Cofundador da Rockstar afirma que GTA 6 será “ótimo”

Cofundador da Rockstar afirma que GTA 6 será “ótimo”

Dan Houser, cofundador e principal roteirista por trás de sucessos estrondosos como as franquias Grand Theft Auto (GTA) e Red Dead Redemption na Rockstar Games, concedeu recentemente sua primeira entrevista filmada. Este evento, considerado histórico por fãs e pela indústria de videogames, ocorreu durante a LA Comic Con, diante de uma plateia presencial e de espectadores acompanhando a transmissão ao vivo em todo o mundo. A aparição de Houser ofereceu insights valiosos sobre seu passado na Rockstar e seus planos futuros em seu novo estúdio, a Absurd Ventures. (via: rockstarintel)

Ryan McCaffrey sat next to Dan Houser at a table.
Dan Houser on stage at LA Comic Con 2025

Conduzida por Ryan McCaffrey, editor executivo sênior da IGN, a entrevista foi intitulada “In Conversation with Dan Houser: Grand Theft Auto, Red Dead Redemption, and Now American Caper”. Durante aproximadamente 15 minutos, Houser abordou uma variedade de tópicos, desde seus trabalhos anteriores como roteirista de GTA e Red Dead Redemption até os próximos projetos de sua nova empresa. Embora curta, a duração da entrevista é notável, considerando a conhecida aversão dos irmãos Houser aos holofotes desde a fundação da Rockstar Games. Historicamente, eles se comunicam por meio de raras declarações, como a de Sam Houser ao anunciar o trailer de GTA 6, preferindo que os próprios jogos falem por si.

Contudo, a realidade de Dan Houser mudou após sua saída surpreendente da Rockstar em 2020. Atualmente, ele se mostra mais acessível ao público, dedicando-se a discutir seu novo estúdio e suas criações. Esta entrevista na LA Comic Con é apenas um prelúdio para um encontro mais aprofundado: Houser está programado para participar de uma entrevista de várias horas com Lex Fridman em breve, prometendo ainda mais detalhes sobre sua visão criativa.

Durante o bate-papo, Ryan McCaffrey questionou Houser sobre como seria sua experiência ao jogar GTA 6 sem ter pleno conhecimento de todos os detalhes do jogo. Em resposta, Houser declarou: “De certa forma [será estranho]. Acho que é um grande privilégio ter trabalhado em algo tão grandioso. Escrevi os últimos dez ou onze deles. Acho que o mundo já teve GTA suficiente de mim. Eles são sempre uma nova história. Não será uma história que eu escrevi ou um conjunto de personagens que eu desenvolvi, mas acho que será emocionante. O jogo será ótimo, tenho certeza.”

A conversa também retrocedeu aos primórdios da trajetória de Houser e da Rockstar. Ele relembrou os desafios enfrentados no desenvolvimento de GTA III, especialmente a transição para o ambiente 3D. Naquela época, enquanto a equipe via um potencial incrível na inovação, a percepção inicial do público e da imprensa era de certo desinteresse. “Achávamos que tínhamos algo emocionante [a mudança para o 3D em GTA III]. O resto do mundo não parecia concordar conosco. Pareciam completamente desinteressados por algo que acreditávamos ter o potencial de ser incrível. Parte da imprensa ainda não havia entendido, mas o público, sim”, detalhou Houser.

O sucesso de GTA III, no entanto, superou todas as expectativas. A demanda pelo jogo foi tão avassaladora que a Take-Two, editora responsável, enfrentou sérios problemas financeiros para conseguir imprimir discos com a velocidade necessária. Houser descreveu o cenário: “Não conseguíamos fabricar o jogo rápido o suficiente. As vendas simplesmente continuaram aumentando. Continuávamos pensando que parariam e nunca parou.” Apesar de sua carreira extraordinária, Houser mantém uma perspectiva modesta sobre sua vida pessoal, afirmando: “Levo uma vida bastante normal. Adoro criar coisas.”

A entrevista ofereceu um vislumbre exclusivo dos próximos projetos de Dan Houser na Absurd Ventures. Um deles é “American Caper”, uma nova propriedade intelectual que terá seu primeiro lançamento em novembro, na forma de uma história em quadrinhos. A obra é coescrita por Houser e Lazlow, conhecido por sua colaboração de longa data na Rockstar Games. McCaffrey revelou ao público que teve acesso à primeira edição do romance gráfico, descrevendo-o como uma narrativa que começa de forma “normal” mas rapidamente se torna “mais sombria do que qualquer coisa que Houser tenha feito na Rockstar”. O roteirista explicou que sua intenção era “contar uma história sobre um grupo de criminosos degenerados de uma perspectiva e parte do mundo completamente diferentes”, um cenário que, segundo ele, seria inviável para um jogo GTA.

No que diz respeito a jogos, Houser compartilhou algumas informações preliminares sobre os títulos em desenvolvimento na Absurd Ventures. “Absurdaverse” é concebido como uma comédia de mundo aberto em terceira pessoa, enquanto “A Better Paradise” será uma “tragédia ou bagunça distópica em terceira pessoa”. Houser enfatizou que ambos os projetos estão em estágios muito iniciais de produção. “É emocionante trabalhar em algo novo”, ele disse. “American Caper” representa uma propriedade intelectual distinta das outras duas obras mencionadas. No mês passado, a Absurd Ventures anunciou que assegurou uma editora para seu futuro jogo de mundo aberto, solidificando o planejamento para suas primeiras incursões no universo dos games.

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