A iniciativa de Blurbs com este mod para Red Dead Redemption 2 levanta questões fascinantes sobre a interação do jogador com o mundo virtual e as consequências de suas ações. Ao transformar um ato mecânico de eliminação em uma introspecção forçada, o mod questiona a desumanização dos NPCs nos jogos e desafia os jogadores a confrontarem a “vida” por trás de cada personagem que encontram. É uma experiência que, embora brutal em sua premissa, oferece uma perspectiva única sobre a violência nos videogames e a responsabilidade moral, mesmo que fictícia, do jogador.

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