A reformulação de Metal Gear Solid 3: Snake Eater, agora intitulada Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, introduz mudanças sutis, porém perceptíveis, na jogabilidade. Em particular, o sistema de combate corpo a corpo (CQC) foi aprimorado, impactando diretamente algumas das lutas contra chefes. Esse impacto é mais evidente no confronto final com The Boss, mentora de Snake.
A luta contra The Boss, memorável por sua carga emocional, apresentava, na versão original, uma dificuldade variável dependendo da estratégia empregada. Evitar o CQC direto era uma tática viável, pois a personagem possuía contra-ataques eficazes. Entretanto, o engajamento em CQC exigia uma precisão quase milimétrica na leitura dos movimentos e das reações sonoras de Snake. Era preciso contra-atacar quase instantaneamente, baseado em um único grunhido emitido por Snake durante a luta.
Em Delta, todavia, o processo foi facilitado. A adição de um efeito de câmera lenta durante as sequências de CQC com The Boss facilita consideravelmente a execução das contra-ofensivas. Conforme observado por um usuário do subreddit de Metal Gear Solid, ClimateOutrageous444, este recurso torna a luta significativamente mais acessível. A sua publicação, com um vídeo da luta em Delta, gerou diversos comentários de jogadores concordando com a maior facilidade.
Embora a habilidade de contra-atacar continue exigindo certo nível de destreza, a melhora na resposta do jogo, atrelada à mudança no ritmo da ação, proporcionada pela câmera lenta, é inegável. É importante ressaltar que, segundo comentários na publicação original, outros confrontos com chefes também foram simplificados. Essa simplificação se dá, principalmente, devido aos controles atualizados e, portanto, mais responsivos. A luta contra The Boss, no entanto, serve como um exemplo particularmente claro dessa alteração.
Como um todo, as mudanças implementadas em Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, apesar de sutis, contribuem para uma experiência de jogo levemente alterada. A facilidade acrescida no CQC, notadamente na luta contra The Boss, é um exemplo notável dessa alteração. Por fim, é importante ponderar que a percepção de maior facilidade pode ser subjetiva, variando de acordo com a familiaridade prévia do jogador com a mecânica do jogo original.



