A Remedy Entertainment, a aclamada desenvolvedora por trás de títulos como Alan Wake 2 e Max Payne, anunciou oficialmente seu próximo projeto: Control Resonant. Com lançamento previsto para 2026, o jogo promete levar a franquia Control em uma direção inteiramente nova, distanciando-se de elementos marcantes do jogo original para oferecer uma experiência renovada aos fãs e novos jogadores. (via: videogameschronicle)

O anúncio de um novo título da Remedy é sempre um dos momentos mais aguardados na indústria de jogos. Embora a desenvolvedora sempre tenha desfrutado de uma base de fãs leal, o sucesso estrondoso de Alan Wake 2, vencedor do prêmio de Jogo do Ano, catapultou o estúdio para o reconhecimento global, algo que não se via desde os tempos de Max Payne. É importante notar que, embora o título FBC: Firebreak, lançado posteriormente, tenha recebido críticas mistas e atraído um número menor de jogadores, isso não gerou grande preocupação entre os fãs sobre o futuro das principais franquias da Remedy.

Atualmente, a Remedy Entertainment está envolvida em múltiplos projetos. Além de Control Resonant, a empresa trabalha em um remake dos dois primeiros jogos Max Payne em parceria com a Rockstar – um projeto que tem estado “desaparecido”, presumivelmente enquanto a Rockstar foca em outras iniciativas. Há também um jogo misterioso em desenvolvimento, que se acredita ser uma criação da força criativa do estúdio, Sam Lake. No entanto, Control Resonant é o próximo lançamento confirmado do estúdio.

Apesar de ser parte do universo Control, o novo jogo não é uma sequência direta, não sendo Control 2. Conforme explicado à imprensa durante uma apresentação que antecedeu o anúncio, os jogadores não precisarão ter jogado o primeiro Control para desfrutar de Control Resonant. A trama se desenrola paralelamente aos eventos do título original e apresenta um protagonista completamente diferente. Jesse Faden, a diretora do FBC e estrela do primeiro Control, não estará na linha de frente; em seu lugar, os jogadores controlarão Dylan, o irmão de Jesse, que foi uma figura central no primeiro jogo.
A mudança de protagonista vem acompanhada de uma transformação no estilo de combate. A icônica Arma de Serviço de Jesse também está ausente. Control Resonant não será um jogo de tiro em terceira pessoa, mas sim um RPG de ação e aventura, conforme definido pela própria Remedy. Dylan explorará uma versão fantástica de Manhattan munido de uma arma corpo a corpo que muda de forma, conhecida como Aberrante, e o que parecem ser uma série de poderes paranormais. Enquanto o primeiro jogo focava na combinação das habilidades paranormais de Jesse com seu armamento de tiro em terceira pessoa, Control Resonant parece priorizar um combate corpo a corpo rápido e infundido com elementos sobrenaturais.
Embora o trailer tenha exibido algumas paisagens de Manhattan, o diretor Mikael Kasurinen esclareceu que este não será um jogo de mundo aberto. Contudo, Kasurinen enfatizou que Control Resonant levará o estúdio a um novo patamar no que tange a títulos de ação. “Estamos expandindo a escala além de tudo o que fizemos antes, elevando o combate, a exploração e a narrativa para uma experiência maior e mais memorável”, afirmou Kasurinen. “É ambicioso, um pouco selvagem, e mal podemos esperar para que os jogadores se percam nele.”
Na trama, Dylan é enviado por uma força misteriosa dentro do FBC para enfrentar uma crise sobrenatural que escapou da Casa Mais Antiga (The Oldest House) e está se espalhando pela cidade. Ele também está em busca de Jesse, cuja voz pode ser ouvida no trailer do jogo, sugerindo sua presença na narrativa.
O estilo visual inicial do jogo é imerso na estética característica da Remedy. Fãs da arquitetura imponente e sobrenatural do primeiro jogo ficarão impressionados ao ver a linguagem de design da Casa Mais Antiga traduzida para Manhattan. Essa abordagem oferece à equipe de desenvolvimento muito mais liberdade para ser criativa e ousada na maneira como moldam a cidade.
Mikael Kasurinen comentou sobre essa transição de cenário e expectativas: “Entendemos o desejo de fazer algo novo com uma sequência, mas a Casa Mais Antiga foi um local tão bem realizado e profundo para explorar no primeiro jogo, que esperamos que as seções de Manhattan encontradas em Control Resonant ofereçam a mesma exploração gratificante”. Ele acrescentou: “Havia também uma grande alegria em Control em encontrar notas aleatórias em escritórios e andar pelo que era um bloco de escritórios bastante comum, tingido com o sobrenatural. Esperamos que o segundo jogo mantenha essa justaposição.”
O sucesso de Control Resonant dependerá em grande parte da aceitação de Dylan como protagonista, da mesma forma que os jogadores se conectaram com Jesse no primeiro jogo. A Remedy possui um vasto histórico de criar experiências single-player memoráveis, envolventes e únicas, o que gera grande expectativa para mais detalhes sobre o jogo. É uma escolha audaciosa abrir mão de tantos elementos que os fãs amaram no primeiro jogo, mas se há um estúdio em que se pode confiar para tomar tal decisão, é a Remedy.
Control Resonant está programado para ser lançado em 2026 para PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC (via Steam e Epic Games Store) e Mac (via Steam e App Store).



