O cofundador da Rockstar Games e roteirista de quase todos os jogos da franquia Grand Theft Auto lançados até hoje, Dan Houser, confirmou recentemente sua ausência no desenvolvimento de GTA 6. Apesar de não ter envolvimento direto com o novo título, Houser expressou confiança de que a história do jogo será “ótima”, mesmo não sendo uma narrativa ou conjunto de personagens criados por ele. (via: ign)
Em uma entrevista exclusiva concedida ao IGN em 27 de setembro, durante a LA Comic Con, Houser refletiu sobre sua carreira e a magnitude de seu trabalho. “Acho que é um grande privilégio ter trabalhado em algo tão grande”, afirmou. “Escrevi os últimos 10 ou 11 [jogos da série], então acho que o mundo provavelmente já teve GTA suficiente de mim.” Ele reforçou sua perspectiva positiva sobre o futuro lançamento: “Não será uma história que escrevi ou um conjunto de personagens que desenvolvi. Acho que será emocionante. O jogo será ótimo, tenho certeza.”
Dan Houser deixou a Rockstar Games em 2020, logo após o sucesso estrondoso de Red Dead Redemption 2. Foi por volta dessa época que o desenvolvimento de GTA 6 começou “a sério”. Inicialmente, o jogo tinha lançamento previsto para 2025, mas sofreu um significativo atraso, passando do outono de 2025 para 26 de maio de 2026. Em um comunicado divulgado na época, a Rockstar pediu desculpas pelo adiamento, declarando: “Lamentamos muito que isso seja mais tarde do que vocês esperavam.”
Na mesma entrevista, Houser compartilhou suas experiências sobre outros projetos de sua autoria, revelando Red Dead Redemption 2 como um de seus favoritos. Ele descreveu o jogo como “a melhor coisa em que trabalhei”, elogiando-o como “a melhor realização individual de consistência temática na narrativa de mundo aberto e na compreensão de como os jogos são montados para levar o jogador a uma jornada emocional”.
Entre seus títulos preferidos, Houser também mencionou GTA 4, explicando que a equipe “tentou evoluir fundamentalmente a forma como a narrativa era feita” nesse jogo. Ele destacou ainda a seção intermediária de GTA 5 como “incrível”, especialmente a maneira como os três personagens funcionavam em conjunto. “Acho que não foi impecável, mas foi tão fluido, aquela seção do meio. Achei aquilo realmente incrível”, comentou. O final de Red Dead Redemption 1 também foi lembrado como um de seus momentos favoritos na indústria.
Questionado sobre a ausência de uma sequência para o aclamado jogo Bully, Houser explicou que a questão se deveu a “problemas de largura de banda” ou limitações de capacidade da equipe. “Sabe, se você tem uma pequena equipe criativa principal e uma pequena equipe de liderança sênior, simplesmente não consegue fazer todos os projetos que deseja”, admitiu ele.
Atualmente, Dan Houser está à frente da Absurd Ventures, a empresa que fundou após sua saída da Rockstar. Seu novo projeto é uma série de quadrinhos de ficção criminal chamada “American Caper”, com lançamento agendado para 12 de novembro de 2025. O primeiro arco da série será composto por 12 edições. Embora ainda não haja informações sobre quais jogos a equipe da Absurd Ventures está desenvolvendo, sabe-se que em setembro passado, um grupo de aproximadamente 20 desenvolvedores, incluindo o ex-CEO da Ascendant Studios, juntou-se a Houser para formar um novo estúdio em San Rafael, Califórnia, denominado Absurd Marin.
Enquanto a comunidade de jogadores aguarda ansiosamente pelo lançamento de GTA 6, o lançamento do segundo trailer e o volume de informações divulgadas pela Rockstar têm alimentado todo tipo de especulação sobre o que esperar do que promete ser o maior videogame de todos os tempos. A expectativa é alta, com detalhes já descobertos, uma coleção de 70 novas capturas de tela e análises de especialistas sobre como GTA 6 poderá se comportar no PlayStation 5 Pro. Curiosamente, uma das pessoas menos afetadas pelo burburinho em torno de GTA 6 é o ator Steven Ogg, que interpretou Trevor em Grand Theft Auto 5. Ogg declarou recentemente que não sente “absolutamente nada” em relação a GTA 6, mesmo com a Rockstar sugerindo que será o maior título da história dos videogames.



