O aguardado lançamento de Battlefield 6 está a poucos dias, mas a expectativa tem sido acompanhada de um intenso debate entre os fãs: qual sistema de classes de armas é superior, “Armas Abertas” ou “Armas Fechadas”? O novo título da aclamada série de tiro militar em larga escala, desenvolvido pela EA e pela equipe da Battlefield Studios, chegará nesta sexta-feira, 10 de outubro, para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X e S. (via: ign)
Battlefield 6, Open vs Closed pic.twitter.com/hffyEz2npw
— IT’S REAL. (@TheAgentOfDoom) August 14, 2025
Além de uma nova campanha, arsenal, equipamentos e mapas, os desenvolvedores prometeram um “retorno à boa forma” para a franquia, buscando reverter a percepção negativa deixada por Battlefield 2042. Os jogadores que participaram das fases beta e do programa Battlefield Labs demonstraram grande entusiasmo com as promessas do novo game, mas a discussão sobre as classes de armas tem dominado as conversas a dois dias do lançamento oficial.
A polarização intensificou-se em agosto, durante os testes beta de Battlefield 6, quando os jogadores tiveram a oportunidade de experimentar as mecânicas do jogo. Historicamente, muitos títulos da série Battlefield empregam o sistema de “Armas Fechadas”, uma decisão de design que restringe cada classe a um conjunto específico de armamentos. Contudo, para a surpresa de muitos, o novo Battlefield prioriza e adiciona uma opção de “Armas Abertas”, que remove amplamente as restrições de armas entre as classes.
Este modelo de “Armas Abertas” assemelha-se ao sistema utilizado em Battlefield 2042. No entanto, o descontentamento dos jogadores não está diretamente ligado à associação com o título anterior. Os defensores do sistema de “Armas Fechadas” argumentam que essas restrições não apenas incentivam os jogadores a pensar estrategicamente, mas também a depender do trabalho em equipe, um elemento fundamental para muitos fãs de longa data da série. Eles também apontam que o modelo fechado poderia evitar que certas estratégias “meta” levassem a um número desequilibrado de jogadores usando uma única arma considerada muito poderosa.
Do outro lado, os entusiastas das “Armas Abertas” acreditam que o sistema oferece maior liberdade para jogadores de todos os níveis de habilidade montarem um equipamento que se adapte melhor aos seus estilos de jogo, ao mesmo tempo em que recompensa aqueles que optam por configurações específicas. Embora talvez menos vocais, há muitos jogadores que veem as “Armas Abertas” como o caminho a seguir, e a própria BF Studios parece concordar.
O debate persistiu até o início desta semana, quando a BF Studios divulgou um detalhamento pré-lançamento de seus planos para o dia de estreia de Battlefield 6, incluindo uma prévia do patch de lançamento com base no feedback pós-beta. A comunicação veio acompanhada da confirmação de que dados internos indicaram que “a vasta maioria dos jogadores” preferiu o sistema de Armas Abertas após experimentar ambas as opções em diferentes playlists.
“Isso reforça nossa crença de que as Armas Abertas são o caminho certo para Battlefield 6”, afirmou a mensagem da BF Studios. “Ao mesmo tempo, reconhecemos que alguns jogadores preferem a experiência de Armas Fechadas. Para apoiá-los, playlists oficiais de Armas Fechadas estarão disponíveis no lançamento.”
Apesar da veemência dos fãs do método de Armas Fechadas, a BF Studios sustenta que os jogadores gravitam majoritariamente em torno do sistema aberto, mesmo que Battlefield 6 continue a oferecer suporte a ambas as opções. Enquanto isso, muitos utilizaram esta última atualização como combustível para intensificar seus esforços em busca de uma maior priorização do sistema fechado no novo jogo.
Os críticos do sistema aberto baseiam seus argumentos na ideia de que os jogadores do beta teriam preferido as Armas Abertas simplesmente porque as opções relevantes para essa modalidade aparecem primeiro na tela do menu multijogador de Battlefield 6. Assim, a teoria sugere que um jogador comum, alheio à discussão, ao iniciar o jogo, precisaria “cavar” para encontrar uma opção de Armas Fechadas, resultando em dados distorcidos.
Essa crítica tem sido amplamente discutida, e a EA e a BF Studios já agiram para desmenti-la. David Sirland, produtor-líder de Battlefield na DICE, utilizou a plataforma X (antigo Twitter) para explicar como a equipe chegou à sua conclusão. Ele abordou o argumento de que as opções de playlist fechada estariam escondidas dos jogadores, lembrando aos fãs insatisfeitos que os ícones de playlists e modos frequentemente mudavam de posição, e que seus dados levavam isso em consideração.
“Sim, eles se moveram bastante, como vocês devem ter notado”, disse Sirland em resposta a um fã que pedia esclarecimentos. “Fizemos isso com todos os ícones, [Conquista] vs [Assalto] etc. Para ver o quanto o posicionamento do ícone impactava as taxas de escolha e como um único modo diferia de uma playlist com múltiplos modos, etc.”
A explicação de Sirland, contudo, não acalmou totalmente o burburinho. Uma parcela significativa da comunidade de Battlefield 6 ainda exige mais respostas, enquanto outra expressa seu apoio às playlists abertas com mais convicção do que nunca. Uma terceira parte dos jogadores, por sua vez, anseia simplesmente pelo fim da discussão.
À medida que a BF Studios e a EA se aproximam do lançamento de Battlefield 6, fãs insatisfeitos continuam a expressar suas queixas em seções de comentários em diversas redes sociais, pedindo aos desenvolvedores que deem mais destaque às playlists de Armas Fechadas. Reclamações e memes satirizando a situação inundaram o Reddit, em particular, com muitas respostas de usuários caracterizando os debatedores como uma “minoria barulhenta”. “Eu ficaria surpreso se o debate entre armas abertas e fechadas representasse mais de 10% dos jogadores”, comentou um usuário em uma postagem popular, recebendo como resposta: “Eu acho que 10% é ser muito generoso, haha.”
Em entrevista no mês passado, Matthew Nickerson, designer sênior de combate de consoles na Ripple Effect (um dos estúdios envolvidos), comentou sobre a questão. Na época, ele afirmou que a equipe não desejava “tomar uma decisão ou realmente engessar” a forma como os jogadores experimentam Battlefield 6. “Acredito que é um processo contínuo, e que evoluirá constantemente, mas, novamente, do ponto de vista do design, não queremos tomar uma decisão pela base de jogadores no final do dia”, acrescentou Nickerson. “Queremos dar suporte a ambos no futuro, e, novamente, um mantra chave para Battlefield 6 é: ‘Jogue Battlefield como quiser’, então estamos garantindo o suporte tanto a sistemas abertos quanto fechados. Apenas não queremos tomar a decisão pelo jogador.”
Até o momento, não está claro se a EA e a BF Studios planejam abordar o debate Armas Abertas vs. Armas Fechadas de forma mais aprofundada antes do lançamento de Battlefield 6. Com o recente reconhecimento reafirmando seu compromisso com o sistema aberto, ao mesmo tempo em que garante a disponibilidade das opções fechadas, parece improvável que a BF Studios mude de curso em breve.



