A série Final Fantasy sempre se destacou por sua capacidade de evolução, mas um elemento se manteve como fonte constante de inovação: o sistema de Jobs. Presentes desde o início da série, os Jobs permitem aos jogadores desenvolver personagens de forma personalizada por meio de sistemas robustos de mudança de classe. Embora nomes como Dragoon e Black Mage sejam familiares, seus papéis evoluíram significativamente a cada novo jogo, adaptando-se às novas mecânicas, dinâmicas de grupo e narrativas. Este texto analisa a história desses Jobs icônicos, explorando como suas identidades centrais foram preservadas enquanto suas funções e características foram reinventadas.
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O Dragoon é definido por sua icônica habilidade de Salto, um ataque aéreo que concede invulnerabilidade temporária durante o pulo. Embora essa habilidade permaneça constante, a identidade mais profunda da classe variou. Em alguns jogos, Dragoons são simplesmente guerreiros que usam lanças e podem saltar; em outros, seu lore está intrinsecamente ligado a dragões. Personagens como Kain (Final Fantasy IV) e Freya (Final Fantasy IX) não são apenas definidos por seus saltos; eles fazem parte de uma ordem de guerreiros que caçam ou lutam ao lado de dragões. Independentemente de sua conexão com as criaturas, a capacidade do Dragoon de desaparecer brevemente do campo de batalha antes de desferir um golpe poderoso o tornou único.
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O Summoner controla poderosos seres míticos, chamados de Espers, Eikons ou Summons. Embora essas criaturas sejam sempre grandes atacantes, sua importância para a história e a mecânica do jogo varia bastante. Em sua estreia em Final Fantasy III, as invocações eram simplesmente magias poderosas usadas para ataques devastadores. Em edições mais recentes, o papel evoluiu dramaticamente, com invocações como Ifrit e Bahamut se tornando personagens jogáveis que podem ser controlados em batalha. A capacidade de invocar seres colossais para mudar o rumo de uma luta permanece uma característica central, mas é seu papel narrativo que concedeu à classe Summoner maior importância.
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O White Mage é, possivelmente, a classe mais estável e consistente da série. Sempre foram os dedicados curadores e magos de suporte, especializados em magias que restauram pontos de vida, curam condições de status e ressuscitam aliados caídos. Embora as especificações de suas listas de magias tenham mudado a cada jogo, sua função principal permanece inalterada. Eles são a espinha dorsal defensiva do grupo, garantindo sua sobrevivência contra até mesmo os inimigos mais poderosos. As icônicas vestes brancas com triângulos vermelhos também se mantiveram como um elemento clássico do design, a ponto de seu uso como disfarce da Princesa Garnet no início de Final Fantasy IX ser um sinal claro de que ela possui magia branca.
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O Black Mage é o mago ofensivo da série, conhecido por lançar poderosos ataques elementais como Fogo, Blizzard e Trovão. Embora seu papel principal como elementalista seja consistente, o Job variou em sua versatilidade. Em alguns jogos, o Black Mage é quase exclusivamente um especialista em elementos. Em outros, como Final Fantasy Tactics e IX, a classe obtém acesso a magias não-elementais poderosas, como Cometa e magias de alteração de status, permitindo-lhe controlar o campo de batalha de mais maneiras do que apenas com dano bruto. Independentemente dessa dualidade, o aspecto central da classe permanece o mesmo: magia ofensiva.
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Inicialmente, o Dark Knight era um conceito direto: um Job de alto risco e alta recompensa que usava parte de sua própria HP para causar dano maciço, como demonstrado por Cecil em Final Fantasy IV. No entanto, a classe evoluiu significativamente. O Dark Knight de Final Fantasy X-2 é um versátil generalista focado em dano, com habilidades únicas para reduzir as estatísticas e afligir inimigos com efeitos de status. Já em Final Fantasy XIV, o Dark Knight foi completamente redefinido como uma classe de tanque. Ele ainda usa sua HP como recurso, mas o faz para controlar a agressão inimiga e proteger o grupo, transformando o Job de um simples causador de dano em um poderoso protetor.
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O Monk sempre foi definido por seu foco em combate desarmado, priorizando artes marciais e proeza física sobre armas ou armaduras. Embora um monge possa, às vezes, equipar garras, sua força principal vem de seus punhos. Independentemente das habilidades específicas, a identidade do Job como mestre do combate desarmado permaneceu sua característica definidora. Suas habilidades variaram em ênfase ao longo dos anos. Alguns jogos, como Final Fantasy V, permitem que eles restaurem sua própria saúde, geralmente por meio de uma habilidade chamada Chakra, destacando as artes marciais orientais do Job como inspiração. Isso evoluiu consideravelmente para Final Fantasy XIV, onde o Job Monk é o de um guerreiro ascético com Chakras transformados em ataques místicos devastadores.
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O Thief evoluiu de uma classe simples e rápida para uma mais tática. Em jogos antigos como o Final Fantasy original, o Thief era apenas um guerreiro de alta velocidade sem habilidades únicas além de ser muito bom em fugir. Foi somente com a introdução de mecânicas de Roubo em jogos posteriores que a classe encontrou seu verdadeiro propósito. Essa capacidade de roubar itens de inimigos, incluindo equipamentos raros e poderosos, tornou-se o principal atrativo do Thief. O foco mudou da pura velocidade para a aquisição estratégica de itens. Essa especialidade definiu a classe desde então, tornando-a crucial em jogos com sistemas de Jobs e transformando Zidane (Final Fantasy IX) em um personagem principal amado por sua utilidade.
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O Red Mage começou como o melhor generalista, um mago híbrido que pode usar magia negra e branca de baixo a médio nível, além de ser proficiente com uma espada. Sua evolução de um simples generalista para uma classe definida por suas mecânicas únicas é melhor demonstrada por sua habilidade definidora, Doublecast. Essa habilidade poderosa, que permite ao Red Mage lançar duas magias em um único turno, foi introduzida em Final Fantasy V e desde então se tornou a característica marcante da classe, tornando-se recentemente a pedra angular da classe em Final Fantasy XIV.











