A confrontação com Auguste, o Príncipe dos Ladrões, figura como um dos desafios mais intrincados e surpreendentes no terceiro capítulo da seção “Mestre da Fama” do jogo Octopath Traveler 0. Ambientada em Theatropolis, a jornada para desmascarar o mestre dramaturgo e ladrão exige dos jogadores uma preparação minuciosa e a aplicação estratégica de todo o conhecimento adquirido ao longo da aventura. Schwartz e o protagonista têm a oportunidade de finalmente se vingar de Auguste, que estreia mais uma peça em Theatropolis, atraindo uma multidão de fãs e, consequentemente, revelando sua localização. (via: thegamer)
Para alcançar Auguste, os aventureiros devem se dirigir ao Anfiteatro de Theatropolis, percorrendo os corredores dos bastidores já familiares, seguindo os marcadores de missão que indicam o caminho. Durante esta travessia, diversas cenas cinematográficas se desenrolam, aprofundando a narrativa. Após as sequências, é preciso avançar para a área dos bastidores do Anfiteatro, onde novos inimigos aguardam antes do confronto derradeiro. Entre os oponentes de elite, destaca-se o Teatrista Ameaçador (Rufião) nos bastidores do Anfiteatro e o Teatrista Ameaçador (Guarda) na área subterrânea do Anfiteatro.
Ao longo desses ambientes, os jogadores encontrarão diversas criaturas, cada uma com suas vulnerabilidades específicas. Elementais de Fogo, com 1.600 pontos de vida, são suscetíveis a ataques de machado, tomos, gelo e escuridão. Teatristas (Professores), que possuem 457 pontos de vida, cedem a espadas, adagas, cajados, tomos, vento e luz. Já os Teatristas (Palestrantes), com 467 pontos de vida, são fracos contra espadas, adagas e arcos. Guardiões da Chama, com 518 pontos de vida, podem ser derrotados com espadas, machados, tomos, gelo e escuridão, enquanto os Curadores da Chama, com 532 pontos de vida, respondem a espadas, adagas, arcos, tomos, gelo e escuridão. É crucial atravessar ambas as seções, os bastidores e a área subterrânea, até finalmente alcançar o palco principal, onde a peça de Auguste está sendo encenada.
A primeira fase do embate principal coloca os jogadores contra Auguste, o Dramaturgo, que apresenta 13 pontos de escudo e 20.125 pontos de vida. Suas fraquezas iniciais incluem espada, arma de haste, machado, gelo e escuridão. Seu conjunto de movimentos é perigoso: “Sentença Fatal” impõe uma contagem regressiva a um membro da equipe, culminando em sua derrota. “Paixão” atinge um único alvo com grande quantidade de dano. “Fúria Ampla” é um ataque de área massivo contra a linha de frente, causando dano significativo. Ele pode também usar “Defesas Aumentadas” para elevar suas resistências a todos os tipos de dano. Por fim, “Agora Para o Grande Final” é um golpe devastador de área, desferido após um turno de preparação.
Especialistas indicam que, embora o dramaturgo não tenha uma vasta gama de ataques, todos eles causam um dano considerável, superando 800 pontos de vida em um único turno e reduzindo a saúde dos personagens pela metade. A presença de Schwartz é um alívio, pois ele aplica continuamente efeitos de redução de ataque e precisão em Auguste. Para um dano adicional, o uso de “Toque Venenoso” de Macy pode ajudar a corroer a saúde do chefe. Quando seus pontos de vida estão baixos, Auguste conjura “Defesas Aumentadas”, tornando crucial focar em quebrar sua guarda o mais rápido possível para desferir dano real. A “Sentença Fatal” é removida assim que a guarda de Auguste é quebrada, tornando a gestão dos Pontos de Impulso (BP) fundamental para este desafio. É aconselhável manter os curadores na linha de trás e aproveitar qualquer habilidade de cura do protagonista. A classe Apotecário é uma excelente escolha, oferecendo a capacidade de quebrar escudos com machados, além de “Curar Todos” para regeneração da linha de frente e “Vivificar” para reviver personagens afetados pela “Sentença Fatal”. Caso Auguste prepare seu golpe final e não seja possível quebrar sua guarda, a melhor estratégia é defender e torcer para que os debuffs de ataque surtam efeito, pois o ataque pode facilmente aniquilar uma linha de frente despreparada. É importante notar que não haverá cura ou recuperação entre as fases do confronto, exigindo que a equipe esteja preparada ao final da primeira etapa.
Superada essa fase inicial, uma cena cinematográfica revela a verdadeira forma de Auguste: o Príncipe dos Ladrões. Esta segunda etapa é ainda mais complexa, pois novos elementos entram em campo, incluindo a invocação do Rancor Ruinoso. Auguste, o Príncipe dos Ladrões, possui mais de 15 pontos de escudo e 21.090 pontos de vida. Inicialmente, suas fraquezas são espada, arma de haste, machado, gelo e escuridão, mas essas vulnerabilidades mudam para espada, arco, tomo, fogo e relâmpago após a “Postura de Mudança de Fraqueza”. Seu novo arsenal inclui “Bafo Nocivo”, que causa dano de área e tem chance de envenenar, e “Fúria Desacorrentada”, que atinge três membros aleatórios da linha de frente. Ele mantém “Fúria Ampla” e pode usar um ataque simples. A habilidade “Silêncio Octeto” causa dano de área e tem chance de silenciar os atingidos. Seu golpe mais perigoso é “Fúria do Príncipe dos Ladrões”, um ataque devastador de área contra a linha de frente, executado após um turno de preparação.
O Rancor Ruinoso, por sua vez, tem 1.560 pontos de vida e é vulnerável a espada, machado, cajado, gelo e escuridão, e seu ataque principal é também a “Sentença Fatal”. O guia sugere equipar acessórios ou Habilidades Supremas que previnam efeitos de status e levar itens suficientes para curar o veneno. “Crepúsculo”, se ensinado a Alexia, é extremamente útil, pois atinge as fraquezas tanto de Auguste quanto do Rancor Ruinoso com dano de escuridão em área, sendo ainda mais eficaz quando potencializado. A “Sentença Fatal” do Rancor é mais fácil de lidar, dado o menor número de escudos da criatura.
A habilidade “Postura de Mudança de Fraqueza” altera os pontos fracos de Auguste e aumenta seus escudos, exigindo que os jogadores se adaptem rapidamente, trocando personagens e armas. Usuários de arco como Phenn e Delitia, e espadachins como Viator, podem ser movidos para a linha de frente para explorar as novas vulnerabilidades. É o momento de usar Pontos de Impulso e Pontos de Habilidade (SP) conservados. O Rancor Ruinoso pode ser ignorado na maioria das vezes, a menos que sua “Sentença Fatal” se torne uma ameaça iminente.
Quando a saúde de Auguste está baixa, ele usa “Silêncio Octeto”. É crucial manter pelo menos um curador de “Primeiros Socorros” e Alexia na linha de trás. Se personagens silenciados tiverem BP, eles podem ser impulsionados para quebrar a guarda de Auguste antes de serem enviados para a linha de trás. “Fúria do Príncipe dos Ladrões” é seu ataque mais poderoso e pode ser fatal. É recomendado guardar o “Favor de Aelfric” para uma recuperação rápida após esse ataque. A estratégia final consiste em gerenciar as trocas de linha, manter a equipe curada, ignorar o Rancor quando possível e focar o dano em Auguste, o Príncipe dos Ladrões, até sua derrota.
Ao completar este desafiador capítulo, os jogadores serão recompensados com uma cena final e o item “Habilidade Suprema: Lâmina da Vingança”. Esta habilidade suprema causa dano de adaga a um inimigo e reduz um ponto de escudo, mesmo que não atinja um de seus pontos fracos, provando ser um valioso acréscimo ao arsenal do jogador.











