No universo de Hades 2, a jornada da protagonista Melinoe rumo a Chronos é pavimentada por uma série de encontros com chefes e mini-chefes, que variam de desafios relativamente simples a confrontos que exigem abordagens estratégicas. Um destes embates mais notórios e difíceis envolve o mini-chefe conhecido como O Fantasma, cuja complexidade se eleva a cada golpe desferido contra Melinoe. (via: thegamer)
O Fantasma se destaca por possuir uma habilidade vampírica peculiar: a cada ataque bem-sucedido contra a protagonista, ele não apenas causa dano, mas também restaura parte de sua própria vitalidade. Essa mecânica intrínseca transforma cada erro em um revés significativo, tornando o conhecimento detalhado dos padrões de ataque do inimigo e a habilidade de contra-atacá-los ferramentas essenciais para a vitória. Recomendações estratégicas para este confronto foram refinadas, especialmente após o lançamento da versão 1.0 do jogo.
Ao adentrar a arena de combate, Melinoe se depara com O Fantasma acompanhado por mais de dez inimigos menores, os Blight Shades. É crucial notar que esses lacaios não reaparecem uma vez eliminados. A primeira e mais fundamental etapa para superar O Fantasma consiste em limpar o ambiente, eliminando todos os Blight Shades. Essa tática simplifica consideravelmente a batalha, permitindo que Melinoe se concentre exclusivamente no mini-chefe e facilitando a esquiva de seus ataques.
O Fantasma executa uma gama variada de investidas, todas com um propósito ofensivo e, muitas vezes, regenerativo:
Primeiramente, há o Golpe de Garra, onde O Fantasma carrega um primeiro ataque de garra e, em seguida, lança um segundo golpe consecutivo. Outra investida perigosa é a Drenagem de Vida, na qual ele se prepara por um curto período antes de liberar um ataque de puxão de longo alcance. Durante essa ação, ele suga a vida de Melinoe, aplica o efeito de status “Atordoado” e, em contrapartida, recupera uma parcela de sua própria saúde.
O Gancho representa um ataque carregado que, ao acertar, também regenera a vida do chefe. Se Melinoe persistir dentro do alcance, O Fantasma desfere um ataque de arranhão de seguimento. Ele também utiliza a Teletransporte, mudando ocasionalmente de localização na arena. Esse movimento ocorre principalmente quando Melinoe se afasta demais do chefe ou quando ele se encontra muito próximo dela. Por fim, as Garras Carregadas são desferidas quando O Fantasma ergue ambos os braços e carrega por um breve instante, lançando um ataque de garra rápido diretamente à sua frente.
Para triunfar sobre O Fantasma, a estratégia passa por manter uma distância média a longa e, acima de tudo, evitar ser atingido. Cada golpe que Melinoe sofre não só causa dano, mas também anula parte do progresso feito ao curar o chefe. Felizmente, a maioria dos ataques do Fantasma não são instantâneos; eles são precedidos por uma animação de carregamento perceptível, oferecendo uma janela para esquiva.
Em relação ao armamento, a familiaridade é um fator chave. Embora algumas armas possam, em tese, tornar o combate mais fácil, tentar forçar o uso de uma arma com a qual Melinoe não tem experiência pode complicar a luta. O ideal é empregar a arma com a qual o jogador se sente mais confortável, pois a proficiência é mais do que suficiente para derrotar este chefe.
Quanto às bençãos, ou “Boons”, as melhores opções incluem as de Afrodite e Deméter. As bençãos de Afrodite são recomendadas porque reduzem o montante de dano que O Fantasma pode causar. Consequentemente, isso também diminui a quantidade de vida que ele consegue recuperar em cada ataque. Já as bençãos de Deméter são eficazes para infligir o efeito “Congelar”, que desacelera ainda mais este inimigo já relativamente lento, tornando a esquiva de seus ataques uma tarefa muito mais gerenciável.
Ao evitar os ataques do Fantasma e manter uma distância estratégica após desferir alguns golpes, os jogadores podem esperar derrotar este mini-chefe em questão de poucos minutos, transformando um dos encontros mais desafiadores em uma vitória tática.






