Conteúdo cortado de Metroid Prime 4 revela companheiros mais falantes

Conteúdo cortado de Metroid Prime 4 revela companheiros mais falantes

Uma recente descoberta no universo de Metroid Prime 4: Beyond revelou a existência de mais de 30 minutos de diálogos adicionais gravados para os personagens companheiros do jogo, material que, surpreendentemente, não foi incluído na versão final. Essas linhas de voz, trazidas à tona por mineradores de dados, foram posteriormente carregadas no YouTube, permitindo que os fãs pudessem ouvir longos trechos de conversas cortadas entre os membros da Federação Galáctica que acompanham Samus Aran. A informação foi amplamente divulgada, com agradecimentos ao portal VGC pela descoberta inicial. (via: ign)

Os diálogos em questão seriam travados no Acampamento Base, um dos cenários do jogo, e envolveriam diversos personagens. Entre eles, destacam-se o mecânico Miles MacKenzie, que já havia gerado discussões entre os fãs, além de outras figuras como o robô VUE-995, o Soldado Armstrong, o Sargento Duke e o Cabo Tokabi. O teor dessas conversas é descrito como não essencial para a progressão da trama, mas fundamental para adicionar camadas de história de fundo e personalidade a cada um dos envolvidos.

A maior parte do material cortado possui um tom humorístico, o que contrasta com a atmosfera usualmente sóbria da série Metroid Prime. Um exemplo notável é a interação entre o corpulento VUE-995 e a Soldado Armstrong, que discutem tópicos cotidianos como exercícios físicos, a possibilidade de uma pintura personalizada no robô – descrita como um tipo de “tatuagem” –, e o amor de Armstrong por cães. Em um desses momentos, a soldado chega a mencionar seu próprio cachorro de estimação, que atende pelo nome de Bowser, uma referência que não passou despercebida pelos fãs da Nintendo.

Outros trechos revelam o Sargento Duke alertando VUE-995 sobre a necessidade de lubrificação, devido às queixas dos outros soldados sobre o rangido do robô. Há também discussões mais gerais entre o grupo, como um momento em que eles conversam sobre o consumo de carne seca. É importante notar que, como esperado pela natureza da protagonista da série, não há linhas de voz gravadas para Samus Aran nesses diálogos adicionais, uma vez que a caçadora de recompensas é tradicionalmente uma personagem silenciosa.

A existência desse conteúdo gravado, mas não utilizado, levanta diversas especulações sobre os planos da Nintendo. Permanece incerto se esses diálogos serão implementados em algum momento futuro, talvez por meio de uma atualização de jogo ou como parte de um modo New Game Plus, que permitiria aos jogadores revisitar a aventura com elementos extras. Por outro lado, a decisão de cortar essas conversas pode indicar que a Nintendo reconheceu que a presença de militares tão “tagarelas” e com um tom excessivamente alegre poderia destoar da essência de Metroid Prime. A franquia é célebre por sua atmosfera de isolamento, seu protagonista notoriamente silencioso e pela escassez de diálogos significativos.

Curiosamente, a Nintendo havia mantido em segredo a presença desses personagens falantes até um preview pré-lançamento, divulgado a apenas um mês da data de lançamento do jogo. A inclusão desses acompanhantes gerou, à época, um foco intenso de discussão entre os fãs e tornou-se parte do consenso crítico sobre o jogo após sua chegada ao mercado.

A análise do portal IGN, por exemplo, comentou sobre a visão ambiciosa do título. Segundo o veículo, “não é preciso ter poderes psíquicos para ver a visão ideal que Metroid Prime 4: Beyond almejava”. A análise prossegue, afirmando que o jogo tentou “misturar a excelente fórmula Prime com uma história focada em personagens e um grande mundo-hub para explorar”. Contudo, a avaliação pontua que o jogo “não atinge completamente esse objetivo ambicioso, com uma área de deserto aberta e desatualizada que na maioria das vezes parece um preenchimento, e um elenco de personagens que oferece tanto momentos memoráveis quanto conversas excessivas em alguns momentos”. Essa avaliação reforça a percepção de que a inserção de personagens mais loquazes foi um ponto de equilíbrio delicado para a experiência de Metroid Prime.

A descoberta desses diálogos adicionais, portanto, oferece uma nova camada de compreensão sobre o processo de desenvolvimento de Metroid Prime 4: Beyond e as escolhas narrativas feitas pela Nintendo, reacendendo o debate sobre a identidade da franquia e o papel de seus personagens de apoio.

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