O aguardado The Game Awards 2025 consagrou “Clair Obscur: Expedition 33” como o grande vencedor da noite, com o título conquistando o prêmio máximo de Jogo do Ano, além de uma série de outras categorias. O RPG da Sandfall Interactive, que marcou a estreia da desenvolvedora, dominou a premiação, arrebatando troféus em todas as categorias para as quais foi indicado, com exceção de apenas duas. (via: ign)
Na corrida pelo cobiçado prêmio de Jogo do Ano, “Clair Obscur: Expedition 33” superou concorrentes de peso como “Death Stranding 2: On the Beach”, “Donkey Kong Bananza”, “Hades 2”, “Hollow Knight: Silksong” e “Kingdom Come: Deliverance 2”. A vitória de um título de uma equipe relativamente pequena e em sua primeira incursão no mercado de jogos é considerada um feito notável na indústria.
Ao receber o troféu de Jogo do Ano, em meio a uma calorosa salva de palmas, o diretor Guillaume Broche fez questão de agradecer à “equipe incrível” da Sandfall Interactive, muitos dos quais estavam presentes na cerimônia, vestindo trajes inspirados no jogo. Broche estendeu seus agradecimentos aos “heróis anônimos” da indústria de videogames, referindo-se aos criadores de tutoriais no YouTube. “Nós não tínhamos ideia de como fazer um jogo antes”, confessou o diretor, destacando a importância da comunidade online. Em um momento mais pessoal, Broche expressou sua gratidão a Hironobu Sakaguchi, o renomado criador de “Final Fantasy”, a quem creditou a inspiração para se tornar um desenvolvedor de jogos. O discurso culminou com um anúncio surpresa: o lançamento imediato de um conteúdo adicional (DLC) para “Clair Obscur: Expedition 33”.
Além da principal honraria, “Clair Obscur” foi reconhecido em diversas outras categorias prestigiadas. O jogo levou para casa os prêmios de Melhor Direção de Jogo, Melhor Narrativa, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora e Música, Melhor Jogo Independente e Melhor Jogo Indie de Estreia, além de Melhor RPG. A atriz Jennifer English também foi agraciada com o prêmio de Melhor Performance por sua atuação no jogo, solidificando o reconhecimento da qualidade técnica e artística da produção.
As únicas categorias para as quais “Clair Obscur: Expedition 33” foi indicado, mas não venceu, foram Melhor Design de Áudio e Voz dos Jogadores. O prêmio de Melhor Design de Áudio foi concedido a “Battlefield 6”, o novo título de tiro da EA, enquanto “Wuthering Waves” levou o troféu de Voz dos Jogadores, escolhido diretamente pelo público. Ainda assim, o desempenho geral do jogo da Sandfall Interactive é um testemunho de seu impacto e qualidade.
O lançamento de “Clair Obscur: Expedition 33” em abril se deu em um cenário bastante competitivo. O jogo chegou ao mercado simultaneamente com “The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered”, da Bethesda, e ambos os títulos foram disponibilizados no Game Pass desde o primeiro dia. Inicialmente, havia a percepção de que “Clair Obscur” poderia enfrentar dificuldades para se destacar sob tais circunstâncias, dadas as expectativas em torno de um remaster de um clássico. No entanto, o jogo desfrutou de uma popularidade instantânea e significativa, o que o impulsionou a vender impressionantes 5 milhões de cópias até outubro do mesmo ano.
A crítica especializada também recebeu o jogo com grande entusiasmo. O portal IGN, em sua análise, atribuiu a “Clair Obscur: Expedition 33” uma nota 9 de 10. A crítica elogiou a obra, afirmando que “exibindo suas inspirações abertamente, Clair Obscur: Expedition 33 se insere no panteão dos grandes RPGs com um sistema de combate brilhante e uma história cativante e angustiante”. A avaliação ressalta a capacidade do jogo de honrar suas raízes enquanto entrega uma experiência original e de alta qualidade.
O desempenho de “Clair Obscur: Expedition 33” no The Game Awards 2025 representa não apenas uma vitória para a Sandfall Interactive, mas também um marco para a indústria de jogos independentes, demonstrando que inovação e qualidade podem vir de equipes em ascensão e competir de igual para igual com grandes produções.



