O vasto e multifacetado universo de Minecraft oferece aos jogadores uma gama de experiências, desde a exploração de minas e o embate contra o lendário Dragão do Fim até uma vida rural pacata com criação de animais e cultivo. Em qualquer jornada, a interação com as criaturas do jogo é uma constante. Este artigo detalha a fauna de Minecraft, distinguindo animais que podem ser criados ou domesticados daqueles que representam perigo no Overworld e em outras dimensões, excluindo criaturas adicionadas por modificações. (via: thegamer)
Minecraft abriga dezenas de seres, que variam de companheiros úteis a predadores. Muitos fornecem recursos essenciais, como leite, carne, couro ou pontos de experiência. Para facilitar a compreensão de suas funções e perigos, os animais foram categorizados: os que podem ser reproduzidos para recursos, os que podem ser domados como montarias ou pets, e os que é prudente evitar para sobreviver.
Animais para Reprodução e Recursos
A reprodução animal é crucial para a obtenção contínua de recursos e expansão de rebanhos. Tatús, das savanas e Badlands, são reproduzidos com Olhos de Aranha, fornecendo Escama de Tatu ao serem escovados. Axolotes, de Cavernas Exuberantes, utilizam Baldes de Peixe Tropical para se reproduzir, concedendo experiência. Abelhas, encontradas em Ninhos de Abelhas em Planícies, Pradarias, Florestas de Flores, Pântanos de Mangue, Florestas e Bosques de Cerejeira, reproduzem-se com Flores e liberam Favo de Mel.
Camelos, dos desertos, reproduzem-se com Cactos, oferecendo experiência. Gatos, de vilas e cabanas de pântano, usam Peixe e deixam cair Linha. Galinhas, comuns no Overworld, reproduzem-se com Sementes, fornecendo Frango Cru e Ovos. Vacas e Ovelhas, em blocos de grama do Overworld, e Burros e Cavalos, em Planícies, Savanas e Vilas, todos se reproduzem com Trigo. Vacas entregam Carne Crua; Ovelhas, Lã e Carne de Carneiro; Burros e Cavalos fornecem Couro. A cruza de Cavalo e Burro gera uma Mula, que não pode ser reproduzida.
Raposas, de biomas de Bosque e Taiga, se reproduzem com Bagas Doces ou Incandescentes, concedendo experiência e itens que carregam (exceto Totem da Imortalidade). Sapos, de pântanos, utilizam Bola de Slime para reprodução e dão experiência. Cabras, de Picos Congelados, Picos Dentados e Encostas Nevadas, usam Trigo e fornecem Chifres de Cabra. No Nether, Hoglins se reproduzem com Fungo Carmesim, concedendo Costeleta de Porco Crua e Couro.
Lhamas, de biomas ventosos e savanas, reproduzem-se com Trigo, liberando Couro. Coguvacas, exclusivas dos Campos de Cogumelos, se reproduzem com Cogumelos, oferecendo Leite e Cogumelos. Ocelotes, de selvas e pradarias, usam Salmão ou Bacalhau e dão experiência. Pandas, de selvas, utilizam Bambu (próximo a um bloco) para se reproduzir e entregam Bambu. Porcos, do Overworld, reproduzem-se com Cenouras e Batatas, fornecendo Carne de Porco Crua.
Coelhos, da maioria dos biomas do Overworld (exceto planícies), reproduzem-se com Cenouras, liberando Pele de Coelho. Sniffers, de Ruínas Oceânicas Quentes, usam Sementes de Tochaflor e concedem experiência. Striders, do Nether, se reproduzem com Fungo Distorcido, fornecendo Linha e Selas (se equipados). Tartarugas, de praias, usam Algas Marinhas para reprodução. Lobos, de Bosque, Taiga e Florestas, se reproduzem com Carne, concedendo experiência.
Animais Domesticáveis
Cavalos, Burros, Mulas, Camelos e Striders podem ser montados com Selas. Cavalos e Burros são de Planícies, Savanas e Vilas; Camelos, de Desertos; Striders, do Nether. Mulas resultam da cruza entre Cavalos e Burros. Ocelotes (Selvas e Pradarias) são domados com Salmão ou Bacalhau. Papagaios, das Selvas, com Sementes. Lobos (Bosques, Taigas e Florestas) com Ossos. Gatos (Vilas e Cabanas de Pântano) com Peixe. Raposas podem ter filhotes domesticados se criadas com Bagas Doces ou Incandescentes. Porcos podem ser cavalgados usando Cenouras e Batatas para direcionamento, mas não são companheiros permanentes.
Animais Passivos
Esta categoria abrange criaturas que geralmente não atacam. Allays são encontrados em gaiolas de Postos de Saqueadores e Mansões da Floresta. Morcegos residem em cavernas. Bacalhau, Golfinhos, Peixes Tropicais, Salmões, Lulas e Lulas Brilhantes habitam as águas do Overworld. Girinos são encontrados em pântanos. Vacas, Porcos e Ovelhas são comuns no Overworld. Coguvacas são exclusivas dos Campos de Cogumelos. Cavalos, Mulas e Burros estão em Planícies, Savanas e Vilas. Lhamas vivem em biomas ventosos e savanas. Ocelotes e Papagaios são avistados em Selvas e Pradarias. Coelhos habitam a maioria dos biomas (exceto planícies). Sniffers são de Ruínas Oceânicas Quentes.
Abelhas tornam-se hostis se seu ninho ou elas forem atacadas. Pandas, em Selvas, podem demonstrar hostilidade dependendo do temperamento. Ursos Polares são pacíficos quando sozinhos em biomas de neve, mas agressivos ao protegerem filhotes. Baiacus, de oceanos, são passivos, mas infligem veneno se o jogador se aproximar. Pepinos do Mar e Esponjas, fauna inspirada em animais reais, são elementos ambientais, não “mobs”.
Animais Hostis
Por fim, há os animais que representam perigo. A Abelha, se provocada, torna-se hostil. O lendário Dragão do Fim reside no Fim. Cabras, de Picos Congelados e Nevados, podem arremeter contra o jogador, mas não são agressivas. Hoglins, do Nether, são naturalmente hostis, exceto perto de Fungos Distorcidos. Pandas em Selvas podem se tornar agressivos sob condições específicas. Ursos Polares em biomas de neve atacam ferozmente se estiverem com filhotes. Aranhas, de cavernas e árvores à noite, são hostis no escuro, mas neutras de dia. Lobos, de Bosque, Taiga e Floresta, atacarão se provocados.














































