Crystal Dynamics explica por que refaz Tomb Raider novamente

Crystal Dynamics explica por que refaz Tomb Raider novamente

Lara Croft está de volta aos holofotes com anúncios significativos para a franquia Tomb Raider. Durante o evento The Game Awards, a Crystal Dynamics revelou dois novos jogos e a atriz que emprestará sua voz à icônica arqueóloga. O primeiro título, Tomb Raider: Legacy of Atlantis, é descrito como uma “reimaginação” do jogo original, prometendo visuais redesenhados e uma jogabilidade modernizada, com lançamento previsto para 2026. O segundo, Tomb Raider: Catalyst, será uma aventura inédita ambientada no norte da Índia, com previsão de chegada em 2027. (via: videogameschronicle)

‘We want to honor the legacy of the original’: Crystal Dynamics explains why it’s remaking Tomb Raider again

A voz de Lara Croft, anteriormente interpretada por Camilla Luddington, será agora de Alix Wilton Regan. A atriz britânica, que estava cotada para o papel de Joanna Dark no reboot de Perfect Dark – projeto que acabou sendo cancelado –, assume a responsabilidade de dar vida à heroína.

Após os anúncios, a Crystal Dynamics, por meio de seus representantes Scott Amos, chefe de estúdio, e Will Kerslake, diretor de jogo, participou de uma sessão de perguntas e respostas com o portal VGC para detalhar os próximos passos da franquia, abordando a nova encarnação de Lara e o desafio de refazer um clássico.

Scott Amos destacou que Tomb Raider: Legacy of Atlantis é uma “carta de amor de fãs, por todos nós, para os fãs”. Ele explicou que a oportunidade surgiu com a proximidade do 30º aniversário da série, e a equipe quis celebrar a data de forma especial, ao mesmo tempo em que homenageava o DNA e a intenção original do estúdio Core Design no título que lançou a franquia. Segundo Amos, o jogo é o ponto de partida para tudo o que a série representa trinta anos depois.

A decisão de construir o jogo do zero na Unreal Engine 5 justifica a designação de “reimaginação”. A equipe pegou todos os elementos cruciais do primeiro jogo e questionou como adaptá-los para a perspectiva de um jogador moderno. O objetivo é transformar áreas que eram imagens de fundo no jogo original em ambientes tridimensionais completamente realizados. Amos citou a necessidade de atualizar câmera e controles, além de reimaginar momentos icônicos, como o combate contra um T. Rex, para criar uma nova memória para quem nunca experimentou o original ou oferecer uma nova perspectiva para fãs de longa data.

Will Kerslake confirmou que a Lara Croft de Legacy of Atlantis é a mesma personagem que aparecerá em Catalyst. Ele esclareceu que, embora sejam duas aventuras distintas, elas representam a mesma heroína em períodos diferentes de sua vida. Legacy of Atlantis reimaginará suas primeiras experiências, enquanto Tomb Raider: Catalyst mostrará uma Lara Croft mais experiente, “no auge de sua forma”.

A escolha de Alix Wilton Regan para o papel de Lara Croft foi amplamente elogiada pelos diretores. Scott Amos descreveu a atriz como “tremenda” desde o primeiro encontro e os testes de elenco. Ele ressaltou que Alix já era fã da personagem e possui o humor, o charme e o carisma essenciais para Lara, além da confiança e profundidade emocional necessárias para as narrativas complexas que a equipe pretende contar. Ambos os diretores expressaram grande satisfação com a recepção dos fãs durante a revelação ao vivo e com a dedicação da atriz ao projeto. Kerslake complementou, afirmando que Alix compreendeu desde o início a intenção de trazer toda a confiança da personagem, ao mesmo tempo em que aprofunda sua dimensão emocional para uma narrativa moderna, demonstrando entusiasmo constante.

Ao diferenciar “remake” de “reimaginação”, Kerslake explicou que o objetivo é honrar o legado do jogo original, modernizando-o com uma experiência de jogabilidade e fidelidade gráfica que apenas a Unreal Engine 5 pode oferecer. Ele destacou o avanço tecnológico de 30 anos desde 1996 e afirmou que a meta é fazer com que o jogo “pareça” como os jogadores o sentiram na primeira vez, mas “jogue” como um título moderno. Kerslake mencionou a capacidade da tecnologia atual para intensificar a experiência em locais memoráveis, como a ponte que levava ao covil dos lobos ou o confronto com o T. Rex, buscando recriar essas memórias tanto para novos jogadores quanto para os veteranos.

Questionados sobre a conexão com a futura série de TV da Amazon, Scott Amos afirmou que a Crystal Dynamics está focada em falar sobre os dois jogos anunciados. Ele, no entanto, mencionou que os parceiros da Amazon têm sido “tremendos” desde o início, compreendendo a visão de uma franquia multiplataforma que abrange tanto a série live-action quanto os jogos em desenvolvimento. Embora não houvesse detalhes a serem compartilhados sobre a série de TV no momento, Amos indicou que é uma “grande oportunidade” para a franquia ter tantos projetos em andamento, beneficiando os fãs.

Sobre a notória dificuldade do jogo original, repleto de armadilhas mortais e momentos de tentativa e erro, Will Kerslake explicou que a reimaginação envolve adaptar o jogo aos gostos dos jogadores modernos. Ele garantiu, contudo, que elementos centrais da experiência Tomb Raider, como quebra-cabeças, combate, travessia e ação desafiadora, permanecerão. O diretor citou o trailer de Legacy of Atlantis, que já mostrava “grandes bolas rolando” e outros elementos esperados pelos fãs da série.

Por fim, Scott Amos abordou a participação da equipe original na reimaginação de Legacy of Atlantis. Ele revelou que a Crystal Dynamics conta com membros que fazem parte da equipe de Tomb Raider há muito tempo, alguns com trinta anos de casa, tendo trabalhado em diversos títulos da franquia. O estúdio tem uma “mistura interessante” de desenvolvedores experientes e novos talentos, incluindo a Flying Wild Hog, que nunca havia trabalhado em um jogo Tomb Raider. Essa combinação, segundo Amos, agrega experiência e história com novas perspectivas e atitudes, impulsionando a próxima geração de Tomb Raider.

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