Criador de Dishonored expressa choque por fim da Arkane Austin

Criador de Dishonored expressa choque por fim da Arkane Austin

Mais de um ano se passou desde o fechamento da Arkane Austin, a renomada desenvolvedora de jogos como Prey e Redfall, sediada no Texas, uma decisão da Microsoft que visava priorizar títulos de “alto impacto”. A equipe era liderada por Harvey Smith, uma figura amplamente reconhecida por seu trabalho em jogos que definiram gêneros, como Deus Ex e Dishonored. Recentemente, Smith dedicou um tempo para refletir sobre o encerramento do estúdio durante o mais recente episódio do podcast My Perfect Console. (via: kotaku)

O episódio da entrevista, com duração de duas horas, percorre a trajetória de três décadas de Smith na indústria de jogos. Contudo, a conversa se inicia com ele e o apresentador Simon Parkin abordando um dos pontos mais baixos de sua carreira: o fechamento da Arkane Austin. Smith revelou ter recebido uma ligação na noite anterior ao fatídico dia de maio de 2024, que selaria o destino do estúdio, sendo informado sobre o evento iminente. Ele descreveu a noite como “estressante”, repleta de preocupação pelos desenvolvedores da Arkane que, sendo relativamente novos na indústria, haviam trabalhado em apenas um ou dois projetos antes de ingressar no estúdio para desenvolver Redfall. A medida o surpreendeu, pois, em sua avaliação, a Arkane havia realizado um “trabalho realmente bom”.

“Toda empresa toma as decisões que toma pelas razões que as justificam”, declarou Smith no podcast. “Frequentemente, não concordo com elas, mas o choque principal foi o fato de que este estúdio, em conjunto com o estúdio de Lyon, criou Dishonored e, em seguida, Prey. Depois, trabalhamos em Redfall durante a pandemia e tudo o mais. A indústria estava explorando jogos como serviço. É o que é. Esforços criativos são imprevisíveis.”

Smith assume a responsabilidade pelas armadilhas em que Redfall caiu, reconhecendo seu papel como diretor do estúdio. No entanto, ele também admite seu “privilégio” no panorama geral, pois desfrutou de uma longa carreira repleta de altos e baixos, ao contrário de alguns membros da equipe da Arkane Austin, que estavam apenas começando suas carreiras no desenvolvimento de jogos quando o fechamento ocorreu, ou haviam colaborado com a equipe em apenas um projeto. Ele prossegue, observando que currículos longos estão se tornando cada vez mais raros na indústria de jogos, e que sua própria experiência de uma carreira marcada por bons e maus momentos é algo muito mais difícil de se encontrar atualmente.

“Sou aquela pessoa rara que não tem queixas, mas isso é um pouco de viés de sobrevivência porque as coisas deram certo para mim”, ponderou Smith. “Mesmo quando não deram, consigo olhar para uma longa trajetória e pensar ‘Sim, houve um ponto baixo aqui, mas veja este ponto alto ali. Isso é incrível.’ Se você tem esse luxo de olhar para vários altos e baixos, isso contextualiza as coisas.”

Ele rememorou uma ocasião em que foi demitido de um emprego anterior, e o profissional de RH tentou tranquilizá-lo e aos outros trabalhadores afetados, dizendo que aquilo era apenas um obstáculo e que a pessoa comum teria vários empregos ao longo da vida – como se isso fosse um conforto. Contudo, como Smith ilustra, houve um tempo em que essa afirmação era verdadeira, quando uma demissão provavelmente não representava um desastre, pois era provável encontrar outro emprego em um tempo razoável. No cenário dos videogames, essa realidade nunca foi tão distante quanto é hoje. As demissões atingiram níveis recordes e estão afetando até mesmo as empresas mais lucrativas do setor. O fechamento de um estúdio como a Arkane Austin pode não afetar emocionalmente um veterano da mesma forma que afetará alguém que sentiu que finalmente havia “chegado lá” ao conseguir um emprego na empresa que criou Dishonored.

Apesar das expectativas, Redfall não alcançou o sucesso esperado como um título de serviço contínuo, o que, para muitos, representou um desfecho lamentável para um estúdio de tanto prestígio, que acabou sendo vítima da corrida por jogos como serviço e foi fechado após o resultado aquém do esperado.

Ofertas

1