A desenvolvedora Illfonic, conhecida por sua expertise na criação de títulos de terror multiplayer assimétricos, como Friday the 13th: The Game, Predator: Hunting Grounds e Killer Klowns from Outer Space: The Game, revelou recentemente quais franquias de horror estariam em seu radar para futuros projetos. A empresa, que se prepara para lançar seu mais novo jogo baseado na popular saga Halloween no próximo ano, demonstrou um notável interesse em expandir seu portfólio para abarcar o universo do mangá Chainsaw Man e a aclamada série de jogos Silent Hill. (via: thegamer)
A Illfonic consolidou sua reputação dentro do nicho de jogos de terror assimétricos, um gênero popularizado por títulos como Dead by Daylight, que coloca um grupo de sobreviventes contra um único e poderoso assassino. Com um histórico de adaptações bem-sucedidas de grandes propriedades intelectuais do cinema de horror, a desenvolvedora tem mostrado uma capacidade consistente de traduzir atmosferas e elementos icônicos para a linguagem dos videogames multiplayer. A expectativa em torno de Halloween, seu próximo lançamento, reforça a confiança do estúdio em sua abordagem para o gênero.
Em uma entrevista concedida ao site japonês GameSpark, durante a Tokyo Game Show do mês passado, Charles Brungard, CEO da Illfonic, e Jared Gerritsen, diretor criativo da empresa, compartilharam seus pensamentos sobre o futuro da desenvolvedora após a estreia de Halloween. As declarações ofereceram um vislumbre das ambições do estúdio e das direções que a equipe de desenvolvimento gostaria de explorar.
Gerritsen abordou a complexidade de definir os próximos passos, dada a pluralidade de conversas em andamento. “É honestamente difícil dizer porque estamos conversando com muitas pessoas diferentes agora”, afirmou o diretor criativo. Ele enfatizou a visão abrangente da Illfonic para o horror, que transcende mídias. “Uma coisa que posso dizer é que vemos o horror em uma variedade de formas, de filmes a quadrinhos, então nossa política é incorporar esses elementos para tornar a IP ainda melhor”, explicou. Ao expressar um desejo pessoal, Gerritsen não hesitou: “Se eu pudesse expressar meu desejo, porém, eu gostaria de fazer um jogo de Chainsaw Man.”
A franquia Chainsaw Man, originada de um mangá japonês de sucesso, cativou uma vasta audiência com sua premissa única e seu estilo visual marcante, que mistura elementos de ação, comédia sombria e horror visceral. A possibilidade de uma adaptação para o formato de jogo multiplayer assimétrico da Illfonic certamente instiga a curiosidade sobre como os poderes de Denji e os Demônios seriam traduzidos para essa dinâmica.
Na sequência das declarações de Gerritsen, o CEO Charles Brungard adicionou um nome igualmente surpreendente à lista de desejos da desenvolvedora. “Acho que seria divertido fazer de Silent Hill um jogo multiplayer”, disse Brungard, sugerindo uma direção inédita para uma das mais veneradas séries de survival horror da história dos videogames.
O interesse em Silent Hill surge em um momento de revitalização para a franquia. Nos últimos doze meses, a série testemunhou o lançamento do aguardado remake de Silent Hill 2 e o intrigante Silent Hill f, ambos recebendo aclamação considerável da crítica. O remake de Silent Hill 2 ostenta uma média de 87 pontos no OpenCritic, enquanto Silent Hill f alcançou a marca de 86 pontos em um agregador de críticas. Esse ressurgimento crítico e comercial naturalmente despertou o interesse de estúdios especializados em horror, como a Illfonic, que veem uma oportunidade de capitalizar sobre o renovado entusiasmo dos fãs pela série.
Embora a perspectiva de um jogo multiplayer assimétrico de Silent Hill seja intrigante e inovadora para a franquia, persistem questionamentos sobre como a essência atmosférica e psicológica que define a série seria capturada nesse formato. Silent Hill é conhecido por sua narrativa densa, seu terror psicológico e sua profunda imersão single-player, características que desafiariam uma adaptação direta para o multiplayer competitivo. Ainda não está claro se a Konami, detentora dos direitos de Silent Hill, é uma das “muitas pessoas diferentes” com quem a Illfonic está em contato, o que tornaria essas conversas meramente especulativas.
De qualquer forma, as declarações dos diretores da Illfonic evidenciam a ambição do estúdio em explorar novas fronteiras dentro do gênero de horror, buscando expandir sua expertise para além de franquias tradicionais do cinema, abraçando também o universo dos mangás e propondo reinvenções para clássicos dos videogames.




