Criadores do Fortnite agora vendem itens no jogo.

Criadores do Fortnite agora vendem itens no jogo.

A desenvolvedora Epic Games anunciou uma nova política que permitirá aos criadores de conteúdo de Fortnite vender itens dentro de suas próprias ilhas a partir de dezembro de 2025. Inicialmente, por um ano, os desenvolvedores receberão 100% do valor em V-Bucks das vendas, em contraste com a taxa usual de 50%. Esta medida chega em um momento de grande popularidade do Modo Criativo de Fortnite, onde conteúdos gerados por fãs têm se destacado. Um exemplo disso é a versão Fortnite do jogo “Steal A Brainrot”, um meme popularizado no Roblox, que recentemente registrou mais jogadores simultâneos do que os mapas oficiais da Epic. (via: eurogamer)

O Modo Criativo, lançado em 2018, permite que jogadores criem seus próprios mapas e modos de jogo. A Epic já havia demonstrado investimento neste setor, distribuindo US$ 325 milhões em pagamentos a criadores no ano passado, com sete deles recebendo mais de US$ 10 milhões. Desde o lançamento do Modo Criativo, os jogadores já acumularam mais de 11,2 bilhões de horas jogando em 260.000 ilhas criadas por usuários, resultando em US$ 722 milhões pagos aos criadores. Com a possibilidade de venda direta de itens, a expectativa é de um aumento significativo na receita dos criadores.

A Epic utiliza uma fórmula para calcular o valor em dólares dos V-Bucks a cada mês, levando em conta os gastos em dinheiro real com V-Bucks, descontando taxas de plataformas e lojas, e dividindo pelo total de V-Bucks gastos. Com a divisão tradicional de 50% do valor em V-Bucks, os criadores recebiam 37% da receita bruta das vendas, um valor superior aos 25% oferecidos pela plataforma Roblox. Além da nova política de vendas diretas, a Epic também anunciou a adição de uma “Linha Patrocinada” na aba “Descobrir” do Fortnite, onde os criadores poderão pagar para aumentar a visibilidade de suas criações através de um sistema de leilão por posicionamento. Complementarmente, foi anunciado o lançamento das “Comunidades de Criadores Fortnite”, uma plataforma para que os criadores compartilhem atualizações com os jogadores na web e dentro do próprio jogo, permitindo a publicação de textos e imagens e facilitando o feedback, semelhante ao sistema encontrado na plataforma Steam.

Apesar do sucesso estrondoso das ilhas criadas pelos usuários, há questionamentos sobre a receptividade dos jogadores às mudanças. O caso de “Steal A Brainrot”, que atingiu 24 milhões de jogadores em um único dia nas versões Roblox e Fortnite (sendo 23,4 milhões no Roblox e 542.000 no Fortnite), ilustra a popularidade dos jogos criados por usuários, superando significativamente os modos Battle Royale oficiais, que registram cerca de 100.000 jogadores em seu pico nos finais de semana. Algumas opiniões em fóruns online expressam preocupação com o foco da Epic em conteúdos gerados por usuários, em detrimento dos modos de jogo tradicionais. Um usuário do Reddit, por exemplo, escreveu que a empresa está “promovendo mapas criativos de baixa qualidade, copiados e colados, mais do que suas próprias temporadas de Battle Royale”. Outro usuário destacou que a grande quantidade de mapas casuais e a alta quantidade de XP oferecida nesses mapas acabam por desviar a atenção dos mapas que exigem maior esforço de criação. A percepção geral é que essas mudanças estão afastando Fortnite de suas raízes como um jogo Battle Royale, transformando-o em uma plataforma que busca competir com o metaverso do Roblox.

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