Metroid Prime 4: Beyond chega após quase uma década de expectativa, marcando o mais recente lançamento da aclamada franquia Metroid da Nintendo. Disponível para Switch e Switch 2, o título oferece vastos níveis para explorar e inimigos alienígenas para enfrentar. Embora a experiência geral possa variar entre os fãs da série, o jogo apresenta elementos que podem ser otimizados para uma jornada mais eficiente e prazerosa. Para auxiliar os jogadores em sua aventura espacial, algumas dicas estratégicas se mostram cruciais desde o início da campanha. (via: kotaku)

Uma das primeiras recomendações ao explorar o deserto de Sol Valley é a coleta de cristais verdes. Esses cristais, que podem ser destruídos com a motocicleta da personagem Samus Aran, são um recurso essencial ao longo do jogo. O próprio título orienta os jogadores a realizarem essa coleta, e a insistência nessa prática é justificada. A ação de reunir os cristais não apenas fornece melhorias e upgrades ao serem levados de volta ao acampamento base, mas também evita a necessidade de um esforço extra posterior. Experiências de jogadores revelam que aqueles que negligenciam essa tarefa podem se ver obrigados a dedicar tempo significativo à procura de gemas adicionais para cumprir os requisitos da missão final.

Uma particularidade observada em Metroid Prime 4, e que também esteve presente em Metroid Prime Remastered, é a configuração inicial de dois botões de pulo distintos: um para Samus em sua forma humana e outro para quando ela está na forma Morph Ball. Embora essa configuração possa gerar confusão e uma interrupção no fluxo da jogabilidade, o jogo oferece a opção de unificar a função em um único botão através de seus menus de configuração. A sugestão é que os jogadores realizem essa alteração assim que o jogo permitir, proporcionando uma experiência de controle mais fluida e intuitiva, especialmente em momentos de ação rápida.
Metroid Prime 4 apresenta tanto cutscenes narrativas envolventes e de grande impacto visual quanto outras de transição, que podem se tornar repetitivas ao se deslocar entre diferentes áreas do mapa. Felizmente, essas cenas de transição podem ser ignoradas. É importante notar que o recurso de pular cenas só fica disponível após a conclusão do carregamento do jogo, e o título não indica explicitamente quando esse processo é finalizado. Em plataformas como o Switch 2, onde os tempos de carregamento são notavelmente rápidos, muitos jogadores desenvolveram o hábito de pressionar repetidamente o botão ‘A’ durante as transições, a fim de encerrar as cenas no exato momento em que o carregamento é concluído, otimizando o tempo de jogo.
Sendo um título da aclamada série Metroid Prime, a ação de escanear objetos, ambientes e inimigos é um pilar fundamental da jogabilidade. Para aqueles que são novos na franquia ou desejam maximizar sua experiência, a recomendação é escanear absolutamente tudo que for possível. Frequentemente, essas varreduras fornecem informações cruciais, como dicas sobre como abrir portas previamente bloqueadas, resolver quebra-cabeças ambientais complexos ou até mesmo detalhes sobre as fraquezas dos inimigos, permitindo que os jogadores elaborem estratégias de combate mais eficazes e progridam com maior fluidez.
O design de Metroid Prime 4 geralmente evita que seus quebra-cabeças sejam excessivamente complexos ou obtusos. No entanto, é natural que os jogadores encontrem momentos de incerteza sobre qual o próximo passo a ser tomado para avançar. Nesses casos, uma regra simples pode ser aplicada para superar o impasse: tentar todas as opções disponíveis, priorizando a habilidade mais recentemente adquirida. Mesmo que pareça improvável usar uma bomba, um míssil ou um tiro carregado em um determinado objeto ou fechadura, a experimentação pode rapidamente revelar a solução para o desafio.
Entre os múltiplos tipos de disparos elementais acessíveis em Prime 4, o tiro de gelo se destaca pela sua versatilidade e utilidade tática em diversas situações. Ele é capaz de congelar a maioria dos inimigos no lugar por alguns segundos, oferecendo uma vantagem tática valiosa em confrontos contra grupos de alienígenas mais desafiadores ou em emboscadas inesperadas. Além disso, o disparo de gelo é eficaz para derrubar inimigos voadores, o que pode ser crucial em certas áreas do jogo, e é particularmente eficiente contra adversários com temática de fogo, permitindo uma rápida e segura neutralização.
Durante a exploração dos diversos níveis e do deserto de Prime 4, é comum encontrar portas ou objetos que não podem ser acessados ou interagidos imediatamente, por exigirem uma habilidade específica ainda não adquirida pela personagem. Em vez de considerar esses encontros uma perda de tempo, o jogo oferece um sistema de marcação no mapa, utilizando diferentes ícones para identificar esses pontos de interesse. Este recurso é extremamente útil, permitindo aos jogadores registrar a localização desses elementos e retornar a eles horas depois, quando já possuírem a habilidade necessária, evitando a frustração de esquecer onde estavam esses pontos importantes para a progressão.



